O Mundo em 3 Minutos: Cúpula das Américas 2018: principais pontos

O Mundo em 3 Minutos: Cúpula das Américas 2018: principais pontos

Digníssimos e Digníssimas,

Nos dias 13 e 14 de abril de 2018 realizou-se na cidade de Lima, no Peru, a VIII Cúpula das Américas, evento que reuniu dezoito representantes dos trinta e quatro países do continente.

O objetivo das Cúpulas das Américas, realizadas periodicamente entre os líderes americanos, é definir prioridades e políticas para os desafios comuns da região, com vistas a garantir um hemisfério cada vez mais democrático. Nessas reuniões, também são afirmados valores comuns e estabelecidas políticas conjuntas, para que se fortaleça uma concepção comum de desenvolvimento da região, seja ela social, econômica, ou de natureza política.

Na última edição da Cúpula das Américas, o tema central foi a corrupção, que, de acordo com os líderes presentes, “debilita a governabilidade democrática e a confiança dos cidadãos nas instituições”. Com o objetivo de posicionarem-se sobre o tema, os Estados americanos lançaram o “Compromisso de Lima”, declaração conjunta que visa a discutir a “Governabilidade democrática frente à corrupção”.

O documento tem suas bases em compromissos firmados anteriormente pelos Estados da região, como a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (CNUCC) e a Convenção Interamericana contra a Corrupção (CICC), e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, e elenca alguns compromissos a serem firmados pelos países, no tocante ao tema:

  • Fortalecimento da governabilidade democrática;
  • Transparência, acesso à informação, proteção de denunciantes e direitos humanos, incluindo liberdade de expressão;
  • Financiamento de organizações políticas e campanhas eleitorais;
  • Prevenção da corrupção em obras públicas, contratações e compras públicas;
  • Cooperação jurídica internacional; combate à propina, ao suborno internacional, ao crime organizado e à lavagem de ativos; e recuperação de ativos;
  • Fortalecimento dos mecanismos interamericanos anticorrupção.

No “Mundo em 3 Minutos” desta semana, nosso querido mestre Paulo Velasco, comenta alguns temas relevantes da VIII Cúpula das Américas, como ausência do presidente norte-americano Donald Trump, a escolha da corrupção como tema central das discussões, e o alijamento da Venezuela da reunião.

Aproveitem os ensinamentos desse grande mestre da Política Internacional, meus caros!

 

Participação especial neste post:

Imagem do Professor

Paulo Afonso Velasco

Doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ, possui mestrado em Relações Internacionais pelo IRI – PUC Rio e graduação em Direito pela UERJ. Professor-adjunto do Departamento de Relações Internacionais da UERJ. Leciona a disciplina de Política Internacional nos cursos preparatórios da área de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional – Clio.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?