De Olho na Banca: CACD – História

De Olho na Banca: CACD – História

Meus queridos e minhas queridas,

Agora que temos a confirmação do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) neste ano, vamos continuar a análise de sua banca organizadora – a Cespe/UnB (Cebraspe) – com força total! Já pudemos entender melhor o funcionamento das provas de Política Internacional, Geografia, Economia e Direito Internacional no certame. No vídeo de hoje, vocês vão aprender mais sobre os exames de História do Brasil (HB) e de História Mundial (HM), que, por sinal, se diferenciam bastante das provas de outros concursos que também possuem essas disciplinas em seus editais, como as seleções para Oficial de Chancelaria e para Oficial de Inteligência da Abin (Agência Brasileira de Inteligência) por exemplo.

A prova de História como um todo (HB e HM) no CACD é considerada a mais difícil de todos os concursos públicos. Isso se justifica, em grande parte, pela forma como o conteúdo da matéria é requerido, com demandas específicas que não são vistas em outros processos seletivos. Entretanto, isso não deve ser motivo de desânimo, meus caros! Como eu já disse algumas vezes, o segredo para um bom resultado está em conhecer a fundo as particularidades da banca e é exatamente isso que fazemos aqui! 😀

O peso da disciplina no concurso é alto, pois ela é cobrada em duas fases e o número de questões em cada etapa é relativamente grande. Na Primeira Fase, a prova consiste em dezessete questões objetivas – geralmente, no modelo “certo ou errado” –, sendo onze questões de História Mundial e seis de História do Brasil. A etapa discursiva, por sua vez, requer conhecimentos mais aprofundados de História do Brasil apenas, por meio de uma prova com quatro questões – duas com limite de noventa linhas e outras duas com extensão máxima de sessenta linhas para resposta.

Bom, agora é hora de ouvir o que o especialista da vez tem a dizer sobre as especificidades dessas provas trabalhosas e a melhor forma de lidar com elas. Para isso, contamos com o vastíssimo conhecimento e experiência do mestre João Daniel no CACD para apresentar as principais características da banca de História do Brasil e de História Mundial e lhes passar umas dicas de ouro* para um ótimo desempenho no certame.

* A inscrição no curso gratuito Primeira Fase Comentada CACD 2010 a 2016, mencionado pelo professor no vídeo, pode ser feita aqui. Depois, basta acessar a Área do Aluno para iniciar seu treinamento das questões! 😉

Confiram as orientações do mestre:

 

Participação especial neste post:

Imagem do Professor

João Daniel de Almeida

Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - RJ) e professor de História do Brasil e de História Mundial na área de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional – Clio.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?