Notícias sobre o Concurso para Diplomata 2019 – CACD

Notícias sobre o Concurso para Diplomata 2019 – CACD

Minhas caras e meus caros,

Nesta semana, tivemos duas notícias importantes sobre o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), ambas veiculadas pelo jornal O Globo. A primeira não foi das mais alvissareiras e acabou deixando muitos aspirantes à diplomata apreensivos. Informava que, devido aos cortes no Orçamento Federal, o Instituto Rio Branco (IRBr) não realizaria a sua tradicional seleção de novos alunos neste ano.

Imagino que essa informação tenha sido como um balde de água fria para vocês, caros pupilos, que estão na jornada de preparação para as provas e aguardam ansiosos pelo edital. Porém, nem tudo está perdido: até o momento, não houve comunicação oficial do Ministério das Relações Exteriores (MRE) sobre o assunto, confirmando a informação trazida pelo jornal.

Hoje, então, tivemos a segunda notícia, que deixou o cenário bem mais otimista. Durante seu discurso na cerimônia de formatura da turma 2017-2019 do IRBr, o Presidente Jair Bolsonaro confirmou que o CACD será realizado normalmente neste ano e nos próximos. Vejam a declaração abaixo.

O meu ministro, o nosso ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, em contato com o nosso ministro da Economia, Paulo Guedes, informou que manterá o concurso dos senhores no corrente e nos demais anos. É um reconhecimento do trabalho de todos os senhores e senhores.

O vídeo completo da cerimônia de formatura dos novos diplomatas, realizada hoje (03) em Brasília, pode ser assistido nesta página: https://www.youtube.com/watch?v=AHqUDs8H_Yc

Sendo assim, estimados, vamos aguardar pelas informações oficiais do processo seletivo. Tomando por base as últimas edições do certame, podemos esperar que Portaria do MRE, com as informações gerais da seleção, seja divulgada no início de junho, e o Edital, alguns dias depois, mais para o final do mês.

Enquanto isso, aqui vão duas dicas especiais para vocês aproveitarem em seus estudos e preparação para as provas vindouras:

🌟 Confiram o post Manuais, Guias e Provas: materiais oficiais e gratuitos para o CACD, e saibam como utilizar os conteúdos livres e complementares nos estudos para o concurso.

🌟 Ampliem seus conhecimentos para as três fases do concurso, com os cursos gratuitos de correção e comentários de todas as provas, a partir de 2014, pelo nosso time de professores especializados e com vasta experiência nos exames! Inscrevam-se pelos links abaixo:

.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?