O Mundo em 3 Minutos: Assembleia Geral da ONU 2019

O Mundo em 3 Minutos: Assembleia Geral da ONU 2019

Meus caros e minhas caras,

Há alguns dias, tiveram início as atividades da 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), o principal órgão deliberativo, decisório e representativo da ONU. Formada por todos os 193 Estados-membros das Nações Unidas, a AGNU fornece um fórum único para a discussão multilateral de todo o arranjo de questões internacionais abrangidas pela Carta e desempenha também um papel significativo no processo de normalização e codificação do direito internacional. A Assembleia se reúne intensamente de setembro a dezembro de cada ano e, posteriormente, quando necessário. Tradicionalmente, nessa ocasião, o organismo também realiza consultas informais sobre uma ampla gama de temas substantivos, inclusive sobre assuntos relacionados à reforma da ONU.

A AGNU é responsável por formular recomendações aos Estados sobre questões internacionais na sua competência e realizar ações – políticas, econômicas, humanitárias, sociais e jurídicas – que impactam a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Um exemplo mais recente dessa importante atuação da Assembleia Geral foi a aprovação, em 2015, do conjunto de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, contidos no documento final da Cúpula das Nações Unidas para a adoção da agenda de desenvolvimento pós-2015.

Neste ano, a 74ª sessão da AGNU foi inaugurada com o tema “Galvanizando esforços multilaterais para erradicação da pobreza, educação de qualidade, ação climática e inclusão”. Os principais temas que compõem a atual agenda de discussões centrais do órgão são: paz e segurança, erradicação da pobreza, fome zero, educação de qualidade, ação climática e inclusão. As reuniões também têm dado ênfase aos direitos humanos e à paridade de gênero.

Muitos foram os pontos de destaque do debate geral da sessão – historicamente aberto pelo Brasil –, iniciado no último dia 24 de setembro, e dos demais encontros de cúpula e reuniões de alto nível realizados em paralelo. Nessas ocasiões, as discussões têm abarcado questões centrais como ação climática, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, financiamento para o desenvolvimento, cobertura universal de saúde e os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.

Como ocorre em todos os anos, os discursos dos chefes de Estado foram os momentos mais comentados e noticiados mundo afora, com grande ênfase na participação dos presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e dos Estados Unidos, Donald Trump. Para deixá-los a par desses importantes acontecimentos, o prezado mestre de Política Internacional Paulo Velasco fez um resumo supimpa, destacando os pontos mais relevantes da ocasião. Confiram a seguir no novo episódio de O Mundo em 3 Minutos!

 

Participação especial neste post:

Imagem do Professor

Paulo Velasco

Doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ, possui mestrado em Relações Internacionais pelo IRI – PUC Rio e graduação em Direito pela UERJ. Professor-adjunto do Departamento de Relações Internacionais da UERJ. Leciona a disciplina de Política Internacional nos cursos da área de Diplomacia do Damásio - Clio.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?