Press "Enter" to skip to content

Cursos

O Curso Clio é líder em aprovação no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) desde 2003. Prepare-se com o seu corpo docente de excelência e os cursos mais completos para os estudos.

A seguir, apresentamos os cursos abertos no momento. Para ver as informações completas e acessar os links de matrícula no site, clique na imagem.

 

PARA OBTER A BASE TEÓRICA DA PREPARAÇÃO

    

Veja aqui o conteúdo programático dos módulos 2022.1.




 

 

PARA TREINAR E AVANÇAR RUMO À APROVAÇÃO

   

 

 

Ainda tem dúvidas sobre o melhor curso para o momento atual da sua preparação?

Para ajudá-lo (a) nisso, o professor e coordenador acadêmico Guilherme Bystronski está à disposição no Plano de Estudos Clio – uma orientação pedagógica individual e gratuita para o CACD.

Saiba mais e faça sua inscrição para esse atendimento especial clicando na imagem abaixo.

 

 

Conheça o corpo docente:

 

Guilherme Bystronski

Disciplina: Direito Internacional

Mestre em Direito Internacional e da Integração Econômica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Direito pela mesma instituição (UERJ). Atualmente ministra palestras sobre temas de Direito Internacional Público no Curso de Pós-Graduação em Relações Internacionais do Damásio Educacional, assim como aulas sobre sobre Direitos Humanos em diversos Cursos Preparatórios para Carreiras Jurídicas oferecidos por essa instituição. É Coordenador Acadêmico do Curso Clio, preparatório para o ingresso na carreira diplomática, no qual é também professor de Direito Internacional Público desde 2004. Também é professor de Direito Internacional Público, de Direito Internacional Privado, e da disciplina Direitos Humanos na Faculdade de Relações Internacionais do Instituto Universitário de Pesquisas do Estado do Rio de Janeiro (Iuperj/UCAM). Já lecionou Direito Internacional Público na Faculdade de Relações Internacionais do IBMEC (2010), e Direito Internacional Público I e II e Direito dos Tratados na Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2003-2008). Ex-Coordenador Pedagógico do Curso de Pós Graduação em Direito Internacional do Damásio Educacional (2015-2018). Advogado inscrito na OAB/RJ desde 2001.

 


 

Ricardo Macau

Disciplina: Direito Interno e Internacional

Doutor, mestre e graduado em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP). Professor de Direito Constitucional e de Direito Internacional do Damásio Educacional e do Curso Clio. Coordenador da Especialização de Relações Internacionais com Ênfase em Direito Internacional do Instituto Damásio de Direito (IDD). Advogado. Foi assessor jurídico da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e da Procuradoria Regional da República da 3ª Região.

 


 

 André Diz

Disciplina: Economia

Economista (MSc.) com mais de 10 anos de experiência em análises setoriais e estratégicas e professor de cursos de graduação e pós-graduação em temas relacionados à macroeconomia, microeconomia e economia aplicada. Graduado em Economia (FEA-USP 2004), com Mestrado em Economia Aplicada (ESALQ-USP 2008) e MBA em “Real Estate – Economia Setorial e Mercados” (Escola Politécnica – USP 2015). Atualmente, é o responsável pelo Departamento de Economia e Pesquisas da General Shopping & Outlets do Brasil, coordenando estudos, análises de cenários e sugestões estratégicas no setor de Retail Real Estate. Foi o economista responsável pelo departamento econômico da SRB.

 


 

João Felipe Ribeiro

Disciplina: Geografia

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1990. Nos últimos 31 anos atuou como professor das redes públicas e privadas no Rio de Janeiro. Leciona em curso preparatórios para Concurso de Admissão à Carreira Diplomática, de forma ininterrupta desde 2004. É autor do material didático de ensino médio do Sistema Eleva de Ensino. Foi consultor da Multi-Rio no programa Cidade Inteligente. Atualmente é professor da Escola Eleva e da Escola Parque.

 


  

Daniel Araújo

Disciplina: História do Brasil e História Mundial

Daniel de Araújo dos Santos é graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005), realizou pós – graduação em História da África e do Negro no Brasil na UCAM(2007) e cursou o mestrado em História Política e Bens Culturais no CPDOC/FGV entre 2010 e 2012. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea e História das Relações Internacionais.

 


  

Marcus Dezemone

Disciplina: História do Brasil e História Mundial

Marcus Dezemone é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui graduação, mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É professor concursado de História do Brasil República na UFF, desde 2011, e também concursado de História do Brasil na Uerj, desde 2012, na graduação e na pós graduação das duas instituições. É ainda consultor na área de Educação, tanto no setor público quanto no privado. Desde 2006 é professor de História do Brasil e de História Mundial no Clio, atuando a partir daí de forma ininterrupta na preparação para o CACD.

 


  

Isabel Vega

Disciplina: Língua Portuguesa

Professora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Tem licenciatura e bacharelado em Letras e mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora e coordenadora pedagógica aposentada pelo Colégio Pedro II. Atua na área de preparação para concursos, tendo mais de 15 anos de experiência com o CACD.

  


 

Anthony Rosenberg

Disciplina: Língua Inglesa

Australiano-brasileiro, Anthony morou no Brasil durante 24 anos. É professor e tradutor há 20 anos. Além de ter lecionado no curso de graduação da FGV-SP e do Unibero, já ministrou muitos cursos nas áreas de tradução e inglês. Foi tradutor/revisor do BNDES por 7 anos. Anthony é formado em Letras, com especialização em Educação, e mestrado em Língua Inglesa, Linguística e Literatura. Possui certificado e diploma da Cambridge. Nesse momento, reside na Austrália e trabalha para o governo australiano na área de aviação.

 


  

Juan Martín

Disciplina: Língua Espanhola

Juan Manuel Martín – Argentino, 38 anos. Residente no Brasil desde 2015. Bacharelado em Ciências Sociais. Fluente em Espanhol e Inglês e português. -Ênfase em ensino-aprendizagem. Professor de Espanhol e Inglês (Wizard e Plan Idiomas Direcionados). Professor de Espanhol no Clio/Damásio desde 2017. Atuação na área de RH: coordenação de Capacitações e Treinamentos na empresa APEX América (Arg); Recrutamento e Seleção na empresa MANPOWER/ RIO2016. Supervisor de Cerimônias de Premiação Jogos Olímpicos Rio 2016 . Co-diretor Projeto Social “Rugby é Nossa Paixão”.

 


  

Paulo Velasco

Disciplina: Política Internacional

É doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ (IESP-UERJ), possui mestrado em Relações Internacionais pelo Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (IRI – PUC Rio) e graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto de Política Internacional da UERJ e coordenador do Programa de Pós-graduação em Relações Internacionais da mesma universidade (PPGRI-UERJ), onde integra o corpo permanente. Foi Chefe do Departamento de Relações Internacionais da UERJ e Senior Fellow no Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI). Atua, ainda, como professor do MBA em Relações Internacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e professor de Política Internacional do Curso Clio. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Política Externa Brasileira, Política Latino-americana e Integração regional sul-americana. É autor de múltiplos artigos e capítulos de livro na área de Relações Internacionais e entrevistado frequente em diversas emissoras de televisão, rádios e jornais no Brasil e no exterior.