Manuais, Guias e Provas: materiais oficiais e gratuitos para o CACD!

Manuais, Guias e Provas: materiais oficiais e gratuitos para o CACD!

[Post atualizado em 04/04/2018]

 

Barões e Baronesas,

Os estudos para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) são vistos como um desafio por grande parte dos candidatos. Isso se deve, em certa medida, ao caráter amplamente multidisciplinar desse processo seletivo: são onze disciplinas – Direito Internacional, Direito Interno, Economia, Geografia, História do Brasil, História Mundial, Língua Espanhola, Língua Francesa, Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Política Internacional – abordadas ao longo das três fases do certame. Por vezes, a tarefa de desenvolver uma estratégia própria de preparação, com base na experiência acadêmica individual, se torna ainda mais complicada em virtude de alguns contratempos práticos como, por exemplo, a dificuldade de se obter recursos e materiais confiáveis e de qualidade para o aprendizado das matérias.

Uma das melhores formas de contornar esse obstáculo, meus caros, é fazendo uso dos riquíssimos conteúdos que são elaborados e disponibilizados gratuitamente pelo próprio Ministério das Relações Exteriores e órgãos relacionados. São eles: os livros da série “Manual do Candidato” produzidos pela Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), os Guias de Estudos do Instituto Rio Branco (IRBr) e as provas anteriores do concurso, formuladas pela banca Cespe/UnB. Para ajudá-los a encontrar e entender melhor tais materiais, fizemos este post especial com informações sobre cada uma dessas ferramentas de grande utilidade nos estudos. Confiram a seguir e façam bom proveito, pupilos e pupilas!

.

MANUAIS DO CANDIDATO – FUNAG

A série “Manual do Candidato” da Funag é composta por livros que versam sobre o conteúdo de cada disciplina abordada no CACD e são produzidos por especialistas das respectivas áreas do conhecimento, como Bertha Becker (Geografia), Paulo Visentini (História Mundial Contemporânea), nosso mestre João Daniel Almeida (História do Brasil), entre outros. Os manuais configuram uma importante referência teórica, analítica e bibliográfica e permitem aos candidatos a imersão nas matérias com o nível de profundidade e reflexão crítica que são requeridos pelo processo seletivo. É importante ressaltar que esses materiais por si só não esgotam as leituras necessárias para a adequada preparação do candidato. Todavia, eles podem ser considerados um excelente ponto de partida para os estudos e até mesmo um instrumento oportuno para a revisão dos temas do edital.

Atualmente, há dez edições dos manuais, atualizadas a partir de 2012, disponíveis no site da Funag e todos os volumes podem ser adquiridos no formato digital (PDF) sem custos. Para aqueles que preferem os livros físicos, também são disponibilizadas essas versões para compra na página.

Curiosamente, a disciplina de Língua Portuguesa é a única que foge a essa regra. As últimas publicações dessa matéria datam de 2001, 2009 e 2010 e não há informações sobre as mesmas no site da Fundação. Porém, após vasculhar os alfarrábios online, encontramos os arquivos em PDF e conseguirmos disponibilizá-los aqui também, especialmente para vocês!

Eis a lista com os links para download de todos os volumes:

Além dessas publicações específicas para o CACD, a biblioteca digital e gratuita da Funag possui um riquíssimo acervo de textos e livros sobre temas relacionados a diplomacia pública, relações internacionais e política externa, e que podem ser bastante proveitosos na preparação para o concurso do Instituto Rio Branco. Portanto, vale a pena fazer um passeio virtual por lá de vez em quando, meus caros! 😉

.

PROVAS E GABARITOS – CESPE/UnB

Após absorver o conteúdo teórico das disciplinas por meio dos Manuais do Candidato e de outras leituras obrigatórias e complementares para o CACD, o melhor a se fazer é colocar todo o conhecimento adquirido em prática. Para isso, as provas das edições anteriores do concurso, disponibilizadas pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe – Cespe/UnB), são um recurso indispensável!

Analisar e responder às questões já aplicadas em um certame é a melhor maneira de conhecer as exigências e particularidades da banca organizadora e, com efeito, ficar mais familiarizado com o perfil de avaliação dos examinadores. Assim sendo, deixamos a seguir a relação dos links onde vocês podem baixar facilmente as provas e os gabaritos dos concursos anteriores. Mãos à obra!

Aproveito para lembrar, meus caros, que vocês podem complementar os estudos para as três fases do CACD, após a realização das provas anteriores, com as aulas de correção e comentários de todos os exames (a partir de 2010) por um time de professores especializados e com ampla experiência no certame. O acesso aos vídeos também é gratuito e pode ser feito por meio dos links abaixo!

PRIMEIRA FASE COMENTADA – 2010 ATÉ 2017

SEGUNDA FASE COMENTADA – 2012 ATÉ 2017

TERCEIRA FASE COMENTADA – 2012 ATÉ 2017

.

GUIAS DE ESTUDOS – IRBr

A partir de 1996, o Instituto Rio Branco (IRBr), em parceria com o Cespe, passou a elaborar anualmente o Guia de Estudos do CACD, uma coletânea das questões discursivas, abordadas na Segunda e na Terceira Fase, do concurso do ano anterior e das respostas que receberam nota máxima por parte das respectivas bancas examinadoras. Esse material tem o objetivo de orientar e auxiliar os candidatos durante a preparação, oferecendo uma análise mais abrangente acerca do que é esperado deles nos exames. Além disso, conforme orientação do IRBr, os guias são conteúdos que complementam os Manuais do Candidato e, juntos, esses recursos permitem ao candidato iniciar sua preparação e identificar os conteúdos mais importantes nos seus estudos.

Em 2013, a produção oficial dos guias foi descontinuada pela administração do Instituto, porém os materiais não deixaram de ser disponibilizados aos aspirantes à Carreira de Diplomata. Por iniciativa voluntária, os candidatos aprovados e então alunos do IRBr passaram a elaborar os conteúdos anuais de forma independente. Nesse novo formato, os modelos começaram a possuir novas características: são intitulados com nomes de animais inusitados para representar o espírito da nova turma de diplomatas; apresentam também as respostas que receberam as notas mais baixas da banca e incluem dados sobre o perfil dos aprovados no último concurso. Assim, os ceacedistas conseguem ter uma visão ainda mais ampla sobre o processo seletivo como um todo e podem aprimorar seus estudos com base na análise do que podem ou não fazer nas etapas discursivas do concurso.

A seguir, deixamos os links para download de todos os Guias de Estudos do CACD. Não deixem de acessar e conferir atentamente esse material precioso no decorrer da preparação, meus queridos!

* Em 2018, o Instituto Rio Branco disponibilizou, junto ao Cespe, padrões de resposta para as provas discursivas da segunda e da terceira fases do concurso. Os arquivos possuem orientações a respeito do conteúdo e da forma como os candidatos deveriam construir suas respostas argumentativas em cada questão, a fim de receberem a nota máxima.

.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?