#PassandoDeFase no CACD – Língua Portuguesa

#PassandoDeFase no CACD – Língua Portuguesa

Mancebos e moçoilas,

Finalizaremos a série #PassandoDeFase no CACD falando sobre a prova discursiva de Língua Portuguesa na Segunda Fase do concurso, que acontecerá daqui a três dias! Esse é um exame que não costuma sofrer alterações significativas de uma edição para outra. Nos últimos dez anos, o modelo e o conteúdo das questões se mantiveram exatamente os mesmos, com apenas algumas pequenas mudanças em sua formatação, como o tamanho dos exercícios e a extensão da redação por exemplo. No edital 2017, essa regra se manteve e nenhuma novidade se apresentou para essa disciplina.

A recorrência do mesmo modelo de prova por vários anos é um fator que pode ajudar (e muito!) os candidatos no planejamento da preparação e na definição do plano de estudos. Oras, com um formato de exame padronizado fica muito mais fácil prever o que pode aparecer na avaliação vindoura e realizar os necessários treinamentos e revisões do conteúdo requerido pela banca examinadora.

A seguir, confiram as principais informações sobre a estrutura e o conteúdo da prova escrita de Língua Portuguesa.

 

Data e horário da prova:

  • 30 de setembro (sábado)
  • Início: 14h00
  • Término: 19h00

 

Composição da prova:

  • uma redação sobre tema geral, com extensão de 600 a 650 palavras – valor: 60 pontos
  • dois exercícios de interpretação, de análise ou de comentário de textos, com extensão de 120 a 150 palavras – valor: 20 pontos (cada)
  • pontuação total: 100 pontos

 

Conteúdo programático requerido:

ITENS

SUBITENS

1 Língua portuguesa: modalidade culta usada contemporaneamente no Brasil 1.1 Sistema gráfico: ortografia, acentuação e pontuação; legibilidade.  —–
1.2 Morfossintaxe.  —–
1.3 Semântica.  —–
1.4 Vocabulário.  —–
2 Leitura e produção de textos 2.1 Compreensão, interpretação e análise crítica de textos escritos em língua portuguesa.  —–
2.2 Conhecimentos de linguística, literatura e estilística: funções da linguagem; níveis de linguagem; variação linguística; gêneros e estilos textuais; textos literários e não literários; denotação e conotação; figuras de linguagem; estrutura textual.  —–
2.3 Redação de textos dissertativos dotados de fundamentação conceitual e factual, consistência argumentativa, progressão temática e referencial, coerência, objetividade, precisão, clareza, concisão, coesão textual e correção gramatical. 2.3.1 Defeitos de conteúdo: descontextualização, generalização, simplismo, obviedade, paráfrase, cópia, tautologia, contradição.
2.3.2 Vícios de linguagem e estilo: ruptura de registro linguístico, coloquialismo, barbarismo, anacronismo, rebuscamento, redundância e linguagem estereotipada.

criterios-avaliacao-portugues-jpg

Baixe aqui as tabelas em PDF

 

Mais do que em qualquer outra disciplina, a prática continuada de redações e questões discursivas de interpretação de texto é um elemento imprescindível para os estudos neste momento. Portanto, caríssimos, a realização das provas anteriores e a leitura das melhores respostas compiladas nos Guias de Estudos do Instituto Rio Branco são atividades praticamente obrigatórias para aqueles que desejam ficar 100% afinados com as exigências da Segunda Fase.

A cereja para esse bolo de aprendizado, fica por conta do prezado mestre Fernando Entratice, especializado em Língua Portuguesa para o CACD. No vídeo abaixo, o professor traz orientações e dicas excepcionais para desmistificar o exame de Redação em Português e, assim, ajudá-los a cumprir com louvor mais essa tarefa desafiadora da caminhada rumo ao Itamaraty! 🙂

 

Participação especial neste post:

avatar_entraticeFernando Entratice – Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP). Leciona a disciplina de Técnicas de Redação em Português, com ampla experiência na análise de correções da banca Cespe/UnB, nos cursos preparatórios de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional / Clio.

 

 

 

VEJA A SÉRIE COMPLETA:

#PassandoDeFase no CACD – História do Brasil

#PassandoDeFase no CACD – Direito Internacional Público

#PassandoDeFase no CACD – Direito Interno

#PassandoDeFase no CACD – Língua Espanhola e Língua Francesa

#PassandoDeFase no CACD – Língua Inglesa

#PassandoDeFase no CACD – Política Internacional

#PassandoDeFase no CACD – Noções de Economia

#PassandoDeFase no CACD – Geografia

.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?