De Olho na Banca: CACD – Economia

De Olho na Banca: CACD – Economia

Caras pupilas e caros pupilos,

Chegou a hora de falarmos sobre as características e especificidades da disciplina de Economia no CACD – Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata. A princípio, a matéria pode causar um certo receio nos candidatos por remeter a cálculos e problemas matemáticos, porém essa é uma impressão equivocada. É certo que as provas dessa disciplina se diferenciam bastante dos exames de outras seleções, mas isso não significa que as questões sejam extremamente difíceis e impossíveis de serem respondidas. Com a análise adequada das demandas da banca e a dedicação necessária nos estudos, vocês conseguirão ter um ótimo desempenho! E é para isso que estamos aqui, não é mesmo? 😉

Economia é mais uma disciplina cobrada tanto na primeira como na terceira fase do concurso, mas as exigências de cada etapa são bem diferentes. Não obstante, as provas são intituladas “Noções de Economia” em ambos os momentos, o que indica que os conteúdos requeridos são proporcionais ao nível de conhecimento necessário a um (a) futuro (a) diplomata. Já em relação à composição das provas, são seis questões objetivas – geralmente no modelo “certo e errado” – na primeira fase, e quatro discursivas na terceira fase, sendo duas com limite de 60 linhas de resposta e duas com extensão máxima de 40 linhas. Portanto, podemos dizer que se trata de um exame “mais leve” em relação aos de outras matérias.

Agora, passarei a palavra para quem realmente entende do assunto, nosso mestre admirável Daniel Sousa! Confiram, no vídeo abaixo, as excelentes explicações do professor sobre as particularidades da Economia no CACD e o que vocês precisam saber para se darem bem nas provas dessa disciplina!

 

Participação especial neste post:

Imagem do Professor

Daniel Sousa

Mestre em Economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); especializado em Innovation in Business Learning pela Boston College e professor de Economia na área de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional – Clio.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?