Mancebos e moçoilas,
Finalizaremos a série #PassandoDeFase no CACD falando sobre a prova discursiva de Língua Portuguesa na Segunda Fase do concurso, que acontecerá daqui a três dias! Esse é um exame que não costuma sofrer alterações significativas de uma edição para outra. Nos últimos dez anos, o modelo e o conteúdo das questões se mantiveram exatamente os mesmos, com apenas algumas pequenas mudanças em sua formatação, como o tamanho dos exercícios e a extensão da redação por exemplo. No edital 2017, essa regra se manteve e nenhuma novidade se apresentou para essa disciplina.
A recorrência do mesmo modelo de prova por vários anos é um fator que pode ajudar (e muito!) os candidatos no planejamento da preparação e na definição do plano de estudos. Oras, com um formato de exame padronizado fica muito mais fácil prever o que pode aparecer na avaliação vindoura e realizar os necessários treinamentos e revisões do conteúdo requerido pela banca examinadora.
A seguir, confiram as principais informações sobre a estrutura e o conteúdo da prova escrita de Língua Portuguesa.
Data e horário da prova:
- 30 de setembro (sábado)
- Início: 14h00
- Término: 19h00
Composição da prova:
- uma redação sobre tema geral, com extensão de 600 a 650 palavras – valor: 60 pontos
- dois exercícios de interpretação, de análise ou de comentário de textos, com extensão de 120 a 150 palavras – valor: 20 pontos (cada)
- pontuação total: 100 pontos
Conteúdo programático requerido:
ITENS |
SUBITENS |
|
1 Língua portuguesa: modalidade culta usada contemporaneamente no Brasil | 1.1 Sistema gráfico: ortografia, acentuação e pontuação; legibilidade. | —– |
1.2 Morfossintaxe. | —– | |
1.3 Semântica. | —– | |
1.4 Vocabulário. | —– | |
2 Leitura e produção de textos | 2.1 Compreensão, interpretação e análise crítica de textos escritos em língua portuguesa. | —– |
2.2 Conhecimentos de linguística, literatura e estilística: funções da linguagem; níveis de linguagem; variação linguística; gêneros e estilos textuais; textos literários e não literários; denotação e conotação; figuras de linguagem; estrutura textual. | —– | |
2.3 Redação de textos dissertativos dotados de fundamentação conceitual e factual, consistência argumentativa, progressão temática e referencial, coerência, objetividade, precisão, clareza, concisão, coesão textual e correção gramatical. | 2.3.1 Defeitos de conteúdo: descontextualização, generalização, simplismo, obviedade, paráfrase, cópia, tautologia, contradição. | |
2.3.2 Vícios de linguagem e estilo: ruptura de registro linguístico, coloquialismo, barbarismo, anacronismo, rebuscamento, redundância e linguagem estereotipada. |
Mais do que em qualquer outra disciplina, a prática continuada de redações e questões discursivas de interpretação de texto é um elemento imprescindível para os estudos neste momento. Portanto, caríssimos, a realização das provas anteriores e a leitura das melhores respostas compiladas nos Guias de Estudos do Instituto Rio Branco são atividades praticamente obrigatórias para aqueles que desejam ficar 100% afinados com as exigências da Segunda Fase.
A cereja para esse bolo de aprendizado, fica por conta do prezado mestre Fernando Entratice, especializado em Língua Portuguesa para o CACD. No vídeo abaixo, o professor traz orientações e dicas excepcionais para desmistificar o exame de Redação em Português e, assim, ajudá-los a cumprir com louvor mais essa tarefa desafiadora da caminhada rumo ao Itamaraty! 🙂
Participação especial neste post:
Fernando Entratice – Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP). Leciona a disciplina de Técnicas de Redação em Português, com ampla experiência na análise de correções da banca Cespe/UnB, nos cursos preparatórios de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional / Clio.
VEJA A SÉRIE COMPLETA:
#PassandoDeFase no CACD – História do Brasil
#PassandoDeFase no CACD – Direito Internacional Público
#PassandoDeFase no CACD – Direito Interno
#PassandoDeFase no CACD – Língua Espanhola e Língua Francesa
#PassandoDeFase no CACD – Língua Inglesa
#PassandoDeFase no CACD – Política Internacional
#PassandoDeFase no CACD – Noções de Economia
#PassandoDeFase no CACD – Geografia
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