O Mundo em 3 Minutos #18: Renúncia presidencial no Peru

O Mundo em 3 Minutos #18: Renúncia presidencial no Peru

Prezadas e prezados,

Nesta semana, um acontecimento expressivo agitou os noticiários na América do Sul e demais partes do mundo: o então presidente peruano Pedro Pablo Kuczynski (conhecido também pela sigla PPK) renunciou ao cargo, poucas horas antes da votação do processo de seu impeachment pelo Congresso do país. O chefe de Estado, que derrotou a ex-candidata Keiko Fujimori nas urnas e tomou posse em julho de 2016, já vinha enfrentando denúncias de corrupção em sua atuação política desde o ano passado. Contudo, sua situação tornou-se ainda mais problemática no último dia 20, quando o partido de oposição Força Popular, presidido por Keiko, divulgou vídeos nos quais o irmão dela, Kenji Fujimori, e alguns congressistas ligados a ele oferecem obras públicas a Moisés Mamani (parlamentar keikista) em troca do voto contra o afastamento de Kuczynski da presidência.

Em sua defesa, PPK alegou que as imagens dos vídeos foram editadas e causaram “uma grave distorção do processo político”. No pronunciamento gravado e transmitido pela televisão estatal peruana, a autoridade afirmou que sempre desempenhou sua função honestamente apesar de a oposição tentar retratá-lo como corrupto. Ademais, ele informou que o país terá uma transição de poder ordeira e constitucional. O nome apontado para substitui-lo até o fim do mandato (julho de 2021) é o do atual vice-presidente, Martín Vizcarra, que também atua como embaixador no Canadá.

A drástica mudança na presidência peruana ocorre a menos de um mês para a realização da próxima Cúpula das Américas – reunião periódica de chefes de Estado e de Governo dos países membros da Organização dos Estados Americanos (OEA) – na cidade de Lima, capital do Peru. Esta será a oitava edição do evento, que ocorre desde 1994 e tem por objetivo “discutir aspectos políticos compartilhados, afirmar valores comuns e comprometer-se com ações concertadas nos níveis nacional e regional para enfrentar os desafios presentes e futuros que os países das Américas enfrentam”. O encontro deste ano não diferirá dos anteriores em suas finalidades, todavia, há uma expectativa particular para as participações dos presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e de Cuba, Raúl Castro.

Nesta nova edição de O Mundo em 3 Minutos, o mestre de Política Internacional Tanguy Baghdadi vem explicar, com mais detalhes, os fatores envolvidos na renúncia do presidente Kuczynski e os possíveis reflexos desse episódio não apenas no cenário político peruano, mas também na região sul-americana como um todo. Assistam à breve exposição a seguir!

.

Participação especial neste post:

Imagem do Professor

Tanguy Baghdadi

Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - RJ). Professor de Política Internacional e Coordenador Científico nos cursos preparatórios da área de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional – Clio.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?