O Internacional em Debate #3: A ONU diante da Guerra Civil Síria: Direito, Política e Atores

O Internacional em Debate #3: A ONU diante da Guerra Civil Síria: Direito, Política e Atores

Estimados (as) aspirantes à Carreira Internacional,

O tabuleiro da guerra síria é importante demais para ser ignorado. Estão envolvidos – direta ou indiretamente – países centrais para a segurança internacional, como Estados Unidos, Rússia, Irã, Arábia Saudita, China, além de uma infinidade de grupos, como o Estado Islâmico e a Al Qaeda. O contexto traz riscos para a estabilidade mundial, o que chama a atenção da Organização das Nações Unidas (ONU) e seus principais órgãos.

O Conselho de Segurança da ONU é o organismo que, conforme as normas internacionais, poderia promover ações mais eficazes visando à resolução do conflito. No entanto, a divergência entre os membros permanentes desse órgão – EUA, França, Reino Unido, Rússia e China – em relação às partes envolvidas no conflito acabam dificultando a adoção de decisões vinculantes neste sentido. Isso ocorre porque, de acordo com o regimento interno das Nações Unidas, é necessário que haja unanimidade no posicionamento dos cinco países para que medidas ou sanções sejam aprovadas e aplicadas aos agentes inseridos no contexto da guerra.

Nesta edição d’O Internacional em Debate, convidamos os excelentes mestres Ricardo Victalino e Ana Carolina Pascolati (Direito Internacional) e Tanguy Baghdadi (Política Internacional) para discutir quais são os instrumentos dos quais a ONU dispõe para solucionar o conflito civil na Síria, em suas vertentes política e jurídica, de modo a envolver diversos atores – sejam eles Estados ou não.

Confira o debate abaixo:

 

Participações especiais neste post:

Ricardo Victalino – Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP) e professor de Direito Interno e de Direito Internacional Público na área de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional – Clio.

Ana Carolina Pascolati – Mestranda em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora de Direito Internacional Público no Damásio Educacional.

Tanguy Baghdadi – Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e professor de Política Internacional na área de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional – Clio.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?