Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 20 a 26 de novembro

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

 

Brasil-China: 8ª Reunião da Subcomissão Econômico-Comercial da COSBAN

“Foi realizada, esta semana, a 8ª Reunião da Subcomissão Econômico-Comercial da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN). Foram discutidos os principais temas da agenda econômica bilateral e internacional. Destacaram-se a promoção e a facilitação do comércio bilateral, a diversificação das exportações do Bandeira do Brasil para Bandeira da China e o incremento dos investimentos chineses no Brasil nos setores de infraestrutura de transportes, indústria manufatureira, desenvolvimento sustentável e energias renováveis. Trataram, também, da coordenação no G20 e no BRICS e da preparação para a próxima reunião ministerial da OMC (MC-12), sobretudo subsídios à pesca, à indústria e à agricultura, bem como facilitação de investimentos e comércio e saúde.”

Veja o informativo oficial aqui


Brasil-República Dominicana: Reunião entre os ministros de Estado

“O Ministro Carlos França manteve hoje (19/11) videoconferência com o Ministro das Relações Exteriores da República Dominicana, Roberto Álvarez. Conversaram sobre temas bilaterais, aprofundamento da cooperação técnica e negociações entre o Mercosul e a República Dominicana. Os ministros também compartilharam visões sobre temas regionais e fóruns multilaterais, como a OEA e a Conferência Ibero-Americana. A República Dominicana assumiu a presidência pro-tempore da Conferência e sediará sua próxima reunião.

Brasil e República Dominicana celebram 110 anos do estabelecimento de relações diplomáticas. Os ministros aproveitaram a ocasião para reforçar os sólidos vínculos de amizade e cooperação que unem nossos povos.”

Veja o informativo oficial aqui


II Fórum de Ministros da Aliança para a Liberdade de Religião ou Crença

“O Ministro Carlos França participou hoje do II Fórum de Ministros da Aliança para a Liberdade de Religião ou Crença (IRFBA). O evento virtual reuniu representantes de países membros do grupo, para avaliar seus resultados e discutir prioridades futuras. A IRFBA é uma rede de países que visa à proteção e promoção da liberdade de religião ou crença. Em linha com sua identidade plural e diversa, o Brasil foi membro fundador da iniciativa, em 2020. O grupo tem hoje 33 países membros, além de 4 países amigos e 2 entidades observadoras.”

Veja o informativo oficial aqui


Brasil-Paraguai: Reunião entre os Presidentes Jair Bolsonaro e Marito Abdo

“O Ministro Carlos França acompanhou o Presidente Jair Bolsonaro em reunião hoje com o Presidente da República do Paraguai, Marito Abdo. A regularidade dos contatos mantidos entre os dois presidentes atesta o alto nível do diálogo e a amizade entre Brasil e Paraguai. Os presidentes e ministros discutiram os principais temas da relação bilateral, incluindo as oportunidades da Usina Itaipu nas áreas de energia e aquicultura. Também conversaram sobre obras de infraestrutura, segurança na fronteira, comércio e investimentos.”

Veja o informativo oficial aqui


Brasil-Angola: Visita do Ministro da Justiça angolano ao Brasil

“O Secretário-Geral das Relações Exteriores, Embaixador Fernando Simas Magalhães, recebeu hoje o Ministro da Justiça de Angola, Francisco Manuel Monteiro de Queiroz. Este ano, comemoramos 46 anos de relações diplomáticas entre Bandeira do Brasil e Bandeira da Angola. A cooperação jurídica é intensa no plano bilateral e no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.”

Veja o informativo oficial aqui


Brasil apresenta oferta para adesão ao Acordo sobre Contratações Governamentais

“O Brasil apresentou, hoje, aos membros do Acordo sobre Contratações Governamentais (GPA, na sigla em inglês) da Organização Mundial do Comércio (OMC) sua oferta revisada de acesso a mercado. Trata-se de sinal da prioridade atribuída pelo governo brasileiro ao processo de acessão ao instrumento, bem como da importância para o Brasil do Sistema Multilateral do Comércio, em contexto em que se busca seu fortalecimento em preparação para a XII Conferência Ministerial da Organização (30/11 – 03/12/21). A adesão do Brasil ao GPA está em linha com recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) relativas ao aumento da transparência, ao fomento da concorrência no âmbito nacional e ao combate a práticas anticompetitivas em licitações públicas.

O GPA é um tratado plurilateral no âmbito da OMC, do qual fazem parte 48 países e territórios aduaneiros autônomos*, que constituem, em conjunto, um mercado de contratações públicas estimado em US$ 1,7 trilhão anual. O pedido de adesão do País ao GPA foi feito em maio de 2020.”

Veja a nota oficial aqui


Eleição do Brasil na INTERPOL

“O Governo brasileiro celebra a eleição do Delegado de Polícia Federal Valdecy de Urquiza e Silva Junior ao cargo de Vice-Presidente para as Américas do Comitê Executivo da Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL), para o mandato 2022-2024. A eleição foi realizada hoje entre os membros da INTERPOL, durante a 89ª Assembleia Geral da instituição, em Istambul, Turquia.

A eleição do Delegado Urquiza decorre de intenso trabalho realizado, de maneira coordenada, entre o Itamaraty, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Polícia Federal. A delegação brasileira à reunião, chefiada pelo Diretor-Geral da Polícia Federal, Delegado Paulo Maiurino, foi integrada por diplomatas brasileiros e policiais federais. O resultado demonstra reconhecimento da atuação engajada do Brasil no enfrentamento do crime organizado transnacional.”

Veja a nota oficial aqui


Reunião de Ministros e Ministras das Relações Exteriores da XXVIII Cúpula Ibero-Americana

“O Secretário-Geral das Relações Exteriores, Embaixador Fernando Simas Magalhães, chefiou a delegação brasileira à Reunião de Ministros e Ministras das Relações Exteriores da XXVIII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada hoje (26/11), em São Domingos, República Dominicana. Os Ministros discutiram desafios mundiais, como mudança do clima, desigualdade social e dificuldades de acesso a produtos e serviços de saúde, em especial às vacinas contra a COVID-19. Em consonância com o lema da XXVIII Cúpula Ibero-Americana, “Juntos por uma Ibero-América justa e sustentável”, foi adotada declaração a respeito dos esforços envidados pelos países da região para promover a recuperação econômica pós-pandemia.”

Veja a nota oficial aqui


Lançamento Funag: Cadernos do CHDD – Número 38

“A FUNAG lança o n° 38 dos “Cadernos do CHDD”, que trata da presença diplomática brasileira no Prata entre 1849 e 1852 e da I Conferência Internacional dos Estados Americanos, que teve início em 1889. Este número dá seguimento à série sobre a diplomacia brasileira no Prata, mas agora com foco nos anos finais do trabalho de Rodrigo de Souza Silva Pontes em Montevidéu, entre 1849 e 1852. Na presente edição, o CHDD dá início, ainda, à divulgação dos documentos das conferências interamericanas, transcrevendo a correspondência da I Conferência Internacional dos Estados Americanos (Washington, 1889-1890), a qual pôs em marcha um processo de gradual avanço das instituições e regras para o convívio interamericano e representou, para o Brasil, um dos primeiros desafios à diplomacia republicana.”

Faça o 𝘥𝘰𝘸𝘯𝘭𝘰𝘢𝘥 gratuito da obra aqui


Evento Funag: Seminário “O Brasil na Antártica: balanço de quatro décadas”

“O seminário, realizado nos dias 22 e 23 de novembro em formato híbrido, reuniu autoridades e pesquisadores no Brasil, na Antártica e no Canadá, que interagiram de maneira direta e em tempo real ao longo das atividades. Ressalte-se o ineditismo da iniciativa, que possibilitou a participação ao vivo de militares e cientistas brasileiros atuando na Estação Antártica Comandante Ferraz.”

Veja a íntegra do evento aqui


Lançamento Funag: “O Sistema do Tratado da Antártica: Instrumentos Normativos”

“Em comemoração aos 40 anos de história do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR) e da primeira operação brasileira no continente (realizada no verão austral 1982-1983), o Itamaraty e a FUNAG lançam a Coleção Antártica. Desde os anos 1980, o Brasil tem realizado pesquisas no continente e participado das reuniões das Partes Consultivas do Tratado, um ator importante com interesses na manutenção da paz e da segurança na Antártida e no seu entorno, que fica próximo do território nacional, bem como na produção científica e na preservação do meio ambiente antártico. Este primeiro volume reúne os principais instrumentos normativos do Sistema do Tratado da Antártida (STA), com a finalidade de preservar a memória jurídica e diplomática a respeito dos temas antárticos e de estimular o debate sobre as contribuições brasileiras para as atividades da comunidade internacional na Antártida.”

Faça o 𝘥𝘰𝘸𝘯𝘭𝘰𝘢𝘥 gratuito da obra aqui


Lançamento Funag: Cadernos de Política Exterior – Número 10

“A FUNAG publica a décima edição dos Cadernos de Política Exterior, revista editada pelo seu Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI). A presente edição, que marca o cinquentenário da Fundação, reúne discursos e artigos de autoridades, diplomatas e acadêmicos sobre relações internacionais e a política externa brasileira.”

Faça o 𝘥𝘰𝘸𝘯𝘭𝘰𝘢𝘥 gratuito da obra aqui

 

Ortega anuncia saída da OEA após repúdio às eleições na Nicarágua

“Depois do repúdio às eleições presidenciais na Nicarágua pela maioria dos países da América, o presidente Daniel Ortega decidiu retirar seu país da Organização dos Estados Americanos (OEA), que acusou de manter “atitudes de ingerência” contra seu regime. O ministro das Relações Exteriores da Nicarágua, Denis Moncada, informou na sexta-feira em Manágua que o Governo iniciou sua saída do organismo americano “instruído pelo presidente constitucional da Nicarágua, comandante Daniel Ortega Saavedra”, que é uma resposta às acusações de ilegitimidade democrática dos resultados das eleições presidenciais. O regime explicou que a saída da OEA se dá sob o amparo do artigo 67 da Convenção de Viena, que estabelece o procedimento oficial a ser seguido quando um país decide se retirar de um tratado internacional que ratificou.” (Carlos Maldonado, El País)

Clique aqui para ver a notícia completa


Retomada de restrições anti-Covid provoca onda de protestos na Europa

“Depois de duas noites de protestos violentos contra restrições para combater a Covid na Holanda, confrontos entre manifestantes e policiais chegaram à Bélgica na tarde deste domingo (21). Milhares de pessoas se reuniram ao redor da Gare du Nord, em Bruxelas, para protestar contra o que veem como restrições à liberdade: o uso obrigatório de máscaras a partir de 10 anos de idade e a volta ao trabalho em casa quatro dias por semana, se possível. Ambas as medidas passam a valer nesta segunda (22). Segundo o governo belga, as restrições visam evitar sobrecarga no sistema de saúde e mortes desnecessárias. Em nota, os organizadores do protesto dizem que as determinações “não constituem uma solução estrutural para os serviços de saúde”.” (Ana Estela de Sousa, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Arma hipersônica chinesa disparou míssil sobre mar do Sul da China

“Um dos testes de armas hipersônicas que a China fez em julho incluiu um avanço tecnológico que permitiu que o país disparasse um míssil ao se aproximar do alvo viajando a pelo menos cinco vezes a velocidade do som —capacidade que nenhuma nação havia demonstrado até hoje. Cientistas do Pentágono foram pegos de surpresa pela conquista chinesa, que permitiu que o veículo hipersônico deslizante, uma espaçonave manobrável capaz de transportar uma ogiva nuclear, disparasse outro míssil em pleno voo sobre o mar do Sul da China, segundo pessoas informadas sobre esses fatos. Especialistas militares estão analisando os dados do teste para tentar entender como a China dominou essa tecnologia. Eles também discutem o objetivo do projétil, que foi disparado pelo veículo hipersônico sem um alvo claro e caiu na água.” (Demetri Sevastopulo, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


EUA correm para tirar ‘enorme vantagem’ da China na África

“O chinês Guancha noticiou a breve turnê africana do secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, enfatizando uma reação do ministro do exterior da Nigéria, Geoffrey Onyeama (com a imagem abaixo). Ao ser questionado pela imprensa americana sobre as “críticas a seu governo por depender dos empréstimos chineses”, ele falou: “Bem, não pegamos emprestado à toa e buscamos ser extremamente prudentes. Na realidade, nossa relação dívida-PIB é muito boa e ficamos de olho nisso. A realidade também é que o governo percebeu que para se industrializar tinha que colocar a infraestrutura em pé, e vimos uma grande oportunidade com os chineses.” A viagem passou ainda pelo Quênia e terminou no Senegal. E é no Senegal que acontece na semana que vem, sublinhou o Guancha, o Fórum para a Cooperação Sino-Africana, que reunirá ministros da China e de quase todas as nações do continente.” (Nelson de Sá, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Gangue haitiana libera 2 de 17 missionários estrangeiros feitos reféns, diz organização

“Dois dos 17 missionários americanos e canadenses feitos reféns por uma gangue no Haiti no último mês foram libertados, disse em nota a Christian Aid Ministries, organização que levou o grupo para o país. De acordo com a polícia local, os reféns foram sequestrados em 16 de outubro pela gangue haitiana 400 Mawozo, que pediu resgate de US$ 1 milhão (R$ 5,61 milhões) por pessoa. O grupo foi capturado na região de Croix-des-Bouquets, a cerca de 13 quilômetros de Porto Príncipe, e é composto por 16 americanos e um canadense. Cinco crianças e seis mulheres estão entre as pessoas raptadas. Entre os sequestrados, está, ainda, um bebê de oito meses. Os outros adolescentes e crianças levados têm 3, 6, 14 e 15 anos de idade, segundo o governo. ​A Christian Aid Ministries não divulgou informações sobre quem foi libertado ou quando e como se deu o resgate.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Atirador do Hamas mata um e fere três em ataque na Cidade Velha de Jerusalém

“Um membro do Hamas matou uma pessoa e feriu outras três em um ataque com arma de fogo na Cidade Velha de Jerusalém na manhã deste domingo (21). O atirador foi morto em seguida pela polícia. Os disparos feriram gravemente dois civis, e um deles morreu no hospital. Eliyahu Kaye, 25, tinha acabado de chegar ao país vindo da África do Sul. Ele morreu “enquanto ia ao trabalho”, segundo o órgão que administra o Muro das Lamentações, local de oração mais sagrado dos judeus. Imediatamente após o ataque, vários policiais foram posicionados na Cidade Velha, onde o corpo do atirador permaneceu por um longo período no chão. Dois agentes tiveram ferimentos leves.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Militares e líderes civis no Sudão chegam a acordo para recolocar premiê no poder

“Militares do Sudão anunciaram que vão restituir o primeiro-ministro Abdalla Hamdok no poder e libertar todos os presos políticos após semanas de protestos no país. Sob um acordo assinado com o general Abdel Fattah al-Burhan, Hamdok vai liderar um governo civil de tecnocratas por um período de transição. O premiê havia sido posto em prisão domiciliar depois de os militares tomarem o poder por meio de um golpe, em 25 de outubro, atrapalhando uma transição democrática acordada após a derrubada de Omar al-Bashir em 2019, movimento que encerrou três décadas de governo autocrático. O acordo enfrenta oposição de grupos pró-democracia que exigem um governo totalmente civil desde que Bashir foi deposto. Além disso, há um forte sentimento de indignação em razão da morte de dezenas de manifestantes nas últimas semanas.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Países em conflito e ditaduras constroem realidade paralela na Expo 2020

“Na Belarus, o consumo e a produção de chocolates não param de crescer. No Líbano, há oportunidades de trabalho para os jovens. A Somália é um campo aberto para investimentos na pesca, aproveitando sua imensa costa. Mianmar é uma sociedade diversa, em que minorias convivem de forma harmoniosa. É desta forma que diversos países que costumam frequentar o noticiário de forma negativa se apresentam na Expo 2020, exposição internacional aberta em outubro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com término previsto para março do ano que vem. Na semana passada, o evento recebeu a visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Realizadas a cada cinco anos, as Expos são grandes feiras em que os países competem pela atenção do público em pavilhões, frequentemente com uso de tecnologia e efeitos visuais. A de 2020 foi adiada em um ano devido à pandemia de coronavírus, mas manteve o nome original.” (Fábio Zanini, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Cadetes se vestem de nazistas e provocam repúdio na Colômbia

“Alunos de uma escola de formação de policiais na Colômbia se vestiram de nazistas durante um evento cultural na quinta (18), em um episódio que provocou mal-estar diplomático com as embaixadas de Alemanha, Israel e EUA e forçou o presidente Iván Duque a se manifestar publicamente contra o ato. Imagens de um evento na escola Simón Bolívar, no município de Tuluá, no sudoeste da Colômbia, no qual os alunos utilizaram a iconografia nazista, foram divulgadas nas redes sociais da polícia. Oficialmente, a instituição organizou o ato como uma espécie de “semana da Alemanha”, para promover “intercâmbio cultural” entre os cadetes. Mas em vez de abordar a Alemanha moderna, a escola acabou promovendo o período nazista sem qualquer critério.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Novo presidente do Chile não terá maioria no Congresso

“O novo presidente do Chile, seja ele o pinochetista José Antonio Kast ou o esquerdista Gabriel Boric, que disputarão o segundo turno, não deve ter uma maioria consolidada no Congresso no início da legislatura, em março de 2022. Com 100% dos votos apurados pelo Servel (Serviço Eleitoral), os resultados da eleição divulgados nesta segunda (22) mostram que a Câmara e o Senado terão uma mudança de forças, marcada pela mesma renovação vista na disputa presidencial. Pela consolidação dos dados, uma diferença de pouco mais de dois pontos percentuais separaram o primeiro e o segundo colocados no pleito: segundo os resultados oficiais, o ultradireitista Kast teve 27,9% dos votos, contra 25,8% do deputado Gabriel Boric. A surpresa da votação foi a terceira colocação para o economista de direita Franco Parisi (12,8%), que fez toda a campanha virtualmente, dos EUA.” (Sylvia Colombo, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Assembleia Geral adota plano global contra tráfico de pessoas

“A Assembleia Geral da ONU adotou nesta segunda-feira uma declaração política que reúne ações para combater o tráfico de pessoas. A reunião de alto nível destacou o aumento da vulnerabilidade de vítimas durante a pandemia e teve a participação de sobreviventes, que deram seus testemunhos. Na abertura do encontro, o presidente da Assembleia Geral, Abdulla Shahid, lembrou que o crime está conectado com diversos outros problemas que devem ser enfrentados, como lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e ataques cibernéticos. A Assembleia Geral inseriu na declaração do plano global os efeitos causados pela pandemia e o avanço da digitalização. O documento atesta que as vítimas foram expostas ao abandono ou aumento de confinamento, além de acesso reduzido à assistência.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


ECA: Zona de Comércio Livre Continental Africana já atrai investimentos

“Este ano marca a abertura dos mercados da África às normas do acordo da Zona de Comércio Livre Continental Africana. O tratado com a sigla Afcfta prevê isenções de impostos em trocas comerciais, de bens e de serviços além-fronteiras em 54 nações. Apesar da pandemia e de outras questões iniciais, o vice-secretário-executivo da Comissão Econômica das Nações Unidas para África, António Pedro, disse que os primeiros resultados já estão à mostra. “Nós estamos satisfeitos com o progresso que se está a verificar, paulatinamente, em nível do continente. Há países onde por causa de entrada em vigor da zona livre comércio africano já estão a atrair investimentos importantes para a industrialização do continente e isso é importante”.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


A África em transição energética, tecnológica e de mercados

“Vice-chefe da Comissão Econômica da África fala à ONU News a respeito do Fórum de Kinshasa sobre energias renováveis, marcado para este mês, promoção de tecnologias e avanços na zona africana de livre comércio. António Pedro conversou com Eleutério Guevane também sobre o papel da lusofonia com foco na importância do grupo de países no continente ou como parte da cooperação internacional. “Há de se recordar que há cerca de quatro meses o secretário-geral organizou um encontro, uma mesa redonda global sobre as questões de desenvolvimento na indústria extrativa. Um dos participantes foi o presidente da República Democrática do Congo, Felix Tshisekedi, esteve presente e anunciou na altura a realização deste fórum. Nós, a Comissão Econômica das Nações Unidas para África, temos vindo a trabalhar com o governo com vista à realização do fórum”.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Relatores pedem libertação de jornalista que criticou China por surto de Covid

“Um grupo de oito relatores* de direitos humanos pediu a libertação imediata de uma jornalista na China, por razões humanitárias, após afirmar que ela corre risco devido à saúde precária. Zhang Zhan, que é jornalista cidadã, criticou a China após o surto de Covid-19, logo no início da pandemia no país asiático. Em maio do ano passado ela foi detida na cidade de Xangai e condenada a quatro anos de prisão. Autoridades chinesas dizem que a jornalista “criou contendas e provocou problemas” ao publicar um vídeo criticando a forma como o governo chinês tratou o surgimento da pandemia. Ela também foi acusada de espalhar “informação falsa e provocar um sentimento negativo sobre a doença em Wuhan”.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


China nunca buscará hegemonia, diz Xi Jinping a líderes asiáticos

“O presidente da China, Xi Jinping, disse a líderes dos dez países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), em uma cúpula nesta segunda-feira (22), que Pequim não “intimidaria” seus vizinhos regionais menores, em meio à crescente tensão no Mar do Sul da China. As reivindicações territoriais de Pequim sobre o mar chocam-se com as de vários países do sudeste asiático e geraram alarme de Washington a Tóquio. Mas Xi disse que a China nunca buscará hegemonia nem aproveitará seu tamanho para coagir países menores e trabalhará com a ASEAN para eliminar “interferência”. “A China foi, é e sempre será uma boa vizinha, boa amiga e boa parceira da ASEAN”, disse Xi de acordo com a mídia estatal chinesa. A afirmação de soberania da China sobre o Mar do Sul da China colocou-a contra os membros da ASEAN, Vietnã e Filipinas, enquanto Brunei, Taiwan e Malásia também reivindicam suas partes.” (Reuters/CNN Brasil)

Clique aqui para ver a notícia completa


EUA falam em risco iminente de invasão da Ucrânia pela Rússia

“Subindo mais um degrau da crise entre o Ocidente e a Rússia, os Estados Unidos disseram a seus aliados europeus que o presidente Vladimir Putin está pronto para mandar invadir a Ucrânia, se assim o desejar. Tal operação poderia ocorrer em janeiro ou fevereiro, segundo um relato feito na semana passada pela inteligência americana e vazado à agência Bloomberg. Ele coincide com as alegações do secretário de Estado americano, Antony Blinken, de que os EUA temem a repetição de 2014 —quando, reagindo ao golpe que derrubou o governo pró-Moscou em Kiev, Putin anexou a Crimeia e fomentou a guerra civil que fez do leste ucraniano uma terra regida por separatistas. A nova leva de acusações joga água no moinho da crise, que tem outros aspectos em curso, como a disputa entre a Belarus, aliada de Putin, e a Polônia, membro da Otan (aliança militar ocidental) acerca de refugiados e a suspensão da certificação alemã do mais recente gasoduto russo.” (Igor Gielow, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Eleições na Venezuela mantêm hegemonia do chavismo em derrota para oposição fragmentada

“A fragmentada oposição venezuelana sofreu um revés nesta segunda-feira (22), quando os números oficiais das eleições regionais de domingo (21) mostram que o chavismo conquistou 20 dos 23 governos do país, bem como a prefeitura da capital Caracas. O pleito, que foi o primeiro com a participação de observadores internacionais independentes em 15 anos e também marcou o retorno da oposição, ausente desde 2018, teve participação de somente 41,8% dos eleitores. Nas últimas regionais, em outubro de 2017, a participação foi de 61%, segundo os dados oficiais. Já nas eleições parlamentares do último ano, o comparecimento foi de 31%. Em 2015, no último pleito considerado livre, 74% dos eleitores participaram. Entre os estados que agora serão controlados pelo PSUV (Partido Socialista Unido da Venezuela), do ditador Nicolás Maduro, está Táchira, na fronteira com a Colômbia, região sensível entre os dois países e tradicionalmente um reduto da oposição.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


EUA se tornam democracia ‘em retrocesso’ e Brasil tem declínio, destaca levantamento

“Pela primeira vez, os Estados Unidos foram considerados uma “democracia em retrocesso” pela International Idea, organização intergovernamental que publica, anualmente, relatórios sobre democracia e eleições ao redor do mundo. O levantamento publicado nesta segunda-feira (22) também destaca o Brasil com o maior declínio dos parâmetros analisados. De acordo com o documento, a piora da democracia americana está relacionada à segunda metade da Presidência de Donald Trump. A organização ressalta que o país continua sendo “uma democracia de alto nível”, mas pesaram contra os EUA questões envolvendo liberdade civil e controle governamental. O relatório cita, por exemplo, os frequentes ataques de Trump ao sistema eleitoral americano, durante e após o pleito de novembro do ano passado, e “a redução das investigações do Congresso sobre as ações do presidente entre 2018 e 2020”.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Famílias vendem crianças para sobreviver no Afeganistão

“Com uma crise econômica que já dura décadas, fortemente atingido por uma longa seca e com o Talibã de volta ao poder após quase 20 anos, em meados de agosto, o Afeganistão tem vivido dias cada vez mais sombrios. Enquanto o regime ainda busca reconhecimento internacional e, ao mesmo tempo, encara a situação degradante do país, os pobres pagam o preço mais alto. Algumas famílias enfrentam tamanha dificuldade que não têm alternativa a não ser vender os próprios filhos para pagar dívidas. Mohammad Ibrahim, um residente de Cabul, disse à DW que, sem outra opção para quitar um débito que a família tinha e ter a casa queimada, aceitou negociar a filha de sete anos. Conforme um relatório publicado pela Unicef, agência das Nações Unidas responsável por fornecer ajuda humanitária e desenvolvimento a crianças de todo o mundo, “a pandemia de Covid-19, a crise alimentar em curso e o início do inverno agravaram ainda mais a situação das famílias.” (Ahmad Hakimi, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Oposição da Nicarágua denuncia prisão de ex-embaixador crítico de Ortega

“Grupos de oposição denunciaram a prisão de Edgard Parrales, ex-embaixador da Nicarágua na OEA (Organização dos Estados Americanos) e crítico do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, na segunda-feira (22). Parrales, que também foi sacerdote e ministro de Bem-Estar Social do país, apoiou a Revolução Sandinista na década de 1980 que levou Ortega ao poder pela primeira vez. Com a prisão de Parrales, subiu para 41 o número de opositores do governo detidos desde maio, ampliando o movimento de repressão mesmo após a reeleição de Ortega. “Edgard Parrales, ex-diplomata, sequestrado hoje pelo regime Ortega-Murillo, mais um cidadão privado de liberdade por expressar sua opinião”, informou a Unidade Nacional Azul e Branca (UNAB) em uma rede social. Ortega-Murillo é uma referência ao presidente da Nicarágua e sua mulher, Rosario Murillo, que é vice-presidente do país.” (G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


OMS: Europa pode registrar 2 milhões de mortes por Covid-19 até março de 2022

“A Organização Mundial da Saúde, OMS, destacou a importância de medidas firmes para conter o avanço da Covid-19 no continente, que pode chegar a marca de mais de 2 milhões de mortes até março de 2022. De acordo com a entidade, a região registrou aproximadamente 4,2 mil mortes por dia no último mês, dobrando os índices de setembro. O diretor regional da agência, Hans Kluge, reforçou a necessidade de continuar a vacinação, inclusive com doses de reforço onde estiverem disponíveis, e seguir com medidas preventivas, como uso de máscaras e distanciamento social. Segundo a OMS, a presença da variante Delta, altamente transmissível, já é dominante na Europa e é um dos principais fatores no aumento de casos.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Levantamento expõe fragilidade do sistema alimentar a choques de saúde ou clima

“Os países precisam fazer com que os sistemas agrícolas sejam mais resilientes a imprevistos climáticos extremos ou patológicos, como foi o caso da pandemia de Covid-19. Um levantamento da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, divulgado nesta terça-feira, destaca a importância de um preparo a eventos inesperados e de grande impacto. Este é o foco do relatório “O Estado da Alimentação e Agricultura 2021”, com ênfase em como tornar os sistemas de produção de alimentos mais resilientes a choques e a estresses. O documento fornece uma série de recomendações aos governos. Segundo a agência da ONU, cerca de 3 bilhões de pessoas no mundo não podem custear uma dieta saudável. Se um novo choque acontecer, reduzindo as rendas da população em um terço, é possível que mais 1 bilhão passem a esse patamar.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Situação das crianças do Líbano piora de forma dramática, revela Unicef

“O impacto da crise no Líbano na vida das crianças está piorando e uma nova pesquisa mostra que o número de menores famintos está aumentando no país. O Escritório do Fundo da ONU para a Infância, Unicef, em Beirute revelou que muitas crianças também estão trabalhando para apoiar as suas famílias e não estão tendo acesso a cuidados de saúde. O levantamento publicado esta terça-feira indica que as condições pioraram nos últimos seis meses, sendo que mais da metade das famílias libanesas tinham pelo menos uma criança que pulou uma refeição em setembro. Em abril, o índice era de 37%. Além disso, mais de 30% das famílias que participaram da pesquisa confirmaram cortes com gastos na educação. O Unicef entrevistou em outubro as mesmas pessoas que participaram do levantamento feito em abril.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Conferência na Coreia do Sul visa maior uso de tecnologia em missões de paz

“As Nações Unidas realizam em 7 de dezembro a Reunião Ministerial de Manutenção da Paz em Seul na Coreia do Sul. Representantes das áreas das Relações Exteriores, da Defesa, de organizações internacionais se juntarão a acadêmicos e a jornalistas. No total, 700 participantes de 155 países devem discutir temas com realce à tecnologia e maiores recursos médicos. Em entrevista coletiva, em Nova Iorque, o subsecretário-geral para as Operações de Manutenção da Paz disse que as forças internacionais “estão enfrentando desafios cada vez mais assustadores”. Jean-Pierre Lacroix apontou como necessidades maior apoio do Secretariado e dos Estados-membros, temas que reúnem as maiores expectativas da reunião de Seul. A organização tem implantadas 12 operações de paz com 90 mil boinas azuis.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Nações Unidas condenam uso da força em comunidade no Rio de Janeiro

“O Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas defende uma investigação imparcial e independente para se descobrir o que aconteceu de fato no Complexo do Salgueiro, no município de São Gonçalo, Rio de Janeiro. Oito corpos foram encontrados na segunda-feira em um manguezal vizinho, após uma operação policial no local. Nesta terça-feira, em Genebra, a porta-voz do Escritório da ONU foi questionada por um jornalista sobre a situação. Marta Hurtado destacou que o Supremo Tribunal Federal proibiu, em 2020, operações policiais nas favelas do Rio de Janeiro enquanto durar a pandemia de Covid-19. Hurtado lembra às autoridades do Brasil que o uso da força deve ser aplicado somente quando for estritamente necessário e respeitando os princípios da legalidade, necessidade e proporcionalidade.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Sudão: Ministros demitem-se após libertação

“12 dos 17 ministros provenientes das Forças pela Liberdade e Mudança – FLC – decidiram apresentar a demissão após terem sido libertados, assumindo estar contra o acordo assinado entre o primeiro-ministro Abdallah Hamdok e o general Abdel Fattah al-Burhan. As autoridades sudanesas libertaram na segunda-feira 22 de Novembro, vários políticos detidos após o golpe militar de 25 de Outubro. Esta medida foi alcançada após o acordo assinado no passado domingo entre o general Abdel Fattah al-Burhan e o primeiro-ministro Abdullah Hamdok. O primeiro-ministro Abdullah Hamdok, detido e colocado sob vigilância após o golpe, reapareceu em público pela primeira vez no domingo 21 de Novembro. O primeiro-ministro aceitou assinar um acordo de 14 pontos que previa o seu regresso ao poder como primeiro-ministro e a libertação de políticos também eles detidos após o golpe.” (Marco Martins, RFI)

Clique aqui para ver a notícia completa


Empresa faz voo com avião comercial Airbus A340 para a Antártida pela 1ª vez

“Uma empresa aérea portuguesa, a HiFly, fez história ao realizar o primeiro pouso do quadrijato Airbus A340 no continente gelado da Antártida. Liderado pelo comandante Carlos Mirpuri, o A340-300, de matrícula 9H-SOL, pousou na pista gelada de Wolfs Fang, na Antártida, após ter decolado da Cidade do Cabo, na África do Sul. O voo de 2.500 milhas náuticas (4.630 km) foi cumprido em 5 horas e 10 minutos, levando apenas 23 pessoas a bordo, sendo a maioria turistas que pegaram o primeiro voo disponível na temporada de exploração. O pouso trazia seus riscos, já que o aeroporto é de categoria C, o que permite a operação apenas de pilotos experientes que passaram por um treinamento específico no simulador.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


EUA se preparam para retirar Farc de lista de organizações terroristas

“Os Estados Unidos irão remover, na próxima terça-feira (30), as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) de sua lista de organizações terroristas, conforme anunciou um alto funcionário do Departamento de Estado americano à agência de notícias Reuters, nesta sexta (26). A informação já havia sido antecipada pela imprensa dois diantes antes, conforme relatos de fontes do Congresso. A medida virá cinco anos após a assinatura dos acordos de paz do grupo com o governo colombiano. Segundo o anúncio desta sexta, a retirada das Farc da lista será acompanha da inclusão de dois subgrupos da ex-guerrilha colombiana, a La Segunda Marquetalia e a FARC-EP. Espera-se que um anúncio oficial seja feito pelo governo Joe Biden nos próximos dias.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Biden convida Brasil e Taiwan para cúpula da democracia e deixa China de fora

“O presidente dos EUA, Joe Biden, convidou cerca de 110 países, entre eles Brasil e Taiwan, para participar de uma cúpula virtual sobre a democracia nos dias 9 e 10 de dezembro. Entre os participantes estão os principais aliados ocidentais dos americanos, de acordo com a lista divulgada nesta terça-feira (23) pelo Departamento de Estado. A China, que rivaliza com os EUA em uma espécie de Guerra Fria 2.0, não foi convidada, enquanto Taiwan, considerada província rebelde por Pequim, integra a lista. A Turquia, aliada de Washington na Otan (aliança militar ocidental), tampouco aparece entre os participantes.

Do Oriente Médio, somente Israel e Iraque foram convidados, enquanto ficaram de fora aliados árabes tradicionais como Egito, Arábia Saudita, Jordânia, Qatar e Emirados Árabes Unidos. Da Europa, integra a lista a Polônia, apesar das recentes tensões com a União Europeia relacionadas ao respeito ao Estado de Direito, enquanto a Hungria, comandada pelo premiê Viktor Orbán, ficou de fora. Já da África, estão entre os convidados a República Democrática do Congo, o Quênia, a Nigéria e o Níger.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


China: EUA erram ao convidar Taiwan para cúpula sobre democracia

“O governo chinês acusou, nesta quarta-feira (24), o presidente norte-americano, Joe Biden, de cometer “um erro” ao convidar Taiwan para participar de uma cúpula sobre democracia, na qual estarão presentes representantes de 109 nações democráticas. Pequim apelou a Washington que “se mantenha leal ao princípio de ‘uma só China’”, política que reconhece que Pequim reclama Taiwan como sua província, e que “respeite os Três Comunicados”, conjunto de declarações assinadas pelos EUA e pela China para estabelecer as relações entre as duas nações. Apesar de Taiwan ser uma democracia com um governo independente, a China continua a reclamar o território como seu e acusa o Executivo taiwanês de separatismo.

A cúpula será um teste ao juramento de Joe Biden de que faria os Estados Unidos regressarem a uma posição assertiva de liderança global, capaz de desafiar as forças autoritárias da China e da Rússia – nações que não estão incluídas neste encontro virtual, marcado para os dias 9 e 10 de dezembro.” (Agência Brasil)

Clique aqui para ver a notícia completa


Europa vai barrar empresas que levarem imigrantes às suas fronteiras

“Em mais uma reação à crise de imigração nas fronteiras com a Belarus, a União Europeia vai barrar operadoras de viagens e companhias aéreas que se envolverem com o que o bloco chamou de “instrumentalização de imigrantes”. O termo se refere ao afluxo, iniciado em junho deste ano, de milhares de estrangeiros para fronteiras entre a Belarus e a Lituânia, a Letônia e a Polônia, atraídos pela ditadura de Aleksandr Lukachenko, segundo a comissária responsável por imigração na UE, Ylva Johansson. Ela afirma que a Belarus atraiu os estrangeiros com a promessa de que eles conseguiriam cruzar as fronteiras da UE —em viagem à Lituânia em agosto, a Folha ouviu imigrantes que disseram ter escutado esse discurso. Segundo a União Europeia, há hoje 7.500 desses estrangeiros atraídos pela ditadura de Lukachenko nos três países da fronteira oeste do bloco, além de cerca de 8.000 que conseguiram chegar à Alemanha.” (Ana Estela de Sousa, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Grupo ataca com bombas sede do jornal argentino Clarín, em Buenos Aires

“Um grupo de nove pessoas encapuzadas lançou uma série de bombas contra a sede do jornal argentino Clarín na noite desta segunda-feira (22), em Buenos Aires. O atentado foi filmado por câmeras de segurança, que capturaram o momento em que o grupo chega a pé, às 23h05, e lança pelo menos sete coquetéis molotov —tipo de bomba caseira em que se coloca um líquido inflamável dentro de uma garrafa de vidro— contra o prédio de um dos principais veículos do país. As imagens divulgadas pelo Clarín mostram o momento em que os criminosos chegam à rua onde fica a sede do jornal, próximo ao parque Lezama, no bairro de Barracas. Ainda não se sabem as motivações do crime. De acordo com o jornal, investigadores conseguiram identificar impressões digitais em uma das garrafas que não chegou a explodir e o objeto será periciado pela Polícia Federal argentina.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


China fala sobre tenista Peng Shuai pela 1ª vez e diz que caso foi politizado

“O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China criticou, nesta terça-feira (23), o que chamou de “politização” do caso da estrela do tênis Peng Shuai, na primeira manifestação pública do regime sobre as acusações de assédio sexual feitas pela atleta contra um ex-dirigente do país. Questionado em uma entrevista coletiva sobre o impacto da polêmica para a imagem da China, o porta-voz do ministério, Zhao Lijian, respondeu de maneira breve. “Este não é um assunto diplomático”, disse. “Espero que certas pessoas parem de exagerar de maneira maliciosa, de politizar o tema”, afirmou, sem explicar a que pessoas se referia em suas declarações. O paradeiro de Peng tornou-se uma preocupação internacional por quase três semanas depois que ela publicou uma mensagem nas redes sociais afirmando que o ex-vice-premiê da China Zhang Gaoli a havia agredido sexualmente.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Honduras: entre o autoritarismo eleitoral e a recomposição democrática

“Em 28 de novembro, os hondurenhos serão chamados para participar do décimo processo eleitoral geral desde o retorno à ordem constitucional, em 1982. Espera-se que mais de 5 milhões de votantes irão às urnas para escolher as autoridades executivas e legislativas nacionais e municipais, além dos representantes ao Parlamento Centro-Americano. Consequentemente, em janeiro de 2022, um novo governo assumirá os destinos do país. Além de escolher os candidatos, essa eleição é de crucial importância para determinar se Honduras poderá ou não continuar sendo considerado um país governado por um regime democrático representativo. Desde a interrupção irregular do mandato do presidente Manuel Zelaya em 2009, numerosos relatórios, particularmente do projeto Variedades da Democracia, V-Dem, alertaram que o país havia caído na categoria de autoritarismo eleitoral.” (Carlos F. Domínguez, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


ONU Mulheres inicia campanha de 16 dias de ativismo contra violência de gênero

“A ONU Mulheres inicia este 25 de novembro uma campanha internacional contra a violência de gênero para marcar o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. As ações seguem por 16 dias até 10 de dezembro, quando é marcado o Dia dos Direitos Humanos. Desde 1991, essa campanha atua para prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas. Durante a pandemia, os números de violência doméstica dispararam no mundo. Um novo relatório da ONU Mulheres mostra que 2 em cada 3 mulheres relataram sofrer ou conhecer alguém que sofre algum tipo de violência. Apenas 10% denunciaram as agressões. No Brasil, dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos revelam mais de 100 mil casos de violência contra mulher desde então.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Colômbia dá mensagem clara de que vale a pena investir na paz, diz Guterres

“As Nações Unidas estiveram, neste 24 de novembro, na cerimônia do aniversário de cinco anos dos Acordos de Paz na Colômbia. Em visita oficial ao país, o secretário-geral António Guterres afirmou que “num mundo marcado por divisões geopolíticas, guerras intermináveis e multiplicação de conflitos, a Colômbia envia uma mensagem clara de que é hora de investir na paz”. Os acordos colocaram fim a mais de 50 anos de conflito entre tropas do governo colombiano e rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Farc. Para Guterres, o mundo tem agora uma obrigação moral de fazer com que este sucesso seja mantido.

Há cinco anos, o Conselho de Segurança da ONU aprovou o envio de uma Missão de Verificação à Colômbia num acordo de três partes, que incluía um sistema de justiça de transição para vítimas e sobreviventes, a dimensão de gênero e o impacto do conflito sobre as mulheres assim como o papel delas na reconstrução da paz.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Olaf Scholz conclui acordo para suceder Angela Merkel na Alemanha

“”O semáforo está aceso”, disse nesta quarta (23) Olaf Scholz, 63, ao anunciar o acordo que deve torná-lo o sucessor da primeira-ministra Angela Merkel, que há 16 anos governa a Alemanha. Semáforo é o apelido da coalizão entre seu partido, o SPD (social-democrata), os Verdes e o FDP (liberal), e faz referência às cores das três agremiações: vermelho, verde e amarelo, respectivamente. O acordo será votado pelos três partidos, e espera-se que Scholz seja eleito premiê pelos deputados no começo de dezembro. Isso instalará o primeiro governo de coalizão triplo na Alemanha desde o pós-guerra. O social-democrata se prepara para assumir a Alemanha num momento em que os novos casos de Covid-19 chegam a nível recorde desde o começo da pandemia. O combate à doença foi o primeiro ponto de seu discurso, antes mesmo de anunciar o acordo de coalizão.” (Ana Estela de Sousa, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Filho do ditador líbio Muammar Gaddafi é impedido de concorrer à Presidência

“A comissão eleitoral da Líbia proibiu, nesta quarta-feira (24), o filho do ditador Muammar Gaddafi de se candidatar a presidente do país. Desde a remoção de seu pai, assassinado em 2011 durante um levante popular, a Líbia passa por grave instabilidade política, e as eleições agendadas para 24 de dezembro serão fruto de um processo organizado pelas Nações Unidas para tentar pôr um fim ao impasse. Saif al-Islam Gaddafi, 49, é um dos cerca de cem nomes inscritos até aqui como candidatos —mas, por suas raízes, é figura proeminente da lista. Além dele, outros 24 foram barrados pela comissão. Segundo o grupo, Saif al-Islam não é elegível porque foi condenado por um crime em 2015. Na ocasião, um tribunal de Trípoli, capital do país, o condenou à morte por crimes de guerra cometidos durante o levante popular contra seu pai. O filho do ditador também é procurado pelo Tribunal Penal Internacional desde 2011.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Primeira-ministra da Suécia renuncia poucas horas após ser eleita 1ª mulher no cargo

“Cerca de oito horas após ter sido eleita primeira-ministra da Suécia pelo Parlamento do país, a social-democrata Magdalena Andersson renunciou ao cargo nesta quarta-feira (24), em meio a uma disputa sobre o Orçamento. Ela seria a primeira mulher a ocupar o posto de chefe de governo da nação escandinava. Andersson era ministra das Finanças do governo do premiê Stefan Löfven, que renunciou depois de sete anos no cargo. Após dias de negociação, a social-democrata recebeu 117 votos a favor de que ela assumisse o posto e 174 contra, além de 57 abstenções —na Suécia, um candidato ao cargo de chefe de governo não precisa do apoio da maioria no Parlamento, só que a maioria (175 ou mais) não se oponha a seu nome. Na noite de terça (23), no limite do prazo, a economista e ex-nadadora de 54 anos conseguiu um acordo com o Partido de Esquerda, considerado o passo que faltava para que sua coalizão chegasse ao governo.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Rússia e China ampliam cooperação militar para enfrentar os EUA

“Em meio à crise em torno da Ucrânia e à perene tensão entre Pequim e Washington no Oriente, a Rússia de Vladimir Putin e a China de Xi Jinping assinaram uma ampliação em sua cooperação militar visando conter os EUA e seus aliados. Não se trata de uma aliança de fato, mas ambos os países concordaram em expandir seus exercícios estratégicos e patrulhas aéreas em toda a região do Indo-Pacífico. Além disso, foi renovado acordo para que russos auxiliem chineses a monitorar lançamentos de mísseis nucleares contra seu território. O movimento ocorre no momento em que a turbulência no Leste Europeu cresce dia a dia. Nesta quarta (24), tanto o Kremlin quanto Kiev iniciaram exercícios militares em meio a acusações mútuas de provocações visando iniciar uma guerra, que os EUA dizem poder ser iminente.” (Igor Gielow, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Pela primeira vez, artefatos roubados da Etiópia são devolvidos ao país em grande quantidade

“Após um século e meio escondidos em coleções particulares, 13 artefatos roubados da Etiópia finalmente voltaram para casa na esteira de meses de negociações. “A história, os artefatos, indícios de conhecimento indígena, a cultura da antiga civilização de nosso país… foram pilhados na guerra e contrabandeados ilegalmente”, disse Nasise Challa, ministro do Turismo da Etiópia. Os itens, que incluem um cruz de procissão intrincada de treliça, um tríptico ricamente colorido que retrata a crucificação de Jesus e um escudo imperial vermelho de latão enfeitado, são parte do maior ato de restituição da história etíope, disseram autoridades. Os artefatos foram levados em 1868, após a batalha de Magdala entre os impérios britânico e etíope. Em junho, alguns dos objetos haviam sido oferecidos por um vendedor particular descendente de um soldado britânico que lutou em Magdala em um leilão no Reino Unido.” (G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


General Al Raisi, acusado de torturas, é eleito presidente da Interpol

“O general Ahmed Nasser Al Raisi, inspetor-geral do Ministério do Interior dos Emirados Árabes Unidos e alvo de denúncias de torturas na França e Turquia, foi eleito nesta quinta-feira (25) em Istambul presidente da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal). O estatuto da Interpol concede ao presidente um papel sobretudo honorário, e o verdadeiro comandante da organização é o secretário-geral — Jürgen Stock foi reeleito em 2019 pra o cargo, para um segundo mandato de cinco anos. Apesar de o cargo de presidente ser protocolar, vários analistas manifestaram preocupação com a chegada de Al Raisi à presidência da organização. Organizações de defesa dos direitos humanos e legisladores europeus consideram que sua eleição afetará a Interpol.” (G1)

Clique aqui para ver a notícia completa


China promete contra-ataque após novas sanções dos Estados Unidos

“Durou pouco a aparência de polidez entre os Estados Unidos (EUA) e a China, ensaiada na recente reunião entre os presidentes Joe Biden e Xi Jinping por videoconferência. Depois de o governo norte-americana ter inscrito uma dúzia de empresas chinesas na sua lista negra comercial, Pequim deixou, nesta quinta-feira (25) um aviso: reserva-se o direito de responder à altura. As críticas chinesas ao mais recente pacote de sanções dos Estados Unidos não tardaram. A Embaixada da China em Washington acusou o governo Biden de “abusar do poder do Estado para suprimir e restringir empresas chinesas por todos os meios possíveis”. O porta-voz do Ministério chinês dos Negócios Estrangeiros, Zhao Lijian, garantiu que o país dará todos os passos necessários para defender as suas empresas, reservando-se o direito de aplicar contramedidas.” (Agência Brasil)

Clique aqui para ver a notícia completa


Acidente em mina de carvão deixa ao menos 52 mortos na Rússia

“Ao menos 52 pessoas morreram após um acidente em uma mina de carvão na Rússia nesta quinta-feira (25). Pela manhã no horário de Brasília, já noite em Kemerovo, na Sibéria, o governo confirmava 11 mortes, enquanto equipes de resgate tentavam socorrer outras 35 pessoas presas embaixo da terra –nenhuma sobreviveu. Mais tarde, foram confirmados os óbitos de seis resgatistas, elevando o total de vítimas a ao menos 52. Segundo os investigadores, os mineiros sufocaram quando um duto de ventilação ficou cheio de gás, possivelmente por causa de um vazamento. Uma emissora estatal ainda informou que os promotores acreditam que houve uma explosão de metano no local. O trabalho de resgate precisou ser interrompido algumas vezes devido ao risco de explosões.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Macron dá maior honraria da França a Randolfe, líder da oposição a Bolsonaro

“Depois de o presidente francês, Emmannuel Macron, receber Lula (PT) no Palácio do Eliseu, em Paris, com honrarias de chefe de Estado, o governo francês entregará a maior honraria do país ao senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). A comenda Légion d’honneur, a mais alta distinção da França e uma das condecorações mais famosas do mundo​, será entregue ao parlamentar no dia 6 de dezembro. Líder da oposição no Senado, o parlamentar foi o vice-presidente da CPI da Covid e é um dos maiores adversários do governo de Jair Bolsonaro. Além dele, também foram indicadas para receber a honraria a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e a Irmã Rosane Ghedin. Desde 1802, a honraria já foi concedida aos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso, José Sarney e Juscelino Kubitschek, ao escritor Paulo Coelho, a dom Pedro 2º e ao Marechal Rondon, entre outras personalidades brasileiras.” (Mõnica Bergamo, Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Alemanha supera 100 mil mortes por covid-19

“Mais de 100 mil pessoas (110.119) morreram de Covid-19 na Alemanha desde o início da pandemia, informou o Instituto Robert Koch nesta quinta-feira (25), após contabilizar 351 novas mortes nas últimas 24 horas. O órgão também registrou 75.961 novas infecções, um novo recorde diário para a principal economia da zona do euro, que vive um recrudescimento de contaminações sem precedentes. Hospitais em certas regiões já estão enfrentando “sobrecarga aguda” que exige a transferência de pacientes, alertou na segunda-feira Gernot Marx, presidente da federação alemã de médicos de UTI. A situação será um dos principais desafios para a nova coligação de governo anunciada nesta quarta (24), entre sociais-democratas, verdes e liberais, que assume o poder em dezembro.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


Naufrágio no Canal da Mancha leva a troca de acusações entre França e Reino Unido

“Um dia após 27 pessoas morrerem ao tentar cruzar o Canal da Mancha, no maior desastre desse tipo na região desde 2014, quando os dados começaram a ser coletados, o premiê do Reino Unido, Boris Johnson, sugeriu nesta quinta-feira (25) que a França passe a receber todos os migrantes que cruzam a região. A proposta faz parte de um pacote de cinco pontos apresentado pelo britânico para o presidente francês, Emmanuel Macron, por meio de uma carta, posteriormente divulgada no Twitter. Boris quer um acordo bilateral de readmissão para “que seja possível o regresso de todos os migrantes que cruzem o canal de maneira ilegal”. As outras propostas incluem o patrulhamento conjunto dos territórios marítimos na região e o uso de tecnologias mais avançadas. Os governos dos dois países trocaram acusações públicas ao longo desta quinta. À animosidade se somaram pedidos para que outras nações do continente ajudem a mitigar o desafio local.” (Folha)

Clique aqui para ver a notícia completa


ONU pede providências após morte de 27 em travessia no Canal da Mancha

“A Agência da ONU para Refugiados, Acnur, e o Fundo das Nações Unidas para Infância, Unicef, expressaram preocupação após a morte de 27 migrantes no Canal da Mancha. As vítimas buscavam cruzar para o Reino Unido pela rota marítima. O episódio deixou um número recorde de mortes, de acordo com a Organização Internacional para Migrações, OIM. As agências das Nações Unidas chamaram a tragédia de “evitável” e reforçaram que os governos devem priorizar a vida humana. O Unicef ainda destacou o número de crianças e grávidas no episódio e que esse foi um “lembrete gritante” da necessidade de ações coletivas para evitar que os eventos se repitam. Segundo a diretora regional do Unicef para Europa e Ásia Central, Afshan Khan, mais de 740 pessoas morreram cruzando fronteiras no continente desde 2014. Dessas, cerca de 200 tentavam atravessar o Canal da Mancha.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Itália e França reforçam laços perante teste de saída de Merkel para Europa

“Itália e França firmaram um tratado nesta sexta-feira para fortalecer os laços bilaterais e sua coordenação dentro da Europa no momento em que a diplomacia da União Europeia está sendo testada pela partida da chanceler alemã Angela Merkel. O primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, e o presidente francês, Emmanuel Macron, assinaram o novo pacto no Palácio Quirinale em Roma. Mais tarde, uma formação de aviões soltando fumaça nas cores dos dois países percorreu o céu. “O tratado… marca um momento histórico nas relações entre nossos dois países. França e Itália estão consolidando mais nossos laços diplomáticos, comerciais, políticos e culturais”, disse Draghi aos repórteres. A cerimônia de assinatura veio pouco depois de um novo pacto para formação de um governo de coalizão ser acertado na Alemanha, encerrando 16 anos de comando de Merkel, que foi a líder incontestável da Europa e forjou laços especialmente estreitos com sucessivos líderes franceses.” (Crispian Balmer, Reuters/UOL)

Clique aqui para ver a notícia completa


ONU condena ataques em escolas na Somália e em Camarões

“As Nações Unidas condenaram ataques a escolas na Somália e em Camarões nesta semana. Os episódios deixaram dezenas de vítimas entre alunos e professores. O diretor regional do Unicef para a África Oriental e Austral, Mohamed Malick, afirmou que os crimes violam os direitos humanos e que todos os locais frequentados por crianças devem ser seguros. Os bombardeios próximos a uma escola na capital da Somália, Mogadíscio, ocorreram na quinta-feira pela manhã. Segundo agências de notícias, o crime se trata de um atentado suicida que teria como alvo um comboio das Nações Unidas que passava perto da escola. As explosões feriram pelo menos 13 crianças e quatro funcionários, além de ter causado danos às instalações. Nas proximidades, outras oito pessoas morreram. Em Camarões, os ataques aconteceram um dia antes numa instituição no sudoeste do país deixando quatro alunos e um educador mortos. Várias pessoas ficaram feridas.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Unesco adota acordo histórico sobre valores e princípios da inteligência artificial

“Na quinta-feira, a Unesco adotou o primeiro Tratado sobre Inteligência Artificial. O objetivo é guiar a construção da infraestrutura legal para assegurar o desenvolvimento ético desse tipo de tecnologia. A chefe da Unesco, Audrey Azoulay, disse que o mundo precisa de regras sobre a IA para que toda a humanidade seja beneficiada. Com o tratado, surge o primeiro quadro normativo que oferece aos Estados a responsabilidade de aplicar essas normas. Para a Unesco, a inteligência artificial é boa para a humanidade e precisa ter seus riscos reduzidos. A transformação digital também tem que permitir os direitos humanos e o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O texto lembra que os atores de inteligência artificial devem ser a favor dos dados, energia e métodos eficientes de recursos que ajudem a tecnologia a se tornar uma ferramenta importante na luta contra a mudança climática.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Omicron é o nome da nova variante da Covid-19, que tem grande número de mutações

“Especialistas da Organização Mundial da Saúde, OMS, batizaram de Omicron a nova variante da Covid-19 identificada na África do Sul como B.1.1.529. A decisão foi tomada após uma reunião na sede da agência, nesta sexta-feira em Genebra. Segundo a OMS, esta é uma variante de preocupação e estudos preliminares já confirmam que a Omicron tem um número muito maior de mutações que as outras. A OMS explica que ainda são necessárias algumas semanas para se entender o impacto dessa variante. Os pesquisadores querem compreender qual o potencial de transmissão e o impacto nos diagnósticos, tratamentos e até mesmo se as vacinas disponíveis oferecem proteção.

Agências de notícias confirmam que a União Europeia está pedindo a suspensão imediata de todo o tráfego aéreo para países do sul da África. No Brasil, a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, recomendou restrições de voos e de viajantes vindos de nações do continente africano, incluindo África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.” (ONU News)

Clique aqui para ver a notícia completa


Covid-19: EUA e países da Europa, Oriente Médio e Ásia suspendem voos do Sul da África por nova variante

“Os EUA e países da Europa, Oriente Médio e Ásia suspenderam nesta sexta-feira voos de e para países do Sul da África após a descoberta de uma nova variante do coronavírus na África do Sul, que hoje recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) o nome oficial de Ômicron. Os 27 países da União Europeia decidiram suspender essas viagens “temporariamente”. Reino Unido, Israel, Cingapura, Arábia Saudita, Marrocos, Japão, Canadá e outros anunciaram a mesma medida. Cientistas ainda estudam a nova variante, que tem 100 casos confirmados na África do Sul. Ela carrega um número grande de mutações e é “claramente muito diferente” de versões anteriores do vírus, segundo Túlio de Oliveira, professor de bioinformática que dirige instituições de sequenciamento de genes em duas universidades sul-africanas, em uma entrevista coletiva nesta quinta-feira.” (O Globo)

Clique aqui para ver a notícia completa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *