Estimados pupilos e pupilas,
A Primeira Fase do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) 2017 passou e, agora, a missão é olhar para frente! Afinal de contas, falta apenas pouco mais de um mês para a realização das temidas provas discursivas da segunda e da terceira etapa do processo seletivo.
Mas será que há, realmente, motivos para tanto temor, meus caros? É verdade que as questões discursivas são mais exigentes e trabalhosas, todavia, posso garantir que elas não são nenhum bicho de sete cabeças! Como já vimos na série “De Olho na Banca”, um dos segredos para desmistificar as provas do CACD é conhecer bem as características comuns e recorrentes da banca examinadora e, assim, ficar cada vez mais afinado com as demandas que estão por vir. Quais temas costumam ser cobrados com frequência? E os assuntos que raramente aparecem? O que não pode ser feito de jeito nenhum nas respostas? Qual é o melhor método de estudos para os exames discursivos? Essas são algumas das perguntas que vocês precisam ter em mente para estruturar uma preparação adequada para a Segunda e a Terceira Fase do concurso.
Assim como num jogo de videogame onde os jogadores adaptam suas estratégias conforme conquistam o level up, os candidatos de um processo seletivo precisam saber reajustar seus planos de estudos de acordo com as necessidades de cada estágio do certame. Por isso, a partir de hoje, teremos aqui no blog uma série de posts especiais, que poderão ajudá-los nessa tarefa um tanto quanto minuciosa. Para tanto, contaremos com explicações e muitas dicas dos mestres mais especializados e experientes no CACD!
Vamos começar por História do Brasil, disciplina que compõe a Terceira Fase e, junto com Política Internacional, possui a prova mais extensa dessa etapa.
Data e horário da prova:
- 06 de outubro (sexta-feira)
- Início: 15h00
- Término: 19h00
Composição da prova:
- 2 questões de 90 linhas para resposta e valor de 30 pontos (cada uma)
- 2 questões de 60 linhas para resposta e valor de 20 pontos (cada uma)
- Pontuação máxima: 100 pontos
Conteúdo programático requerido:
ITENS | SUBITENS |
1 O período colonial | 1.1 A configuração territorial da América Portuguesa. |
1.2 O Tratado de Madri e Alexandre de Gusmão. | |
2 O processo de independência | 2.1 Movimentos emancipacionistas. |
2.2 A situação política e econômica europeia. | |
2.3 O Brasil sede do Estado monárquico português. | |
2.4 A influência das ideias liberais e sua recepção no Brasil. | |
2.5 A política externa. | |
2.6 O Constitucionalismo português e a independência do Brasil. | |
3 O Primeiro Reinado (1822- 1831) | 3.1 A Constituição de 1824. |
3.2 Quadro político interno. | |
3.3 Política exterior do Primeiro Reinado. | |
4 A Regência (1831-1840) | 4.1 Centralização versus descentralização: reformas institucionais. |
4.2 O Ato Adicional de 1834 e revoltas provinciais. | |
4.3 A dimensão externa. | |
5 O Segundo Reinado (1840-1889) | 5.1 O Estado centralizado; mudanças institucionais; os partidos políticos e o sistema eleitoral; a questão da unidade territorial. |
5.2 Política externa: as relações com a Europa e os Estados Unidos da América; questões com a Inglaterra; a Guerra do Paraguai. | |
5.3 A questão da escravidão. | |
5.4 Crise do Estado Monárquico. | |
5.5 As questões religiosa, militar e abolicionista. | |
5.6 Sociedade e cultura: população, estrutura social, vida acadêmica, científica e literária. | |
5.7 Economia: a agroexportação; a expansão econômica e o trabalho assalariado; as políticas econômico-financeiras; a política alfandegária e suas consequências. | |
6 A Primeira República (1889-1930) | 6.1 A proclamação da República e os governos militares. |
6.2 A Constituição de 1891. | |
6.3 O regime oligárquico: a “política dos estados”; coronelismo; sistema eleitoral; sistema partidário; a hegemonia de São Paulo e Minas Gerais. | |
6.4 A economia agroexportadora. | |
6.5 A crise dos anos 20 do século XX: tenentismo e revoltas. | |
6.6 A Revolução de 1930. | |
6.7 A política externa: a obra de Rio Branco; o pan-americanismo; a II Conferência de Paz da Haia (1907); o Brasil e a Grande Guerra de 1914; o Brasil na Liga das Nações. | |
6.8 Sociedade e cultura: o Modernismo. | |
7 A Era Vargas (1930-1945) | 7.1 O processo político e o quadro econômico financeiro. |
7.2 A Constituição de 1934. | |
7.3 A Constituição de 1937: o Estado Novo. | |
7.4 O contexto internacional dos anos 1930 e 1940; o Brasil e a Segunda Guerra Mundial. | |
7.5 Industrialização e legislação trabalhista. | |
7.6 Sociedade e cultura. | |
8 A República Liberal (1945-1964) | 8.1 A nova ordem política: os partidos políticos e eleições; a Constituição de 1946. |
8.2 Industrialização e urbanização. | |
8.3 Política externa: relações com os EUA; a Guerra Fria; a “Operação Pan-Americana”; a “política externa independente”; o Brasil na ONU; o Brasil no Rio da Prata; o Brasil e a expulsão de Cuba na OEA. | |
8.4 Sociedade e cultura. | |
9 O Regime Militar 26/30 (1964-1985) | 9.1 A Constituição de 1967 e as modificações de 1969. |
9.2 O processo de transição política. | |
9.3 A economia. | |
9.4 Política externa: relações com os EUA; o “pragmatismo responsável”; relações com a América Latina, relações com a África; o Brasil na ONU. | |
9.5 Sociedade e cultura | |
10 O processo democrático a partir de 1985 | 10.1 A Constituição de 1988. |
10.2 Partidos políticos e eleições. | |
10.3 Transformações econômicas. | |
10.4 Impactos da globalização. | |
10.5 Mudanças sociais. | |
10.6 Manifestações culturais. | |
10.7 Evolução da política externa. | |
10.8 MERCOSUL. | |
10.9 O Brasil na ONU. |
Como dá para perceber, caríssimos, o conteúdo cobrado pela prova é bastante extenso e isso requer que os candidatos planejem e executem uma rotina de estudos eficiente e objetiva. Além disso, um dos elementos que não podem faltar nesse momento da preparação é a prática contínua de exercícios, pois, somente assim, será possível identificar os pontos que carecem de atenção e melhorias de desempenho. Assim, as provas anteriores e os Guias de Estudos (com as melhores e piores respostas avaliadas pela banca) se tornam peças-chave a partir de agora. Vocês podem conferir mais informações e baixar todos esses materiais nesse post que publicamos há alguns dias. 😉
Agora, diante de tantos assuntos a serem estudados, como saber quais deles merecem mais atenção, definir as prioridades e identificar os pontos de atenção no decorrer da preparação? Nosso queridíssimo mestre de História do Brasil João Daniel veio fornecer algumas dicas e orientações especializadas nesse sentido. No vídeo a seguir, vocês podem conferir explicações do professor sobre as características da prova nos últimos anos, aspectos atuais e temas que, em sua análise, possuem grandes chances de serem cobrados neste ano. Assistam e aproveitem todas as instruções, queridos CACDistas!
Participação especial neste post: