Press "Enter" to skip to content

O Mundo em 3 Minutos: O Canal de Suez e sua importância histórica

O Barão 0

 

Nas últimas duas semanas, o Canal de Suez virou notícia em todo o globo após o encalhe do navio Ever Given – um dos maiores porta-contêineres do mundo. Ao obstruir uma das principais rotas do comércio internacional por 12 dias, o acidente gerou um engarrafamento de mais de 400 navios cargueiros e prejuízos estimados em bilhões de dólares em mercadorias.

Além de ser um ponto fundamental para o fluxo da economia global, o canal localizado no Egito tem uma enorme importância histórica. Desde que foi construído, em meados do século XIX, sua função é ser uma via de conexão dos oceanos Atlântico e Índico e permitir a comunicação marítima entre a Europa e a Ásia, sem a necessidade de contornar o continente africano. Essa grande vantagem geográfica tornou a hidrovia objeto de grandes disputas e conflitos, como as duas guerras mundiais e a crise de Suez envolvendo árabes e israelenses.

Neste novo episódio de O Mundo em 3 Minutos, o mestre Daniel Araújo vem explicar em detalhes a grande relevância desse tema na História Mundial. Aproveitem o conteúdo oferecido por nosso estimado professor! ⬇

 

 

Colaboração especial neste post:

 

Mestre em História Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV, possui graduação em História pela UFF e pós-graduação em História da África e do Negro no Brasil pela UCAM. É professor de História na preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e nos demais cursos da área de Diplomacia do Clio – Damásio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *