O Internacional em Debate #1: Holanda vs. Turquia: a Europa diante da Democracia Turca

O Internacional em Debate #1: Holanda vs. Turquia: a Europa diante da Democracia Turca

Caríssimas e caríssimos,

Como estudiosos das Relações Internacionais e futuros profissionais de uma carreira nesta área, é imprescindível que vocês estejam sempre por dentro dos últimos acontecimentos, notícias e discussões relevantes nas diferentes partes do mundo. Muitas vezes, durante as pesquisas, é necessário até mesmo buscar mais de uma abordagem sobre determinado assunto para que seja possível ter um entendimento mais amplo e diversificado sobre a questão em foco. Com base nisso, e pensando em dar uma forcinha a vocês nessa tarefa, juntei-me à minha equipe de barões e baronesas e preparamos um novo conteúdo supimpa para o blog: O Internacional em Debate – uma série de vídeos que irão trazer tópicos atuais e quentes para o centro da discussão. Em cada episódio, uma questão recente do âmbito internacional será apresentada e debatida por um time de professores especializados e craques no assunto!

whatsapp-image-2017-03-15-at-14-45-16

O primeiro vídeo da série abordará um acontecimento bem recente e inesperado em termos de política internacional: a suspensão das relações diplomáticas entre Turquia e Holanda. O cenário que levou à crise tem sua origem na convocação de um referendo na Turquia, que amplia os poderes do presidente Recep Tayyip Erdogan, no que vem sendo visto pelos europeus como uma ampliação indevida de poder do Executivo. A reação holandesa foi não permitir que a ministra turca da Família e dos Assuntos Sociais, Fatma Kaya, fizesse campanha junto aos turcos residentes na Holanda, além de negar a entrada do chanceler turco Mevlut Cavusoglu em seu território.

O governo turco subiu o tom e comparou a postura holandesa ao nazismo e fascismo, o que gerou reações por parte da Alemanha, que também criticou o discurso de Erdogan. O governo turco afirmou que a Alemanha dá abrigo a terroristas, o que torna as relações entre os países muito difícil, a despeito de sua importância histórica e econômica.

4

“O embate ocorre em um momento particularmente importante para todos os envolvidos, já que haverá eleições na Holanda e Alemanha, além do referendo na Turquia”, afirma o professor Tanguy Baghdadi. A conclusão deste embate e o resultado das votações serão fundamentais para qualquer análise futura acerca do relacionamento entre a Europa e a Turquia.

Sendo assim, convidamos nossos mestres de Política Internacional, Paulo Afonso Velasco e Tanguy Baghdadi, e de Economia, Daniel Sousa, para apresentarem seus entendimentos sobre a questão e nos ajudar a compreender melhor as causas e os possíveis desdobramentos desse importante acontecimento.

Confira o vídeo a seguir.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?