O Internacional em Debate #13: Atlântico Sul: um debate interdisciplinar

O Internacional em Debate #13: Atlântico Sul: um debate interdisciplinar

Caríssimas e caríssimos,

O Atlântico Sul é entendido como a porção do Oceano Atlântico localizada entre a América do Sul e a África, que pode ser delimitada segundo aspectos geográficos, históricos ou políticos. Trata-se de uma região de vital importância nas relações e comunicações entre os dois continentes. Ademais, é através dela que se estendem as linhas de comunicação mais meridionais do Ocidente, constituindo a via natural das ligações marítimas dos países que banha e dos portos do Atlântico Norte com os oceanos Pacífico e Índico.

Para o Brasil em particular, o Atlântico Sul é uma região de grande relevância, tanto sob uma perspectiva político-econômica como também em questões relacionadas ao meio ambiente e à nossa estratégia de defesa nacional. Aproximadamente 95% do comércio exterior brasileiro é efetuado por rotas marítimas, abrigando o Atlântico parte significativa de nossos recursos naturais energéticos (como petróleo e gás). Por sua vez, a Amazônia Azul – termo cunhado por Comandante da Marinha Brasileira em 2004 – abrange o equivalente a 3,6 milhões de km², havendo solicitação brasileira que possibilitaria sua ampliação até 4,5 milhões de km².

Na medida em que 80% da nossa população vive a menos de 200 km do litoral, compreender o Atlântico Sul possui importância fundamental para formulação de políticas de interesse nacional, preservação do meio ambiente e defesa contra possíveis ameaças estrangeiras.

No último dia 1º de novembro, tivemos o prazer de receber os grandes professores Guilherme Bystronski, João Felipe Ribeiro e Paulo Velasco para uma nova edição da série O Internacional em Debate, cujo tema foi “Atlântico Sul: um debate interdisciplinar”. A discussão, portanto, englobou questões relativas às disciplinas de Direito Internacional, Geografia e Política Internacional, tais como: Geoestratégia, Geopolítica, Estrutura Geológica e Geomorfológica, Segurança Nacional, Política Nacional de Defesa, Amazônia Azul, Limite da plataforma continental/Comissão de Limites da Plataforma Continental, e Administração dos recursos encontrados em espaços marítimos.

Assistam, abaixo, ao vídeo completo do evento, e aproveitem as excelentes exposições dos mestres sobre o assunto!

 

Sobre os debatedores:

Guilherme Bystronski – Mestre em Direito Internacional e da Integração Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor de Direito Internacional Público nos cursos da área de Diplomacia e Carreiras Internacionais do Clio – Damásio. Professor de Direito Internacional Público e Direito Internacional Privado no Instituto Universitário de Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Iuperj/UCAM).

João Felipe Ribeiro – Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi professor dessa disciplina em escolas das redes estadual e municipal do Rio de Janeiro e, atualmente, leciona na Escola Parque e na rede de ensino Pensi. É professor de Geografia na preparação para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) e nos demais cursos da área de Diplomacia do Clio – Damásio.

Paulo Velasco – Doutor em Ciência Política pelo IESP-UERJ, possui mestrado em Relações Internacionais pelo IRI – PUC Rio e graduação em Direito pela UERJ. Professor-adjunto do Departamento de Relações Internacionais da UERJ. Leciona a disciplina de Política Internacional nos cursos da área de Diplomacia e Carreiras Internacionais do Clio – Damásio.

 

📚 Dicas de leitura sobre o tema:

.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?