O Mundo em 3 Minutos: Venezuela: panorama atual da crise

O Mundo em 3 Minutos: Venezuela: panorama atual da crise

Estimados estudiosos e estudiosas,

Como sabemos, o cenário político, econômico e social da nossa vizinha Venezuela passa por um momento bastante complicado. A grande crise que envolve esses três setores perdura há alguns anos e pode-se dizer que foi iniciada entre 2012 e 2013, após a morte do então presidente e líder da Revolução Bolivariana Hugo Chávez, quando Nicolás Maduro assumiu a presidência. Nesse mesmo período, a economia do país entrava numa situação difícil, com um significativo aumento da inflação e escassez de produtos básicos no mercado interno.

Como resultado, a partir de 2014, houve uma forte reação da população – tanto de opositores como de apoiadores do governo – por meio de protestos nas ruas, iniciando uma convulsão social no país. Desde então, a crise se acirrou no âmbito político e as manifestações chegaram ao ápice em 2017, com fortes enfrentamentos entre as forças de segurança, os opositores e os simpatizantes do governo, e registros de cidadãos mortos nos confrontos. Tal conjuntura chamou a atenção da comunidade internacional, e organismos como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a Organização dos Estados Americanos (OEA) expressaram preocupação com a situação no país.

No último dia 10 de janeiro, Maduro tomou posse para seu segundo mandato como presidente da Venezuela, porém sua legitimidade não foi reconhecida pela oposição e por parte da comunidade internacional, com destaque para o chamado Grupo de Lima – composto por Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lúcia. Tal contestação vem ocorrendo desde maio de 2018, quando ocorreram as eleições presidenciais, marcadas por diversas controvérsias em seu processo.

Neste novo episódio de O Mundo em 3 Minutos, convidamos o mestre de Política Internacional Paulo Velasco para explicar melhor as causas e as consequências de todo esse contexto complexo no qual a Venezuela está inserida. Confiram no vídeo abaixo!

 

Participação especial neste post:

Imagem do Professor

Paulo Velasco

Doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ, possui mestrado em Relações Internacionais pelo IRI – PUC Rio e graduação em Direito pela UERJ. Professor-adjunto do Departamento de Relações Internacionais da UERJ. Leciona a disciplina de Política Internacional nos cursos da área de Diplomacia do Damásio Educacional – Clio.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?