Press "Enter" to skip to content

O Mundo em 3 Minutos: Brexit formalizado: nova relação Reino Unido – União Europeia

0

Estimadas e estimados estudantes,

Após quase cinco décadas de intensa integração econômica e política, Reino Unido e União Europeia (UE) deram início a uma nova relação no último dia 31 de janeiro, com a formalização do Brexit – abreviação de “British exit” (“saída britânica”), como ficou conhecido o processo de saída do país do bloco regional. Trata-se de um acontecimento histórico, pois é a primeira vez que um Estado-membro se retira da UE desde sua formação, em 1958, a partir da Comunidade Econômica Europeia.

O Brexit foi iniciado oficialmente em março de 2017, quando o Reino Unido acionou o Artigo 50 do Tratado de Lisboa, cláusula que permite a retirada de um país-membro do bloco europeu. Nove meses após a população britânica ter decidido pela saída no referendo realizado no Reino Unido, a então Primeira-Ministra britânica Theresa May formalizou a decisão por meio de uma carta enviada ao Conselho Europeu –  órgão que reúne os Chefes de Estado e de Governo dos Estados-Membros para definir a agenda política da UE. Dentre os principais motivos que levaram a essa decisão estão as divergências econômicas que tornaram complexa a relação entre o país e o bloco, sobretudo no tocante a temas como centralização versus controle nacional.

Os vinte e sete Estados-membros da União Europeia e o Reino Unido começaram, então, um longo processo de negociação para decidir como se daria a saída do país e de que forma as relações existentes seriam reestruturadas. Inicialmente, o egresso foi marcado para o dia 29 de março de 2019, conforme o prazo de dois anos previsto no Artigo 50. Contudo, esse prazo não foi cumprido e acabou adiado três vezes, até se chegar na data de 31 de janeiro de 2020. Desde o início das negociações, a parte mais complexa tem sido (e continuará sendo) a definição de um novo relacionamento comercial, na qual as partes devem estabelecer quais tarifas e outras barreiras à entrada serão praticadas e acordar novas regras para a circulação de bens, serviços, capitais e pessoas.

Além dessas questões, outros desafios serão enfrentados pelo Reino Unido e pela Europa Ocidental como um todo até a conclusão das negociações de transição, prevista para 31 de dezembro de 2020. Para compreendermos melhor toda essa conjuntura, nosso grande mestre de Política Internacional, Paulo Velasco, comenta sobre essa nova fase do Brexit e seus desdobramentos no episódio de hoje de “O Mundo em 3 Minutos”. Assistam a seguir!

 

Participação especial neste post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *