Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 2 a 6 de agosto

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

.


🇧🇷 DIPLOMACIA BRASILEIRA 🇧🇷


Reunião do Presidente Jair Bolsonaro com o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos de Almeida Fonseca

O Presidente Jair Bolsonaro recebeu, no dia 30 de julho, o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos de Almeida Fonseca, em audiência no Palácio do Planalto. O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional de Cabo Verde, Rui Figueiredo Soares, também participaram da reunião.

Os presidentes trataram da ampla agenda bilateral, com vistas a aprofundar a cooperação técnica e educacional e a coordenação política e estratégica entre os dois países, sobretudo na área de defesa e segurança. Discutiram também estratégias para intensificar os fluxos de comércio e de turismo entre Brasil e Cabo Verde, áreas com grande potencial de crescimento.

Veja a nota oficial aqui


Reunião do Presidente Jair Bolsonaro com o Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente Jair Bolsonaro, recebeu, em 2 de agosto, o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, em encontro no Palácio da Alvorada. O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França, e o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva, participaram da reunião.

O encontro permitiu examinar a reativação dos mecanismos de diálogo bilateral, em preparação para a próxima Cimeira Brasil-Portugal e as celebrações do bicentenário da Independência em 2022. Os Presidentes Bolsonaro e Rebelo de Sousa reafirmaram na ocasião a convergência entre Brasil e Portugal nos campos cultural, econômico, comercial e multilateral e reiteraram o compromisso mútuo de promover a recuperação econômica no contexto pós-pandemia.

Veja a nota oficial aqui


Visita do Presidente designado da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-26) ao Brasil

O Vice-Presidente Hamilton Mourão, recebeu, em 4 de agosto, o Presidente designado da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-26), Alok Sharma, em reunião de trabalho no Itamaraty. Foram discutidos os preparativos e as perspectivas para a COP-26, que se realizará em Glasgow, na Escócia, de 31 de outubro a 12 de novembro próximos. Em continuidade ao diálogo que Brasil e Reino Unido mantêm sobre o tema, as autoridades brasileiras e britânicas intercambiaram pontos de vista sobre as metas do Acordo de Paris, estabelecido sob a égide da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

Veja a nota oficial aqui


Diplomacia da Saúde: Chanceleres de Brasil e Dominica conversam por telefone sobre perspectivas de cooperação técnica e resposta à pandemia

O Ministro Carlos França, conversou, em 4 de agosto, por telefone com o Ministro de Negócios Estrangeiros, Negócios Internacionais e Relações com a Diáspora de Dominica, Kenneth Darroux. Os dois chanceleres trataram da agenda bilateral, com destaque para perspectivas de cooperação técnica, resposta à pandemia de COVID-19 e candidaturas a organismos multilaterais.

Com o apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), Dominica organizará missão a instituições brasileiras do setor de saúde, como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), além do Ministério da Saúde, para conhecer a experiência brasileira e estabelecer cooperação no combate à pandemia de COVID-19.

Veja o informativo oficial aqui


Visita do Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, ao Brasil

O Ministro Carlos França manteve, em 5 de agosto, reunião de trabalho e ofereceu almoço, com o Vice-Presidente Hamilton Mourão e o SAE Almirante Flavio Rocha, em homenagem ao Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA Jake Sullivan, que realizou visita ao Brasil. Na ocasião, discutiram temas das pautas bilateral, regional e multilateral, com objetivo de aprofundar e diversificar as áreas de trabalho conjunto e valorizar interesses compartilhados. Abordaram os desafios resultantes da pandemia e outros temas centrais para os dois países, como o desenvolvimento sustentável, a defesa da democracia e dos direitos humanos e as questões de segurança no hemisfério.

Veja o informativo oficial aqui


Diplomacia da Saúde: Ministro Carlos França participa do Fórum Internacional sobre Cooperação em Vacinas contra a COVID-19

O Ministro Carlos França participou, no dia 5 de agosto, do Fórum Internacional sobre Cooperação em Vacinas contra a COVID-19. O encontro teve como objetivo ampliar o acesso a vacinas, sobretudo nos países em desenvolvimento, por meio da distribuição equitativa e da cooperação tecnológica. O evento reuniu ministros de diversas nações em desenvolvimento e representantes de organismos internacionais, entre eles, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, e o Diretor-Geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Veja o informativo oficial aqui


Assembleia-Geral da ONU aprova resolução que relança a Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul

A Assembleia-Geral das Nações Unidas aprovou a Resolução 75/312, intitulada “Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul” (ZOPACAS). O texto foi adotado por consenso, com o copatrocínio de 24 países, entre os quais o Brasil. O documento relança a ZOPACAS na agenda da ONU, no momento em que a atenção da comunidade internacional se volta cada vez mais para a segurança marítima, em particular no Golfo da Guiné.

A ZOPACAS foi criada em 1986, por iniciativa brasileira, por meio da Resolução 41/11, que declarou o Atlântico Sul como zona de paz e segurança, livre de armamentos nucleares.

Veja o informativo oficial aqui

.


🌎 CENÁRIO INTERNACIONAL 🌍


Variante delta do coronavírus se impõe no mundo e faz vários países recuarem de flexibilizações

A variante delta do coronavírus foi descoberta em outubro de 2020 na Índia. Desde então, espalhou-se para uma centena de países, fazendo com que muitos tivessem de recuar na flexibilização das medidas de enfrentamento da pandemia. Ainda pouco predominante no Brasil ―que tinha confirmados 247 casos provocados por esta cepa até a sexta-feira, 30 de julho―, a delta é hoje responsável por cerca de 68% dos casos de covid-19 na Espanha, segundo o relatório do Ministério da Saúde espanhol. A explosão dessa variante ocorreu porque, pelo que apontam os estudos publicados até agora, ela é até 60% mais contagiosa.

Clique aqui para ver a notícia completa


Sob críticas após saída do Afeganistão, EUA anunciam novo programa para refugiados

Sob críticas de que a retirada das tropas militares americanas do Afeganistão abre espaço para a escalada da violência com o avanço do Taleban, o governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda (2) que receberá “milhares e milhares” de refugiados que decidirem deixar o país. Até o momento, cerca de 20 mil afegãos que trabalharam para os militares ao longo dos últimos 20 anos da missão americana no país já pediram asilo nos Estados Unidos.

O anúncio de que os Estados Unidos desmobilizarão suas tropas no Afeganistão em 31 de agosto após duas décadas provocou a maior ofensiva em anos do Taleban, grupo fundamentalista que tenta tomar o controle de regiões inteiras do país.

Clique aqui para ver a notícia completa


Quais são as regras para a entrada de brasileiros na Europa?

O turista brasileiro teve sua entrada vetada em grande parte dos países do mundo devido à alta incidência do coronavírus, à vacinação lenta contra a Covid-19 e à circulação de novas variantes no Brasil. Mas a boa notícia é que alguns países da Europa já reabriram suas fronteiras para turistas brasileiros que estão ou não totalmente vacinados, mesmo que eles não possuam passaporte europeu, visto ou autorização de residência de algum país da União Europeia ou do Espaço Schengen.

França, Finlândia e Suíça são algumas das nações que aceitam a entrada de turistas brasileiros totalmente vacinados. Já a Irlanda permite a entrada de qualquer viajante brasileiro —totalmente vacinado ou não. Outros —como Alemanha, Espanha, Reino Unido, Portugal, Itália e Holanda— aceitam atualmente somente a entrada de pessoas que se encaixam em certas exceções, como cidadãos do país ou de outro membro da União Europeia.

Clique aqui para ver a notícia completa


EUA e Reino Unido acusam Irã de ataque a petroleiro na costa de Omã

Os governos dos Estados Unidos e do Reino Unido disseram neste domingo (1º) acreditar que o Irã é responsável por um ataque a um petroleiro gerido por uma firma israelense na costa de Omã na última quinta-feira (29). Dois membros da tripulação, um cidadão britânico e outro romeno, morreram durante a ação. O governo iraniano nega responsabilidade no episódio. O navio atacado foi o Mercer Street, embarcação de propriedade japonesa que navega com bandeira da Libéria e que é administrado pela firma israelense Zodiac Maritime.

Clique aqui para ver a notícia completa


Ativista bielorrusso desaparecido é achado enforcado na Ucrânia

Shishov tinha 26 anos e dirigia a “Casa Bielorrussa na Ucrânia”, uma ONG de ajuda aos cidadãos de Belarus que fugiram do país, que é comandado pelo “último ditador da Europa”, Alexander Lukashenko. Uma das hipóteses investigadas é de “assassinato camuflado como suicídio”, segundo a polícia ucraniana. Lukashenko governa desde 1994 a ex-república soviética que fica entre a União Europeia e a Rússia e se reelegeu em 2020 em eleições que não foram reconhecidas pela comunidade internacional.

O caso de Vitali Shishov acontece um dia após o incidente com a atleta bielorrussa Krystsina Tsimanuskaya nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ela afirmou ter sido obrigada a abandonar a competição e ameaçada de ser enviada de volta a Belarus depois de criticar a federação de atletismo do país nas redes sociais.

Clique aqui para ver a notícia completa


Conheça o novo presidente do Irã, um ultraconservador acusado de participar de execuções em massa e que pode se tornar o próximo líder supremo

O novo presidente do Irã, Ebrahim Raisi, que assumiu o poder nesta terça-feira (3) foi vitorioso em uma eleição que muitos iranianos consideraram manipuladas: mais de 600 pessoas se inscreveram como candidatas, mas apenas 7 puderam de fato concorrer.

O novo presidente vai suceder Hassan Rohani, que assinou o acordo com a comunidade internacional após 12 anos de crises pelo programa nuclear iraniano. Provavelmente consciente de que precisa unir uma sociedade iraniana dividida no tema das liberdades individuais – no qual Rohani causou decepções-, ele jurou, porém, tornar-se um defensor da “liberdade de expressão”, dos “direitos fundamentais de todos os cidadãos iranianos” e da “transparência”.

Clique aqui para ver a notícia completa


China restringe viagens e suspende emissão de passaportes contra avanço da variante delta

Com um aumento de novos casos de Covid-19 e com transmissão comunitária da variante delta do coronavírus, a China voltou a endurecer restrições, limitou voos e até suspendeu a emissão de passaportes. Local onde foi identificado primeiro o vírus que já matou mais de 4 milhões de pessoas mundo afora, a China foi também um dos países que melhor conseguiram controlar a pandemia, com apenas 4.636 mortos oficialmente, e um dos primeiros a permitir o retorno à vida normal. Agora, o governo voltou a endurecer o cerco em algumas regiões.

Clique aqui para ver a notícia completa


Comunicação inconsistente afeta combate à pandemia no governo Biden

O presidente Joe Biden fez um apelo enérgico aos governadores republicanos da Flórida e do Texas para não obstruírem as medidas de controle da nova onda de coronavírus, que é dominada pela variante delta. Os dois estados concentram um terço de todas as novas infecções nos EUA. Biden demonstrou frustração com a maneira como os republicanos sabotam as mensagens de combate à pandemia, usando o Poder Executivo estadual para bloquear a obrigatoriedade de máscaras ou punindo empresas que exigem comprovante de vacinas.

Clique aqui para ver a notícia completa


A tendência para os pagamentos digitais na América Latina

Em 2020, a América Latina passou por alterações impactantes nos canais para pagamentos em meio à pandemia. As taxas comparativamente menores de penetração do comércio eletrônico, associadas a um mercado com pontos de venda dominado pelo dinheiro físico, geraram uma alteração radical disseminada pela América Latina. A Covid-19 expôs as desvantagens do dinheiro-papel e obrigou milhões de empresas e consumidores a se voltarem para as alternativas de pagamento disponíveis até então.

Clique aqui para ver a notícia completa


OMS pede interrupção de aplicação de doses de reforço de vacina contra Covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) está pedindo uma moratória sobre as doses de reforço da vacina contra a Covid-19 até pelo menos final de setembro, disse o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta quarta-feira (4). A ideia é permitir que pelo menos 10% da população de cada país seja vacinada, disse Tedros. O apelo para interromper a distribuição de doses reforço da vacina contra a Covid-19 é o mais forte já feito pela agência da ONU, à medida que a lacuna entre as taxas de imunização em países ricos e pobres aumenta.

Clique aqui para ver a notícia completa


Mapas mostram que Talibã já retomou metade do Afeganistão com saída dos EUA

O Talibã conquistou mais territórios no Afeganistão nos últimos dois meses do que em qualquer momento desde que o grupo foi retirado do poder, em 2001. O mapa de controle do Afeganistão tem passado por constantes transformações nos últimos 20 anos. Nas imagens a seguir, observamos as mudanças sobre quem controla quais áreas no país. Nas últimas semanas, o Talibã parece encorajado pela saída progressiva das tropas dos EUA e vem tomando muitos distritos das mãos de forças governamentais.

Clique aqui para ver a notícia completa


Por veto a Huawei, EUA acenam com parceria militar do Brasil na Otan

Em nova pressão contra a participação de empresas chinesas no 5G brasileiro, o Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, ofereceu ao governo Jair Bolsonaro apoio para que o Brasil se torne um sócio global da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). A entrada do país no programa de cooperação dentro da aliança militar foi discutida com Sullivan e o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, na manhã desta quinta-feira (5) em Brasília. Sullivan esteve ainda no Palácio do Planalto, para encontro com o presidente Bolsonaro.

Clique aqui para ver a notícia completa


China promove maior expansão de capacidade nuclear de sua história

Setenta e seis anos depois da explosão da primeira bomba atômica contra uma cidade, a japonesa Hiroshima, a China começou um ambicioso programa de expansão de sua capacidade ofensiva com armas nucleares. Potência ascendente, ela ainda está longe de rivalizar ainda com os arsenais da Rússia e dos Estados Unidos, o país que promoveu o ataque pioneiro, relembrado nesta sexta-feira (6).

Clique aqui para ver a notícia completa


Venezuela remove seis zeros de sua moeda e cria o bolívar digital

O Banco Central da Venezuela (BCV) anunciou, nesta quinta-feira (5), a terceira reconversão monetária em pouco mais de uma década. A partir de 1º de outubro, seis zeros da moeda nacional serão eliminados e passará a valer o bolívar digital. O objetivo principal da mudança é promover a recuperação econômica do país, que sofre de hiperinflação há quatro anos e enfrenta uma recessão generalizada. Segundo o BCV, a introdução do bolívar digital não afetará o valor da moeda, nem acabará com o bolívar físico, em notas e moedas.

Clique aqui para ver a notícia completa


Conselheiro dos EUA debate meio ambiente e democracia com chefe do Itamaraty, diz embaixada

O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos Jake Sullivan debateu “apoio à democracia” e temas de meio ambiente com o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, em visita ao país nesta quinta-feira (5). A informação foi divulgada pela embaixada dos EUA no Brasil. O encontro em Brasília, diz a embaixada, também tratou de crescimento econômico e de outros temas da cooperação entre os países. Pela manhã, o presidente Jair Bolsonaro também recebeu Jake Sullivan em audiência no Palácio do Planalto.

Jake Sullivan e o conselheiro do presidente Joe Biden para a América Latina, Juan Gonzalez, também devem se encontrar com governadores da região da Amazônia para dar continuidade às conversas iniciadas pelo enviado especial do governo americano sobre o Clima, John Kerry, na semana passada.

