Press "Enter" to skip to content

O Mundo em 3 Minutos: Brasil e Israel contra o TPI?

O Barão 0

Na última semana, um assunto que ganhou destaque foi a visita da Delegação brasileira a Israel, chefiada pelo Ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo. Segundo nota do Itamaraty, a visita teve o objetivo de dar seguimento ao diálogo político e à cooperação científica e tecnológica entre os dois países.

Entre os principais pontos da agenda, estavam a cooperação no desenvolvimento de tecnologias, terapias e vacinas para a prevenção e tratamento da Covid-19 e a cooperação entre a Agência Espacial Israelense e a Agência Espacial Brasileira. Nesse sentido, a delegação participou de encontros com representantes de centros de pesquisa científica israelenses, inclusive na área de saúde.

Ademais, em Jerusalém, ocorreu o encontro do Ministro Ernesto Araújo com seu homólogo israelense, Gabi Ashkenazi, em que foram discutidos temas do relacionamento bilateral e da agenda de cooperação Brasil-Israel. A reunião resultou em uma Declaração Conjunta, na qual um tópico chamou atenção: a posição de ambos países com relação a ações recentes no Tribunal Penal Internacional (TPI).

A declaração completa pode ser lida em:

https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/declaracao-conjunta-brasil-israel-jerusalem-7-de-marco-de-2021

Para entendermos melhor a situação atual envolvendo esses três atores, neste novo episódio de O Mundo em 3 Minutos, o professor Guilherme Bystronski fez uma análise do caso pela ótica do Direito Internacional. Assistam ao vídeo e confiram as explicações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *