O Mundo em 3 Minutos: Brasil e EUA: encontro presidencial e seus resultados

O Mundo em 3 Minutos: Brasil e EUA: encontro presidencial e seus resultados

Digníssimas e digníssimos,

O recente encontro dos presidentes do Brasil e dos Estados Unidos, Jair Bolsonaro e Donald Trump, foi destaque nos principais noticiários nacionais e estrangeiros nos últimos dias. A reunião marcou a primeira visita oficial de Bolsonaro ao país norte-americano, e abarcou diversas questões de relevância para as relações diplomáticas entre as duas nações.

Ao término do evento, os chefes de Estado emitiram um Comunicado Conjunto, no qual afirmam ter assumido “o compromisso de construir uma nova parceria entre seus dois países com foco no aumento da prosperidade, na melhoria da segurança, na promoção da democracia, da liberdade e da soberania nacional”. Dentre os temas abordados na declaração estão a situação política e econômica da Venezuela, cooperação na área de defesa e segurança, parcerias estratégicas na esfera militar e compromissos nas áreas econômica e comercial.

Em relação a esse último tópico, um dos pontos de maior repercussão foi o fato de o Brasil dispensar o tratamento especial e diferenciado nas negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC) e, em contrapartida, receber o apoio dos EUA para ingressar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No último dia 1º de abril, o Itamaraty emitiu uma nota à imprensa apresentando essa decisão de forma mais explicativa.

Para que possamos compreender melhor os desdobramentos desta importante ocasião, o mestre de Política Internacional Paulo Velasco explica os principais pontos resultantes da reunião neste novo episódio de O Mundo em 3 Minutos. Assistam abaixo e fiquem por dentro!

 

Participação especial neste post:

Imagem do Professor

Paulo Velasco

Doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ, possui mestrado em Relações Internacionais pelo IRI – PUC Rio e graduação em Direito pela UERJ. Professor-adjunto do Departamento de Relações Internacionais da UERJ. Leciona a disciplina de Política Internacional nos cursos da área de Diplomacia do Damásio - Clio.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?