#PassandoDeFase no CACD – Língua Espanhola e Língua Francesa

#PassandoDeFase no CACD – Língua Espanhola e Língua Francesa

Estimadas e estimados aspirantes à Carreira de Diplomata,

Uma das maiores novidades do CACD 2017 foi o retorno da prova de Língua Espanhola e Língua Francesa para o formato discursivo. Observando as últimas edições do concurso, podemos verificar que essas disciplinas são abordadas somente na etapa final da seleção e, juntas, compõem um exame único com valor total de cem pontos, no qual cada matéria abarca metade dessa pontuação. Neste ano, essa configuração será mantida, todavia, as questões vão seguir um modelo bem diferente daqueles praticados anteriormente e possuirão um nível de dificuldade consideravelmente superior.

Confiram as informações gerais sobre a avaliação:

Data e horário da prova:

  • 08 de outubro (domingo)
  • Início: 15h00
  • Término: 19h00

Composição da prova:

  • 2 questões de Língua Espanhola (um resumo e uma versão) – 25 pontos cada uma
  • 2 questões de Língua Francesa (um resumo e uma versão) – 25 pontos cada uma
  • Pontuação máxima: 100 pontos

Conteúdo programático requerido:

QUESTÕES ITENS DE AVALIAÇÃO
1. Elaboração de resumo, em espanhol, a partir de texto escrito em língua espanhola Capacidade de síntese e de reelaboração em um registro culto.
2. Elaboração de resumo, em francês, a partir de texto escrito em língua francesa
3. Versão de um texto do português para o espanhol Fidelidade ao texto-fonte, respeito à qualidade e ao registro do texto-fonte e a correção morfossintática e lexical.
4. Versão de um texto do português para o francês

Baixe aqui a tabela em PDF

Devido à inovação no modelo das questões, essas duas disciplinas não possuem um material de apoio aos estudos tão vasto (provas anteriores e Guias de Estudos, por exemplo) como as demais matérias da Terceira Fase. Os conteúdos mais próximos disso são os exercícios de versão (português para o francês) requeridos no extinto Exame Vestibular ao Curso de Preparação à Carreira de Diplomata, que constam nos Anuários do IRBr de 1980 a 1990, conforme vimos anteriormente na série De Olho na Banca.

Nesta etapa do processo seletivo, é imprescindível uma preparação baseada na prática de exercícios regulares, pupilos! O mais recomendável neste momento é executar um treinamento apropriado e eficaz, no qual vocês possam praticar e se familiarizar cada vez mais com a forma como conteúdo de Espanhol e de Francês será cobrado na prova. Neste sentido, é bastante válido procurar ajuda especializada, especialmente se o candidato não possui domínio dessas línguas estrangeiras.

A seguir, os professores Juan Martín e Frédéric Estève, mestres da Língua Espanhola e da Língua Francesa respectivamente, trazem para vocês explicações detalhadas sobre as questões discursivas de cada disciplina, e também dão dicas de estudos supimpas para uma preparação à altura do desafio da Terceira Fase do CACD. Assistam aos vídeos e façam proveito das orientações, meus caros! 😉

 

 

Participações especiais neste post:

avatar_fred

 

Frédéric Estève – Titular do Master Executivo do Institut d’Administration des Entreprises d’Aix-en-Provence e professor de Língua Francesa nos cursos preparatórios de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional / Clio.

avatar_juan

 

Juan Manuel Martín – Bacharel em Direito pela Universidad Nacional de Córdoba (UNC) e professor de Língua Espanhola nos cursos preparatórios de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional / Clio.

 

 

VEJA TAMBÉM:

passandofase_hb-jpeg

 

 

#PassandoDeFase no CACD – História do Brasil

 

 

passandofase_dip

 

 

#PassandoDeFase no CACD – Direito Internacional Público

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?