Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 5 a 11 de fevereiro

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

 

Brasil-EUA: Entrada do Brasil no programa “Global Entry”

“Cidadãos brasileiros poderão, a partir de agora, ingressar de forma mais rápida e facilitada nos Estados Unidos pelo programa “Global Entry” (GE). Os interessados já podem fazer sua inscrição pela plataforma do programa. O GE é um programa do governo americano que permite a liberação rápida no controle do passaporte, no momento da chegada aos EUA. Ele é administrado pela Autoridade de Aduanas e Proteção de Fronteiras daquele país (CBP, na sigla em inglês) e dele participam, atualmente, 11 jurisdições.

O trâmite simplificado para viajantes brasileiros nos EUA estimulará contatos empresariais, interação cooperativa e turismo, fortalecendo as relações entre os dois países. A implementação do GE para cidadãos brasileiros foi coordenada pela Casa Civil da Presidência da República e contou com o envolvimento dos Ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e Segurança Pública e da Economia, assim como da Secretaria da Receita Federal e da Polícia Federal.”

Veja a nota oficial aqui


Brasil-EUA: Grupo de Trabalho sobre Direitos Humanos Globais

“O Grupo de Trabalho Brasil-EUA sobre Direitos Humanos Globais reuniu-se hoje em formato virtual. Houve intercâmbio franco e propositivo sobre assuntos bilaterais e multilaterais de direitos humanos. As delegações do MRE e do Departamento de Estado dos EUA discutiram questões relacionadas ao Conselho de Direitos Humanos da ONU, à 3ª Comissão da Assembleia Geral da ONU e outros foros, além de pautas temáticas como o combate ao racismo e a promoção da liberdade de religião. O grupo de trabalho evidencia o compromisso do Brasil e dos Estados Unidos com o estreitamento de laços em área prioritária para ambos os países, tendo por base os valores comuns de promoção e proteção dos direitos humanos e defesa da democracia e das liberdades fundamentais.”

Veja o informativo oficial aqui


Enfrentamento à violência contra migrantes e refugiados – Nota Conjunta MRE-MJSP

“O Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), colegiado que conta com representantes do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE), tem sempre apoiado estratégias de enfrentamento da violência contra migrantes e refugiados no Brasil, em linha com os compromissos internacionais brasileiros. Em reunião plenária de 3 de fevereiro, o CONARE aprovou a criação do Observatório da Violência contra Migrantes e Refugiados, com o objetivo de acompanhar denúncias e procedimentos relacionados ao tema e apoiar a elaboração de políticas públicas para seu enfrentamento. Nessa linha, o CONARE estabeleceu, como primeira atribuição do Observatório, o acompanhamento dos casos de violência contra membros da comunidade congolesa no Brasil, em especial o caso do cidadão congolês Moïse Mugenyi Kabagambe, vítima de crime hediondo recentemente ocorrido no Rio de Janeiro.”

Veja a nota oficial aqui


Brasil-México: Conversa sobre preparativos para a V Comissão Binacional

“O Ministro Carlos França recebeu hoje (08/02) o embaixador do México, José Ignacio Piña Rojas. Conversaram sobre os preparativos para a V Comissão Binacional Brasil-México, prevista para abril, na cidade do México, que passará em revista os temas da relação bilateral. No encontro, abordaram a ampliação da cobertura do Acordo de Complementação Econômica nº 53, com vistas à isenção tarifária para mais produtos do comércio bilateral. Conversaram também sobre a aproximação entre o Mercosul e a Aliança do Pacífico, bloco atualmente presidido pelo México e integrado também por Chile, Colômbia e Peru.”

Veja o informativo oficial aqui


Posse do Dr. Rodrigo de Bittencourt Mudrovitsch no cargo de juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos

“Itamaraty saúda a posse do Dr. Rodrigo de Bittencourt Mudrovitsch no cargo de juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos (mandato 2022-2027). A solenidade foi realizada hoje na sede do tribunal, em São José da Costa Rica. A eleição do Dr. Rodrigo Mudrovitsch reflete o compromisso brasileiro com o Sistema Interamericano de Direitos Humanos e com a promoção e a proteção dos direitos humanos em nossa região. Trata-se da terceira vez que um brasileiro ocupa assento no tribunal, instituído pela Convenção Americana sobre Direitos Humanos de 1969, em funcionamento desde 1979. A presença de um brasileiro entre os sete juízes que compõem o tribunal contribuirá para aproximar a comunidade jurídica nacional do Sistema Interamericano de Direitos Humanos. Nesse espírito, o Itamaraty e a secretaria da Corte IDH iniciaram diálogo com vistas à organização de sessão ordinária do tribunal no Brasil, em 2022.”

Veja a nota oficial aqui


Eleição de Vanusia Nogueira à Direção-Executiva da Organização Internacional do Café

“Vanusia Nogueira foi eleita hoje, por consenso, ao cargo de Diretora-Executiva da Organização Internacional do Café (OICAFÉ) para mandato de cinco anos. Será a primeira mulher a dirigir a Organização e sucederá, a partir do dia 1º de maio, ao também brasileiro José Dauster Sette, atual Diretor-Executivo da OICAFÉ.

A OICAFÉ reúne países responsáveis por 98% da produção e 67% do consumo mundial de café. Adota como missão promover o fortalecimento do setor cafeeiro global e sua expansão sustentável, além de servir como plataforma para a discussão de aspectos técnicos e comerciais do café, inclusive na esfera privada. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café, com 35% da produção e 32% de participação no mercado internacional (dados da OICAFÉ para a safra 2019/2020), além de ser o segundo maior mercado consumidor.”

Veja a nota oficial aqui


Brasil-Ucrânia: Aniversário de 30 anos do estabelecimento de relações diplomáticas

“Brasil e Ucrânia celebram hoje, 11 de fevereiro de 2022, o aniversário de trinta anos do estabelecimento das relações diplomáticas. Como indicativo da importância das relações bilaterais entre os dois países, pouco tempo após o estabelecimento de relações diplomáticas, foram abertas embaixadas residentes, da Ucrânia em Brasília, em 1993, e do Brasil em Kiev, em 1995. Desde que o governo brasileiro reconheceu a independência ucraniana, em dezembro de 1991, Brasil e Ucrânia mantiveram múltiplos contatos de alto nível entre seus mandatários. Em 2009, os dois países estabeleceram parceria estratégica, com importantes desdobramentos nos setores espacial, de defesa e saúde. O comércio bilateral, equilibrado nas vendas de lado a lado, praticamente triplicou, em 2021, na comparação com o período inicial das relações diplomáticas, na década de 1990.”

Veja a nota oficial aqui


Brasil no CSNU | Reforma do Conselho de Segurança da ONU

“Esta semana foram retomadas as sessões das negociações intergovernamentais (IGN) sobre a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU). Na ocasião, o Brasil defendeu a necessidade de um processo de negociações mais transparente e mais adequado a sua finalidade, bem como a adoção de texto único que sirva de base para as discussões entre os Estados Membros. O Brasil advogou pela ampliação do número de membros tanto permanentes quanto não permanentes no CSNU, a fim de garantir representatividade, legitimidade e eficácia ao órgão por meio de uma distribuição geográfica mais equânime. Como membro do G-4, o Brasil apoia a criação de mais 6 vagas permanentes no CSNU, destacando que, atualmente, regiões como África e América Latina e Caribe não possuem assento permanente no Conselho. As rodadas de negociação das IGN devem prosseguir ao longo do primeiro semestre de 2022.” Leia o discurso do Brasil na íntegra: https://bit.ly/3sqwiaN

Veja o informativo oficial aqui


Lançamento Funag: “30 anos de brasileiros no Japão”

“A obra “30 anos de brasileiros no Japão” é uma coletânea de textos em que acadêmicos, membros da comunidade, autoridades e diplomatas compartilham suas experiências e discutem desafios e oportunidades para a comunidade brasileira no Japão. Com prefácio de Eduardo Saboia, Embaixador do Brasil no Japão, o livro ressalta a dimensão humana do relacionamento bilateral, a qual influencia os aspectos político, estratégico e econômico das relações nipo-brasileiras.”

Faça o 𝘥𝘰𝘸𝘯𝘭𝘰𝘢𝘥 gratuito da obra aqui


 

Argentina sela adesão à nova Rota da Seda da China e espera receber aportes de US$ 23,7 bi

A Argentina e a China aprofundaram neste domingo a sua cooperação estratégica, com a assinatura de um memorando de entendimento para a adesão argentina à Iniciativa Cinturão e Rota da China, plataforma para investimentos chineses em ferrovias, portos e rodovias em todo o mundo conhecida como “a nova Rota da Seda”. O anúncio aconteceu após uma reunião em Pequim entre os presidentes Xi Jinping e Alberto Fernández, às margens dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim. “Tive um encontro cordial, amigável e frutífero com Xi Jinping, presidente da China. Concordamos em incorporar a Argentina ao Cinturão e à Rota da Seda”, disse Fernández em uma rede social após a reunião.  “É uma excelente notícia. Nosso país obterá mais de US$ 23 bilhões de investimentos chineses para obras e projetos”.” (O Globo)

Clique aqui para ver a notícia completa


Sem Merkel, Macron busca se projetar com Ucrânia às vésperas da eleição na França

“A dois meses da eleição presidencial na França, Emmanuel Macron resolveu concentrar esforços em uma crise a mais de 2.000 quilômetros de distância de seu país, o conflito que opõe a Rússia a potências do Ocidente sob o temor de uma invasão da Ucrânia. Sem Angela Merkel no comando da Alemanha, interlocutora mais próxima de Vladimir Putin nos 16 anos em que os dois mandatários coincidiram no poder, coube ao presidente francês buscar assumir o papel de porta-voz dos interesses da Europa ocidental em diálogos em Moscou, na segunda (7), e Kiev, nesta terça-feira (8). Sua tentativa de se cacifar com a projeção internacional adotando o papel de mediador da crise, às vésperas de concorrer a um segundo mandato —ele lidera as pesquisas, com cerca 25% das intenções de voto contra 18% da segunda colocada, Marine Le Pen—, se contrapõe à retórica mais agressiva do presidente americano Joe Biden.” (Patricia Pamplona e Thiago Amâncio, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Não há discussão sobre ampliação do Brics, diz Itamaraty após pedido da Argentina

“Dias depois de o presidente da Argentina, Alberto Fernández, ter pleiteado a inclusão do país no Brics (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Itamaraty afirmou que não vê espaço para discussão no grupo sobre sua eventual ampliação. “O Brics é um grupo informal de coordenação e cooperação entre cinco países emergentes significativos, que representam 53% da população, 24% do território e 24% do PIB mundiais. Não há um ‘acordo constitutivo’ do agrupamento, dada sua natureza informal, portanto não há processo estabelecido oficialmente para a entrada de novos membros”, afirmou a pasta em resposta a questionamentos enviados pela Folha. “Não há no grupo, no momento, discussão sobre sua eventual ampliação”. Em recente viagem a Moscou e Pequim, Fernández pediu ao presidente da Rússia, Vladimir Putin, e ao líder chinês, Xi Jinping, apoio para o ingresso da Argentina no Brics.” (Ricardo Della Coletta e Marianna Holanda, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Chifre de África enfrenta maior seca em 40 anos, com 13 milhões de pessoas famintas

“A região do Chifre da África está enfrentando as piores condições de seca desde 1981 e deixando 13 milhões de pessoas famintas na Etiópia, no Quênia e na Somália. O alerta está sendo feito pelo Programa Mundial de Alimentos, PMA, e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef. Em Genebra, o porta-voz do PMA, Tomsom Phiri, acaba de voltar do Quênia e contou, nesta terça-feira, que ficou impressionado com o que viu. O representante do PMA explicou que os criadores de gado estão vendo seus animais morrer em larga escala e segundo Phiri, os rebanhos estão morrendo de sede e de fome. Por três vezes consecutivas, as temporadas de chuva falharam. Sem plantações e sem rebanhos, muitas famílias acabam tendo que abandonar suas casas e os conflitos entre as comunidades já aumentaram. Segundo o PMA, a “situação pede ação humanitária imediata e apoio consistente para que as comunidades estejam resilientes no futuro”.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Criação de Estados palestino e israelense não oferece oportunidade de “plano B”, diz Guterres

O secretário-geral das Nações Unidas disse que “não existe plano B” para o objetivo de dois Estados: um israelense e outro palestino “vivendo lado a lado em paz” dentro de fronteiras anteriores a 1967, com Jerusalém como capital compartilhada. António Guterres falou na abertura da primeira reunião anual do Comitê sobre o Exercício dos Direitos do Povo Palestino, em Nova Iorque. Ele destacou que é preciso que se ativem com urgência “os esforços coletivos para resolver o conflito e acabar com a ocupação”, de acordo com as resoluções da organização, do direito internacional e dos acordos bilaterais. O apelo a ambos os lados é que alarguem os atuais contactos para as questões políticas subjacentes. Guterres pediu o fim de medidas unilaterais e ações ilegais que estimulam o conflito. Ele destacou que “a incitação à violência não levará a lugar algum e deve ser rejeitada por todos”.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Líderes mundiais lançam plano de US$ 23 bilhões para acabar com pandemia

“Líderes de todo o mundo anunciaram, nesta quarta-feira, uma campanha para conseguir US$ 23 bilhões e Acelerar o Acesso a Ferramentas da Covid-19, ou ACT, na sigla em inglês. O objetivo é acabar com a pandemia ainda neste ano de 2022. O projeto ACT busca ultrapassar as diversas desigualdades que os países de rendas baixa e média enfrentam contra o coronavírus. A verba será utilizada para ampliar o acesso a testes, tratamentos, vacinas e equipamentos de proteção pessoal. Segundo a Organização Mundial da Saúde, OMS, o dinheiro é necessário com urgência para que agências em vários países tenham a capacidade de implementar medidas essenciais de combate à pandemia e em especial, à variante Ômicron. Durante o lançamento da campanha, em Nova Iorque, o secretário-geral da ONU disse que está otimista com a possibilidade de a pandemia acabar ainda este ano.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Relatório sobre contraterrorismo cita piora em países africanos e inclui Moçambique

“O Conselho de Segurança debateu a ameaça à paz e segurança internacionais representada pelo Daesh, grupo terrorista conhecido como Isil. O 14º relatório do secretário-geral, apresentado nesta quarta-feira, destaca que o perigo colocado pelo grupo e seus afiliados continua significativo. O documento apresentado pelo subsecretário-geral Vladimir Voronkov, menciona a situação criada por elementos afiliados ao Daesh na província moçambicana de Cabo Delgado e na fronteira com a Tanzânia. O documento indica que houve um aumento de ataques violentos esporádicos contra civis em áreas mais remotas, apesar de reveses na sequência da presença de tropas estrangeiras. No entanto, o grupo “parece deslocado em vez de derrotado, e seus combatentes continuaram a se reagrupar em células menores e mais autônomas”.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Unodc faz recomendações para combate às drogas na América Latina e Caribe

“O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, lançou a Visão Estratégica para a América Latina e o Caribe 2022-2025 em Bogotá, na Colômbia. Além da diretora-executiva da entidade, Ghada Waly, participaram o presidente colombiano, Ivan Duque, e ministros de Estado da região. O documento fornece recomendações para o fortalecimento de esforços para prevenir e combater o crime organizado, drogas e corrupção. O texto é resultado de uma consulta a instituições dos Estados-membros, sociedade civil, academia, organizações regionais, ONU e instituições financeiras internacionais. Representantes de países como México, Panamá e Brasil, também comentaram algumas prioridades com exemplos de ações nacionais e cooperação regional.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Ciclone em Madagascar deixa ao menos 92 mortos e rastro de destruição

“O rastro de destruição do ciclone Batsirai em Madagascar deixou ao menos 92 mortos, segundo cifras oficiais atualizadas pelo Escritório Nacional de Gestão de Riscos e Desastres nesta quarta-feira (9). O número pode aumentar, conforme áreas isoladas sejam acessadas pelo governo e pelos esforços de ajuda humanitária. A tempestade veio do oceano Índico e atingiu inicialmente uma faixa costeira pouco habitada e majoritariamente agrícola de Madagascar, com ventos de cerca de 200 km/h. Depois, atravessou grande parte do país insular até retomar a rota em direção ao mar. “É uma catástrofe”, disse o deputado distrital Brunelle Razafintsiandrofa por telefone à AFP. “A maioria das vítimas morreu no desabamento de suas casas.” Segundo as autoridades responsáveis pela gestão de desastres, mais de 94 mil pessoas foram afetadas e cerca de 60 mil foram deslocadas.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Corte manda Uganda indenizar República Democrática do Congo por invasão

“A Corte Internacional de Justiça decidiu nesta quarta-feira (9) que Uganda deve pagar US$ 325 milhões em indenizações à República Democrática do Congo (RDC) pela invasão do país durante a Segunda Guerra do Congo, entre 1998 e 2003. O valor deve ser quitado em cinco parcelas anuais de US$ 65 milhões cada uma, a começar em setembro deste ano. O total, porém, é bem distante dos mais de US$ 11 bilhões que a RDC havia pedido. Em audiências em abril, o governo de Uganda argumentou que sua economia seria arruinada se o valor fosse concedido, e o tribunal rejeitou a maior parte dos pedidos da RDC, que incluíam uma ampla compensação por danos na economia congolesa. A longa disputa foi levada pela primeira vez ao mais alto tribunal das Nações Unidas em 1999.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Tensão na crise da Ucrânia volta a subir com acusações e exercícios militares

“Após dias de esforços diplomáticos para tentar baixar a tensão entre Rússia e Ocidente, a crise em torno da Ucrânia voltou a ferver nesta quinta-feira (10). Em Moscou, houve uma troca agressiva de acusações durante o encontro do chanceler Serguei Lavrov e a sua colega britânica, Liz Truss. Em Bruxelas, o premiê do Reino Unido falou no “momento mais perigoso da crise” enquanto o Kremlin faz grandes manobras militares ao norte de Kiev, e a Ucrânia disse estar pronta para enfrentar os russos no mar Negro. Até aqui, o ponto alto dos conflitos foi a inusual entrevista coletiva após o tenso encontro entre Lavrov e Truss. O russo, um decano da diplomacia mundial, foi duro: “Estou honestamente desapontado que nós tenhamos tido uma conversa entre um mudo e um surdo. Nossas explicações mais detalhadas caíram em solo despreparado”.” (Igor Gielow, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


ONU pede novo acordo global para acelerar Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

“A Assembleia Geral das Nações Unidas abriu nesta quinta-feira a primeira consulta sobre a Agenda Comum, focando em ações para acelerar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs. O evento de dois dias reúne Estados-membros e organizações civis, além de acadêmicos e jovens. As reuniões foram chamadas pelo presidente da Assembleia Geral, Abdulla Shahid. O chefe das Nações Unidas pediu que seja implementado um novo acordo global para garantir oportunidades iguais, reformar o sistema financeiro global e proteger o clima. Ele ainda destacou que, nos próximos oito anos, será necessário um grande reforço para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Guterres defende que cúpulas bienais entre o G-20, Conselho Econômico e Social e representantes das instituições financeiras internacionais sejam convocadas, reunindo chefes de Estado ou de governo e fortalecendo o papel das Nações Unidas como o principal pilar do sistema multilateral.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Tribunal Penal Internacional recebe denúncia da CPI contra Bolsonaro por crime contra a humanidade

“O Tribunal Penal Internacional (TPI), localizado em Haia, na Holanda, confirmou nesta quarta-feira (10) ter recebido denúncia, enviada pela cúpula da CPI da Covid, que acusa o presidente Jair Bolsonaro de crime contra a humanidade. A denúncia é baseada no relatório final da comissão. Agora, cabe à Corte avaliar se dá ou não andamento às investigações. Encerrada em outubro do ano passado, a comissão de inquérito pediu o indiciamento de 78 pessoas, entre as quais o presidente Jair Bolsonaro e ministros e ex-ministros do governo. As conclusões dos trabalhos foram enviadas para diversos órgãos de investigação nacionais, como o Supremo Tribunal Federal (STF), a Procuradoria-Geral da República (PGR) e o Tribunal de Contas da União (TCU). O documento, traduzido para o inglês e com trechos do relatório final da CPI, foi enviado ao TPI no fim de janeiro. A confirmação do recebimento pelo tribunal foi feita por e-mail ao senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), vice-presidente da comissão de inquérito.” (Marcela Mattos, G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


Total de deslocados internos em Mianmar duplica em um ano e bate a marca de 800 mil

“Em apenas um ano, o total de deslocados internos em Mianmar duplicou, passando agora a mais de 800 mil pessoas que precisaram deixar suas casas devido à insegurança no país asiático. A informação foi apresentada esta sexta-feira pelo porta-voz da Agência da ONU para Refugiados, Acnur. Em Genebra, Matthew Saltmarsh explicou que as condições de segurança estão piorando rapidamente. Segundo o porta-voz do Acnur, não existem sinais de que os conflitos vão diminuir  por isso, a previsão é de que o número de deslocados internos continue subindo nas próximas semanas e meses. Saltmarsh explicou que desde fevereiro de 2021, quando os militares tomaram o poder no país, 440 mil pessoas deixaram suas casas, sendo que o país já tinha, há um ano, 370 mil deslocados internos.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Em Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, ONU pede mais igualdade

As Nações Unidas marcam neste 11 de fevereiro o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Apesar de esforços recentes, elas continuam a ser minoria no meio, no número de ganhadores de Prêmios Nobel e na liderança de empresas de pesquisa e investigação. Em mensagem de vídeo, o secretário-geral afirmou que além de oportunidades de aprendizagem e trabalho iguais, meninas e mulheres devem ver garantido seu direito de desenvolver seu verdadeiro potencial para que sejam “cientistas e agentes de inovação do futuro”. De acordo com António Guterres, essa desigualdade impede que o mundo aproveite enormes talentos e inovações que estão por explorar. Ele realça que é preciso ter a perspectiva feminina para garantir que a ciência e a tecnologia funcionem para todos e, para tal, se pode e deve agir de imediato.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


EUA repetem alertas de guerra iminente, e Rússia diz que relações com Reino Unido estão ‘perto de zero’

“Líderes das principais potências do Ocidente conversaram nesta sexta-feira (11) para tentar encontrar uma saída para a crise que se instalou na Ucrânia, com o temor de uma invasão russa, e os Estados Unidos voltaram a dizer que uma guerra pode acontecer a qualquer momento. Em meio ao aumento das tensões no leste europeu, falaram-se por telefone Joe Biden (EUA), Boris Johnson (Reino Unido), Emmanuel Macron (França) e Olaf Scholz (Alemanha), além dos chefes de Estado da Polônia, Itália e Canadá, bem como o secretário-geral da Otan, a presidente da Comissão Europeia e o presidente do Conselho Europeu. Enquanto isso, o conselheiro de Segurança Nacional de Biden, Jake Sullivan, voltou a falar, sem citar evidências específicas, que a Rússia já reuniu forças suficientes para lançar uma ofensiva militar, que segundo ele poderia ocorrer antes mesmo do fim das Olimpíadas de Inverno, em Pequim, que terminam no próximo dia 20.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Biden congela US$ 7 bi do Afeganistão nos EUA e quer usar verba com indenizações do 11/9

“O presidente americano Joe Biden publicou um decreto nesta sexta-feira (11) que congela US$ 7 bilhões de propriedade do banco central afegão que estão depositados em Nova York, no Federal Reserve, o banco central americano. Desde a retomada do país asiático pelo Talibã e a fuga de autoridades políticas e financeiras que antes comandavam o país, o grupo extremista reivindicou os ativos. Sanções antiterrorismo, porém, impediram que o grupo participasse de transações financeiras nos EUA. Além disso, grupos de parentes das vítimas do atentado terrorista de 11 de setembro de 2001 vêm processando o Talibã e outros grupos extremistas nos EUA -e vencendo à revelia, já que os réus não comparecem ao tribunal. Até esse novo passo dado por Biden, os resultados desses julgamentos eram simbólicos na prática, já que não havia como cobrar os réus pelos danos pelos quais foram condenados.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


O que há de novo nos investimentos chineses na América Latina e no Caribe?

“No início do século 21, a China está se posicionando como potência mundial, baseando sua política externa em seu crescimento econômico dinâmico, em seus objetivos de “desenvolvimento pacífico” e em seu movimento acelerado em direção a um processo profundo de reconversão produtiva e tecnológica. Neste contexto, as relações com a América Latina e o Caribe são de particular interesse porque são mercados que demandam seus bens e serviços, seus fabricantes e tecnologias, no âmbito de estratégias de internacionalização e ganhos em competitividade global. Como resultado, as relações comerciais, financeiras e de investimento com a ALC têm aumentado, com algumas particularidades durante a última década.” (Virginia Papini, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *