Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 28 de agosto a 3 de setembro

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

.

Retirada de cidadãos brasileiros do Afeganistão

“O governo brasileiro concluiu, com êxito, a retirada do Afeganistão de dois nacionais brasileiros, bem como de suas famílias, que haviam solicitado auxílio do Itamaraty para deixar aquele país. Na última quinta-feira, um dos brasileiros, acompanhado de cinco familiares afegãos, foi evacuado para a Espanha, após gestões realizadas pelo Itamaraty junto aos governos da Alemanha e da Espanha. Em 29 de agosto, foi possível transportar o segundo nacional e seus seis familiares afegãos até o Paquistão, em operação terrestre conduzida pela Embaixada do Brasil em Islamabad em coordenação com o governo paquistanês.”

Veja a nota oficial aqui


América Latina: Ministro Carlos França recebe o Secretário-Geral da ALADI

O Ministro Carlos França recebeu, no dia 30 de agosto, o Secretário-Geral da Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), Sergio Abreu Bonilla. O Secretário-Geral do MRE (Ministério das Relações Exteriores), Embaixador Fernando Simas, e os responsáveis por temas econômico-comerciais e de integração regional também se reuniram com o líder da Associação. Sediada em Montevidéu, a ALADI desempenha papel histórico para a integração regional, por abranger extenso acervo de acordos comerciais, como o do Mercosul. Em virtude dos acordos firmados na instituição, o livre-comércio é uma realidade na maior parte da América do Sul.

Veja o informativo oficial aqui


Brasil-Chile: Reunião do Ministro Carlos França com o Chanceler chileno

“O Ministro Carlos França recebeu em 31 de agosto, no Palácio Itamaraty, o Ministro das Relações Exteriores do Chile, Andrés Allamand. Na ocasião, as autoridades repassaram a ampla agenda bilateral e conversaram sobre questões regionais e internacionais. Após a reunião, assinaram novos Ajustes Complementares ao Acordo de Cooperação Científica, Técnica e Tecnológica, com vistas à implementação de projetos nas áreas de Defensoria Pública, Inovação e Competitividade, bem como Clima e Saúde.

Em 2020, o Brasil foi o principal parceiro comercial do Chile na América Latina e o Chile foi o 2º principal parceiro comercial do Brasil na América do Sul. O fluxo de investimentos bilaterais é intenso, beneficiando as economias e as sociedades dos dois países.”

Veja o informativo oficial aqui


Formatura da Turma 2020-2021 do Instituto Rio Branco

No dia 1º de setembro, foi realizada, no Palácio Itamaraty, a cerimônia de formatura dos alunos da Turma Embaixador José Jobim do Instituto Rio Branco (IRBr), com a participação virtual do Presidente Jair Bolsonaro e a presença do Ministro Carlos França. A turma 2020-2021 do IRBr, que se formou nessa ocasião, é composta por vinte diplomatas brasileiros e sete estrangeiros, de Angola, Argentina, Cazaquistão, Moçambique, Paraguai, Peru e Timor Leste. O vídeo da cerimônia na íntegra pode ser visto em www.youtube.com/watch?v=mMa8r4Tnv7k e o discurso do Ministro está disponível para leitura em www.gov.br/mre/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/discursos-artigos-e-entrevistas/ministro-das-relacoes-exteriores/discursos-mre

Veja o informativo oficial aqui


Diplomacia da Saúde: Entrada de brasileiros em Portugal

“O Itamaraty recebeu com satisfação a notícia de que Portugal flexibilizou ontem as condições de entrada de brasileiros, inclusive para turismo. Mais um importante passo na normalização de ingresso em países europeus. Os brasileiros precisarão apresentar comprovante de teste PCR com 72h de antecedência ou antígeno feito até 48h do embarque. Não serão necessários quarentena nem comprovante de vacinação.”

Veja o informativo oficial aqui


Brasil-G20: Diálogo global com o B20 Itália

O Secretário de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do MRE e Sherpa brasileiro no G20 participou nesta quarta-feira (01/09) do evento “Diálogo Global com o B20 Itália”, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a presidência italiana do The Business 20 (B20) – fórum de diálogo oficial do G20 com a comunidade empresarial global. “O evento possibilitou intercâmbio entre representantes de empresas brasileiras e italianas, o governo brasileiro e a presidência italiana do B20 sobre grandes temas da agenda internacional em discussão no G20. O Sherpa brasileiro abordou a reforma da OMC e os esforços do Brasil na redução de subsídios que afetam o comércio internacional e o meio ambiente.”

Veja o informativo oficial aqui


Diplomacia da Saúde: Ingresso de brasileiros na Bélgica

“Mais um importante passo na normalização de ingresso em países europeus: o Itamaraty recebeu com satisfação a notícia de que a Bélgica flexibilizou, a partir de ontem (1º de setembro), a entrada de brasileiros, inclusive para turismo. A Bélgica reconhecerá o certificado emitido pelo Conecte SUS, em inglês, atestando a vacinação completa com os imunizantes Pfizer, Moderna, AstraZeneca ou Janssen pelo menos 14 dias antes do embarque.”

Veja o informativo oficial aqui


Secretário-Geral do MRE recebe a nova coordenadora da ONU Brasil

“O SG-MRE, Embaixador Fernando Simas Magalhães, recebeu hoje a nova coordenadora residente das Nações Unidas, Silvia Rucks, responsável pela supervisão de todas as agências e programas da ONU no Brasil. Discutiu-se a importância das reformas de modernização da estrutura da ONU. O SG-MRE enfatizou que para o Brasil é fundamental fortalecer a autoridade da Assembleia Geral, órgão de representação igualitária, inclusiva e democrática de todos os Estados membros. O SG-MRE também saudou a mobilização das agências da ONU, que têm apoiado medidas governamentais para o enfrentamento da pandemia de COVID19 e respondido às demandas de instituições nacionais por cooperação técnica e humanitária.”

Veja o informativo oficial aqui


FUNAG publica nova obra sobre Geopolítica

Nesta semana, a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG) publicou o livro “Os fundamentos da geopolítica clássica: Mahan, Mackinder, Spykman”. “Organizada por Braz Baracuhy, a obra reúne textos que resgatam o pensamento desses autores, cujos escritos permanecem centrais para compreender aspectos da realidade internacional de hoje. O livro busca sublinhar a importância da geopolítica como instrumento analítico indispensável aos que buscam compreender a complexidade das relações internacionais contemporâneas. Download gratuito em: funag.gov.br/biblioteca. A versão impressa será publicada em breve.”

Veja o informativo oficial aqui

.

EUA concluem retirada das tropas do Afeganistão após 20 anos de ocupação

“As tropas americanas deixaram o Afeganistão na segunda-feira (30), segundo o governo dos Estados Unidos, que corria contra o tempo para concluir a retirada de diplomatas, militares, aliados e colaboradores até a data limite de 31 de agosto. Com a partida dos últimos voos do aeroporto internacional de Cabul, tem fim a mais longa ocupação da história americana. O presidente americano, Joe Biden, disse em um comunicado que a missão de retirada encerrou duas décadas de presença militar dos EUA no Afeganistão e fez uma homenagem aos 13 soldados mortos em um atentado terrorista no aeroporto de Cabul na semana passada.” (Fabio Manzano, G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


UE tira EUA e Israel de lista de países sem restrição para viajantes na pandemia

“Com o aumento do número de infecções por coronavírus, a União Europeia (UE) recomendou a seus países-membros que retirem Estados Unidos e Israel da lista de nações cujos cidadãos estão autorizados a fazer, sem restrições, viagens não essenciais ao território do bloco durante a pandemia. Em comunicado emitido nesta segunda-feira (30), o Conselho da UE lista também outros quatro países que deixam de figurar na relação criada para regulamentar e flexibilizar as fronteiras e a reabertura do turismo: Kosovo, Montenegro, Líbano e Macedônia do Norte.” (AFP e Reuters/Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Biden ignora fiascos e cita China para defender ‘sucesso extraordinário’ no Afeganistão

“O presidente dos EUA, Joe Biden, fez um pronunciamento nesta terça (31) para marcar o fim da saída das tropas americanas do Afeganistão, o que foi definido por ele como um ‘sucesso extraordinário e histórico’. ‘Esta decisão não é apenas sobre o Afeganistão, mas encerrar uma era de grandes operações militares para reconstruir outros países’, disse o democrata. ‘O mundo está mudando. Estamos engajados em uma séria competição com a China. Estamos lidando com desafios com a Rússia, confrontados com ataques virtuais e proliferação nuclear. A principal missão de um presidente não é proteger a América das ameaças de 2001, mas das ameaças de 2021 e de amanhã’.” (Rafael Balago, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Talibã diz querer manter relações diplomáticas com EUA e o mundo

“Após os Estados Unidos encerrarem a retirada de tropas do aeroporto de Cabul, o porta-voz do Talibã, Zabihullah Mujahid, afirmou que o Afeganistão quer manter boas relações com os americanos e o resto do mundo. Os talibãs tomaram o controle do aeroporto internacional Hamid Karzai após a retirada americana e comemoraram o fim da ocupação americana com tiros para o alto. ‘Parabéns ao Afeganistão. Esta vitória pertence a todos nós’, afirmou Mujahid em uma entrevista no aeroporto na capital Cabul. O porta-voz afirmou que o Talibã quer ter ‘boas relações com os EUA e o mundo’, mas fez um alerta: ‘A derrota dos EUA é uma grande lição para outros invasores e para nossas gerações futuras’.” (G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


Oposição na Venezuela rompe boicote e diz que vai participar de eleição regional

“Os principais partidos de oposição da Venezuela, reunidos num grupo batizado de G4, anunciaram nesta terça-feira (31) que participarão das eleições regionais de 21 de novembro, quando o país escolherá novos governadores e prefeitos. A decisão quebra um boicote a eleições por parte dos opositores que vinha desde 2017, quando o regime de Nicolás Maduro, por meio de um pleito com várias irregularidades, impôs ao país uma Assembleia Constituinte, contraposta à Assembleia Nacional.” (Sylvia Colombo, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Líder palestino e ministro israelense se reúnem e falam de economia, mas não de paz

“Israel e Palestina tiveram conversas oficiais de nível mais alto em anos no domingo (29), quando o ministro israelense da Defesa, Benny Gantz, reuniu-se com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas. A conversa aconteceu em Ramallah, sede do Executivo palestino. Segundo fontes do governo israelense ouvidas pelas agências de notícias Reuters e AFP, no entanto, não houve discussão sobre o processo de paz, paralisado há mais de sete anos.” (AFP e Reuters/Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


União Europeia faz plano para evitar que afegãos cheguem a suas fronteiras

“A União Europeia (UE) fará “todo o possível” para evitar que a atual situação no Afeganistão se traduza em uma nova onda de refugiados em seu território ou na retomada de ações terroristas, afirma comunicado divulgado nesta terça (31), após reunião dos ministros de Interior dos 27 países e da Comissão Europeia. A prioridade do bloco europeu será ajudar os afegãos vulneráveis —“principalmente mulheres e crianças”— dentro de seu próprio país. Para isso, a UE deve apoiar instituições internacionais que já atuam na nação da Ásia Central e reforçar o envio de ajuda humanitária.” (Ana Estela de Sousa Pinto, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Governo tenta reagir a pressão internacional e recicla pacote contra desmatamento

“Diante da pressão internacional contra a agenda ambiental do presidente Jair Bolsonaro, os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Joaquim Álvaro Pereira Leite (Meio Ambiente) tentaram rebater as críticas com uma breve apresentação de ações de combate a queimadas e ao desmatamento ilegal na Amazônia. Apesar das declarações antiambientais de Bolsonaro e do histórico de avanço do desmatamento, Ciro disse nesta terça (31) que o ambiente é a “prioridade número um” desde sua chegada ao Planalto. A proposta era anunciar um “novo plano de atuação do governo federal no combate às queimadas”, mas a maioria das medidas já havia sido divulgada em ocasiões anteriores.” (Marianna Holanda e Ricardo Della Coletta, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


‘Jamais faria coalizão com A Esquerda’, diz Merkel, sobre sua sucessão

“A primeira-ministra da Alemanha, Angela Merkel, desceu do muro e marcou posição mais forte nesta terça (31) na campanha eleitoral à sua sucessão, após pesquisas mostrarem que seu partido, a União (CDU/CSU), continua em queda. A eleição parlamentar alemã acontece em 26 de setembro e vai marcar o fim dos 16 anos de governo de Merkel, que no ano passado anunciou sua intenção de se aposentar. “Comigo à frente do governo jamais haveria uma coalizão na qual A Esquerda [partido socialista herdeiro do antigo governo da Alemanha oriental] estivesse envolvida”, disse a política de centro-direita, ao responder a uma pergunta sobre Olaf Scholz, candidato dos sociais-democratas (SPD).” (Ana Estela de Sousa Pinto, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Variante delta é responsável por 100% dos novos casos em Portugal

“Pela segunda semana consecutiva, a variante delta do novo coronavírus foi responsável por 100% das novas infecções em todas as regiões de Portugal. As informações fazem parte do mais recente relatório de diversidade genética do SARS-CoV-2 publicado nesta terça-feira (31) pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, que analisou casos positivos identificados entre 16 e 22 de agosto. O monitoramento periódico das cepas do coronavírus feito pelas autoridades portuguesas vem mostrando como essa variante, identificada primeiro na Índia, passou a ser dominante no país. Portugal identificou os primeiros casos desta cepa em abril.” (Giuliana Miranda, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Cepal prevê crescimento de 5,9% para América Latina e Caribe ainda este ano

“A Comissão Econômica da ONU para América Latina e Caribe, Cepal, divulgou esta terça-feira, sua projeção econômica para a região. Para este ano, a entidade prevê um crescimento de 5,9%, mas para 2022, o cenário previsto é de desaceleração da economia, com expansão de 2,9%. A pesquisa apresentada na sede da Cepal, em Santiago do Chile, ressalta que a crise global de saúde agravou os problemas estruturais da região, como baixa produtividade, falta de investimentos, desocupação, desigualdade e pobreza. Para que a América Latina e o Caribe tenham crescimento sustentável, dinâmico e inclusivo, a Cepal sugere aumento dos investimentos e criação de empregos, com ênfase em setores ambientalmente sustentáveis.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


OMS monitora de perto nova variante “Mu” da Covid-19, surgida na Colômbia

“A OMS explica que está constantemente avaliando os riscos impostos por variantes do SARS-CoV-2, levando em conta a evolução do vírus e mudanças epidemiológicas. Com base nas últimas investigações, a OMS classificou a variante B.1.621 como sendo de interesse e ganhou o nome de “Mu”, por ter “uma constelação de mutações que indicam potencial de escape imunológico”. A agência explica que já foram registrados casos esporádicos em países da América do Sul e também da Europa. Até o fim de agosto, tinham sido identificadas 4,5 mil sequências. Segundo a OMS, a prevalência global da variante Mu é abaixo de 0,1%, mas tem aumentado de forma considerável na Colômbia, com 39% de prevalência, e no Equador, com 13%.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Combates no Iêmen deixam 65 mortos em 48 horas

“Ao menos 65 combatentes morreram em confrontos violentos nas últimas 48 horas entre as forças do governo e rebeldes houthis na província de Marib, no norte do Iêmen, segundo a agência de notícias France Presse. Na semana passada, mais de 100 combatentes morreram na mesma província, que é rica em petróleo e é o último reduto do governo no norte do país. Marib é cenário de confrontos violentos desde fevereiro, quando os rebeldes iniciaram uma ofensiva na região apesar dos apelos de cessar-fogo da ONU e dos Estados Unidos. Eles rejeitaram em março uma proposta de cessar-fogo do governo da Arábia Saudita.” (G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


Em nova tensão, China diz que cooperação com EUA contra crise climática está em risco

“Em mais um capítulo da Guerra Fria 2.0 travada entre as duas potências, o chanceler chinês, Wang Yi, alertou os EUA em uma reunião nesta quarta-feira (1º) que as tensões políticas entre os países poderiam enfraquecer esforços de cooperação na luta contra as mudanças climáticas. Segundo comunicado divulgado pela chancelaria do país asiático, em uma reunião por videochamada Wang disse ao enviado americano para o clima, John Kerry, que os esforços conjuntos de ambos os lados para combater o aquecimento global eram um ‘oásis’. ‘Mas em volta do oásis há um deserto, e o oásis pode ser desertificado muito em breve’, alertou. ‘A cooperação climática China-EUA não pode ser separada do ambiente mais amplo das relações’ entre os dois países. Kerry está em viagem oficial à China.” (Folha de S.Paulo)

Clique aqui para ver a notícia completa


‘Não sei quanto mais aguentaremos’, diz jornalista escondido do Talibã no Afeganistão

“Repórter de uma TV privada em Cabul e com um familiar vivendo no Brasil, ele é um dos milhares de profissionais da imprensa que têm lotado as caixas de entrada de entidades de defesa de direitos humanos desde que o Talibã passou a controlar o governo, no último dia 15. Eles temem retaliações por terem veiculado no passado reportagens críticas ao grupo fundamentalista. Apesar da corrida para obter vistos, vagas em voos e salvo-condutos para a entrada no aeroporto de Cabul, foram poucos os que conseguiram fugir do país – basicamente aqueles que colaboraram com meios de comunicação ocidentais, e mesmo esses não foram resgatados em sua totalidade.” (Flávia Mantovani, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Presidente de El Salvador manobra para aposentar juízes em novo ataque à democracia

“Em mais uma medida amplamente criticada, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, articulou a aprovação de uma lei que impõe a obrigatoriedade da aposentadoria para juízes com mais de 60 anos de idade ou que já tenham cumprido 30 anos de serviço. Com a medida, ao menos um terço dos 690 juízes do país será imediatamente posta em aposentadoria compulsória, segundo informações compiladas pelo jornal El Faro. Magistrados prontamente criticaram a imposição, que caracterizam como inconstitucional. José Alberto Franco, um juiz salvadorenho, disse em pronunciamento coletivo que não cabe aos deputados interferir na carreira judicial e que a medida ‘viola a independência da Justiça’.” (AFP e Reuters/Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Base aérea americana na Alemanha vira refúgio temporário para afegãos

“O horário de trabalho estava chegando ao fim na base aérea dos EUA no sudoeste da Alemanha, e os alto-falantes do imenso espaço começaram a tocar o hino nacional americano. Mais tarde, os alto-falantes voltaram a funcionar, desta vez em árabe, chamando os muçulmanos para as orações do fim da tarde. A gravação em árabe é apenas uma das mudanças espantosas que marcaram as últimas duas semanas na grande Base Aérea Ramstein, na Alemanha. Equipes das Forças Armadas dos EUA, do Departamento de Estado, do Departamento de Segurança Interna e de outros órgãos vêm trabalhando intensivamente para acolher, abrigar, selecionar e enviar milhares de pessoas –cidadãos americanos e afegãos—aos EUA.” (Melissa Eddy, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


OMS diz que 80% dos países africanos não cumprirão meta de vacinação

“O continente africano não vai alcançar as metas de vacinação da Covid-19 estipuladas pela Organização Mundial da Saúde. A agência divulgou um balanço da situação nesta quinta-feira. O objetivo era ter 10% da população mais vulnerável imunizada até o fim de setembro, mas segundo a OMS, apenas nove países já chegaram lá: incluindo África do Sul, Marrocos e Tunísia. A agência destaca que quase 80% das nações africanas não vão cumprir a meta, devido ao ritmo lento na entrega das vacinas. A diretora-regional da OMS, Matshidiso Moeti, declarou que elas ‘precisam de planos exatos para vacinar, rapidamente, milhões de pessoas que ainda enfrentam a grave ameaça da Covid-19’.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Alemanha e OMS inauguram central de inteligência para controle de doenças

“A chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, e o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Ghebreyesus, inauguraram um centro de inteligência para o controle de pandemias e endemias. A meta é preparar e proteger a população dessas ameaças a saúde global. A iniciativa recebeu um investimento inicial de US$ 100 milhões do governo alemão e conta com parcerias de profissionais em diversas disciplinas. Com tecnologia avançada, o centro terá a capacidade de conectar dados, ferramentas e comunidades, levando mais conhecimento para o bem comum.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Ocha prevê piora dramática da situação em Tigray, na Etiópia

“Com a impossibilidade de se levar suprimentos, dinheiro e combustível para o norte da Etiópia, as Nações Unidas estão prevendo “uma piora dramática” da situação humanitária na região de Tigray. Nesta quinta-feira, o coordenador humanitário interino da ONU no país, Grant Leaity, divulgou uma nota informando que 5,2 milhões de pessoas, ou 90% da população de Tigray, precisam receber, com urgência, algum tipo de ajuda. Segundo ele, 400 mil já estão famintos e a entrega de assistência humanitária é essencial para ‘reverter a pior situação de fome do mundo em décadas’.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Premiê japonês anuncia saída abrupta menos de 1 ano após assumir cargo

“O premiê do Japão, Yoshihide Suga, não será mais a figura à frente do Partido Liberal Democrático (LDP), principal sigla do Legislativo japonês. Assim, na prática, o político conservador de 72 anos também abdica da chance de permanecer no cargo de primeiro-ministro da terceira maior economia do mundo. O anúncio de que não buscará a reeleição como chefe do partido governista foi feito por Suga nesta sexta-feira (3), em um movimento abrupto, sem avisos, mas com motivações que parecem bem claras. Nos últimos meses, o premiê viu os índices de aprovação desidratarem —de 60% no início do ano, caíram para menos de 30%—, em grande parte devido às falhas no combate à Covid. Mesmo as Olimpíadas de Tóquio não foram capitalizadas por Suga.” (Folha de S.Paulo)

Clique aqui para ver a notícia completa


Extremista ‘viking’ que invadiu o Capitólio dos EUA assume culpa e faz acordo judicial

“Jacob Chansley, um dos extremistas que invadiram o Capitólio dos Estados Unidos em 6 de janeiro, assumiu a culpa pelo ato e fez um acordo judicial nesta sexta-feira (3), informou a justiça americana. Chansley ficou conhecido por ter usado chifres durante a invasão que interrompeu a votação do Colégio Eleitoral, e ele chegou a ser comparado com um viking por conta da vestimenta. Na imprensa americana ele ficou conhecido como o “Xamã do Qanon” por fazer parte do grupo de extrema direita adepto a teorias da conspiração. Ele foi preso de forma preventiva há quase oito meses, ainda durante as investigações, e terá sua sentença decretada em novembro deste ano.” (G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


Afeganistão: mulheres desafiam o Talibã e protestam por direitos

“Vestidas com burcas e hijabs (véu islâmico), elas não se amedrontaram quando ficaram frente a frente com talibãs. Nas mãos, cartazes com um grito de resistência — um gesto impensável no Afeganistão sob o primeiro regime da milícia fundamentalista, entre 1996 e 2001. “Pelo direito das mulheres de estudarem e de trabalharem em todas as áreas. Nenhum governo pode ser estável sem o apoio das mulheres”, estampava uma faixa escrita em azul e vermelho. Em um cartaz branco, estava escrito à mão: “Não temam, não temam, estamos unidas!”. Aconteceu, ontem, em Herat, a terceira maior cidade do país, a cerca de 810 km a oeste de Cabul.” (Rodrigo Craveiro, Correio Braziliense)

Clique aqui para ver a notícia completa


Emirados Árabes, Uruguai e Bangladesh passam a fazer parte do banco do Brics

“O Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) – criado pelo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em 2015 – anunciou que iniciou a expansão de seu quadro de membros. A intenção vinha sendo amadurecida há dois anos, mas foi formalizada esta semana com a aprovação da admissão de Emirados Árabes Unidos, Uruguai e Bangladesh. “Os novos membros terão no NDB uma plataforma para fomentar sua cooperação em infraestrutura e desenvolvimento sustentável”, disse o presidente do banco, que tem sede em Xangai, Marcos Troyjo. “Continuaremos a expandir o número de membros do Banco de maneira gradual e equilibrada”, informou o brasileiro.” (Célia Froufe, O Estado de S.Paulo)

Clique aqui para ver a notícia completa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *