Press "Enter" to skip to content

#PassandoDeFase no CACD – Língua Inglesa

0

Caríssimos CACDistas,

A Língua Inglesa também está entre as disciplinas que contaram com inovações na etapa discursiva do CACD 2017. Todavia, diferentemente das outras matérias que sofreram alterações de formato e conteúdo das questões – Língua Espanhola e Língua Francesa –, a novidade de Inglês foi apenas em relação à “localização” da prova no concurso: neste ano, o idioma anglo-saxão integrará a Segunda Fase, junto à Língua Portuguesa, em vez de compor a Terceira Fase como nos anos anteriores. Com efeito, os critérios de avaliação do exame de Redação Inglês foram divulgados pela primeira vez no Edital, tornando mais transparente esse aspecto do processo seletivo para os candidatos.

Vejam, abaixo, as informações completas sobre a prova.

 

Data e horário da prova:

  • 01 de outubro (domingo)
  • Início: 14h00
  • Término: 19h00

 

Composição da prova:

  • uma redação sobre tema geral, com extensão de 400 a 450 palavras – valor: 50 pontos
  • uma tradução de um texto do inglês para o português – valor: 20 pontos
  • uma versão de um texto do português para o inglês – valor: 15 pontos
  • um resumo, em inglês, a partir de um texto escrito em Língua Inglesa – valor: 15 pontos
  • pontuação máxima: 100 pontos

 

Conteúdo programático requerido e critérios de avaliação:

QUESTÕES ITENS REQUERIDOS
1 Redação em língua inglesa Expressão em nível avançado
Domínio da gramática
Qualidade e propriedade no emprego da linguagem
Organização e desenvolvimento de ideias
2 Tradução do Inglês para o Português Fidelidade ao texto-fonte
Respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte
Correção morfossintática e lexical
3 Versão do Português para o Inglês Fidelidade ao texto-fonte
Respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte
Correção morfossintática e lexical
4 Resumo Capacidade de síntese e de reelaboração em Inglês correto

criterios-avaliacao-ingles-jpg

Baixe aqui as tabelas em PDF

Como já observamos nos posts anteriores, um elemento fundamental para se obter mais facilidade e qualidade nas provas escritas é a prática constante de exercícios. Para as disciplinas da Segunda Fase do CACD essa regra se torna ainda mais importante, meus caros! A prova escrita de Língua Inglesa, em particular, possui aspectos bastante específicos em relação à abordagem do conteúdo, sendo esse o fator que mais a diferencia dos exames de outros concursos. Portanto, procurem estabelecer um plano de estudos que tenha como base a realização de questões no formato do exame, e não se esqueçam de que as provas anteriores e os Guias de Estudos oficiais e extraoficiais do Instituto Rio Branco (IRBr) são ferramentas valiosas neste sentido.

Para deixá-los ainda mais inteirados a respeito da prova de Redação Inglês, no vídeo a seguir, o estimado mestre Rodrigo Armstrong faz um panorama supimpa sobre o perfil das questões discursivas, os temas que costumaram aparecer nas edições anteriores do concurso e os tipos de assuntos que podem ser abordados pela banca neste ano. Confiram as explicações do professor e anotem todas as dicas! 😉

 

Participação especial neste post:

avatar_armstrong-pqn

 

Rodrigo Armstrong – Graduado em Relações Internacionais pela Tufts University (Estados Unidos) e Mestre em Economia Política Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de Língua Inglesa na área de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional – Clio.

 

 

VEJA TAMBÉM:

#PassandoDeFase no CACD – História do Brasil

#PassandoDeFase no CACD – Direito Internacional Público

#PassandoDeFase no CACD – Língua Espanhola e Língua Francesa

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *