De Olho na Banca: CACD – Direito Interno

De Olho na Banca: CACD – Direito Interno

Queridos futuros e futuras diplomatas,

A banca da vez para ficarmos de olho vivo no CACD (Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata) é Direito Interno. Essa é mais uma disciplina que aparece em duas etapas do concurso, porém com demandas bem distintas em cada uma delas. Ademais, como vimos anteriormente, o Direito Interno (DIR) está inserido na mesma prova que o Direito Internacional Público (DIP) em ambas as fases. Trata-se de um exame que se difere bastante de outros processos seletivos, mas que não é impossível de ser realizado, meus caros!

Em termos estruturais, a prova da Primeira Fase costuma ter uma divisão equivalente do conteúdo das duas matérias: são seis questões objetivas, no modelo “certo ou errado”, sendo três relativas a Direito Interno e outras três relacionadas a Direito Internacional. Na Terceira Fase, a prova é composta por quatro questões discursivas – duas com extensão de 60 linhas e duas de 40 linhas –, porém as temáticas de DIR aparecem em menor escala em relação aos tópicos de DIP. Apesar disso, é preciso ter uma atenção especial nesta etapa, pois, além do conhecimento teórico da disciplina, a banca também cobra uma resposta organizada e coesa.

Agora, passo a palavra para o nosso mestre do Direito Interno especializado no CACD, Ricardo Macau, dar mais explicações e orientações sobre as particularidades dessa banca para vocês! Dentre as várias dicas supimpas dadas, o professor cita uma ferramenta importantíssima, sobretudo para a Terceira Fase do concurso: os guias de estudos baseados nos concursos anteriores. Em breve, teremos um post especial aqui no blog falando sobre esse material valioso… fiquem de olho! 😉

Confiram as explicações do professor Macau:

 

Participação especial neste post:

Imagem do Professor

Ricardo Victalino (Macau)

Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP) e professor de Direito Interno e de Direito Internacional Público na área de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional – Clio.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?