O Mundo em 3 Minutos: Cenário atual da relação Brasil-Israel

O Mundo em 3 Minutos: Cenário atual da relação Brasil-Israel

Estimadas e estimados,

Nesta semana, pudemos acompanhar a visita oficial do Presidente Jair Bolsonaro a Israel, mais um acontecimento de expressiva relevância para a política exterior brasileira. O evento foi realizado a convite do Primeiro-Ministro daquele país, Benjamin Netanyahu, e teve duração de quatro dias (31 de março a 3 de abril). Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a ocasião possibilitou o início de “um novo capítulo na história das relações entre os dois países”, no qual os governos concordam em conferir um novo nível de prioridade às relações bilaterais.

A Declaração Conjunta emitida após o encontro dos dois chefes de Estado informa sobre negociações e assinatura de acordos em diversas áreas: energia; ciência, tecnologia e inovação; promoção comercial e investimentos; aviação civil; segurança pública; segurança cibernética; e defesa. Além disso, o documento aborda a posição do Brasil e de Israel em relação à situação na Venezuela, com reforço do reconhecimento de Juan Guaidó como o Presidente legítimo do país.

Um assunto que recebeu maior destaque internacional foi a decisão do governo brasileiro de estabelecer, em Jerusalém, um escritório para a promoção do comércio, investimento e tecnologia, coordenado pelo MRE. A repercussão se deu pelo fato de a cidade não ser reconhecida internacionalmente como a capital israelense, em virtude do histórico conflito territorial na região: enquanto Israel considera Jerusalém a capital indivisível do país, os palestinos não aceitam e reivindicam Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado da Palestina.

Neste novo episódio de O Mundo em 3 Minutos, o professor de Política Internacional Tanguy Baghdadi analisa a recente aproximação entre Brasil e Israel, destacando os desafios que se apresentam no Oriente Médio para a atual política externa brasileira. Assistam a seguir!

 

Participação especial neste post:

Imagem do Professor

Tanguy Baghdadi

Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - RJ). Professor de Política Internacional e Coordenador Acadêmico Científico nos cursos da área de Diplomacia do Damásio - Clio.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?