Clique aqui para ver a notícia completa


EUA e Coreia do Sul debatem meios de interagir com Coreia do Norte

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Chung Eui-yong, conversaram sobre quais devem ser os esforços para interagir com a Coreia do Norte, incluindo a possibilidade de ajuda humanitária, disseram seus escritórios nesta sexta-feira (6). Embora os dois países aliados queiram que a Coreia do Norte abdique de suas armas nucleares e encerre seu programa de mísseis, Estados Unidos e Coreia do Sul discordaram algumas vezes na abordagem: o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, está empenhado em forjar elos econômicos entre as duas Coreias, enquanto os Estados Unidos insistem há tempos em ações de desnuclearização como um primeiro passo.

Clique aqui para ver a notícia completa


Grécia e Turquia enfrentam situação crítica pelos incêndios

Com temperaturas entre 40ºC e 45ºC, Grécia e Turquia vivem uma onda de calor excepcional e enfrentam vários incêndios que devoram florestas, casas e empresas. O fogo assola há dias vários lugares da parte leste do Mediterrâneo, abalada pela pior onda de calor em décadas, em um desastre que autoridades e especialistas vinculam à mudança climática.

O vice-ministro da Proteção Civil da Grécia, Nikos Hardalias, informou que 56 dos 99 incêndios declarados na quinta-feira permanecem ativos. Na Turquia, ainda havia 12 focos fora de controle, dos 208 registrados desde o final de julho no sul do país. No total, oito pessoas morreram, e dezenas foram hospitalizadas.

Clique aqui para ver a notícia completa


Alemanha abre investigações por negligência nas inundações

A Justiça da Alemanha, abriu, nesta sexta-feira (6), uma investigação para determinar se o chefe do distrito de Ahrweiler cometeu homicídio por negligência. A região foi afetada em julho por enchentes que mataram quase 200 pessoas. Essas chuvas torrenciais causaram inundações devastadoras no entorno dos rios das regiões de Renânia do Norte-Vestfália e Renânia-Palatinado, devastando muitos municípios, especialmente no vale do Ahr.

As inundações também afetaram a Bélgica, onde 38 pessoas morreram. Ainda neste país, um juiz de instrução investiga possíveis responsabilidades criminais, relacionadas com a falta de precaução e de alertas.

Clique aqui para ver a notícia completa


Em meio a tensões com o Irã, Israel e Hezbollah trocam fogo pelo 3º dia

Israel e Hezbollah ensaiam retomar a guerra que durou um mês em 2006 na mesma região de fronteira ao sul do Líbano e têm trocado fogo desde quarta-feira (4), quando um foguete foi lançado contra os israelenses, ato que não foi assumido por nenhum grupo. Israel reagiu com artilharia e ataques aéreos, que foram revidados pelo Hezbollah nesta sexta.

Os atentados ocorrem em um momento de crescente tensão com o Irã. Na última semana, um petroleiro administrado pelos israelenses foi atingido no Golfo Pérsico, e dois tripulantes, um britânico e um romeno, foram mortos. Teerã negou envolvimento no caso.

Clique aqui para ver a notícia completa


China promete fornecer a outros países 2 bilhões de doses da vacina contra a Covid-19 ainda neste ano

A China vai fornecer 2 bilhões de doses da vacina contra a Covid-19 a outros países do mundo ainda neste ano, anunciou o líder do país, Xi Jinping, segundo a rede estatal de televisão CCTV. A ação é mais uma na chamada diplomacia das vacinas, em que a China e os Estados Unidos, seu principal rival comercial, tentam expandir sua influência sobre outros países por meio do acesso à imunização contra a doença. Ainda não está claro se as vacinas serão doadas pelo governo ou vendidas.

Clique aqui para ver a notícia completa


Líbano vive pior crise econômica em mais de um século

O pequeno país mediterrâneo, ainda assombrado por uma guerra civil de 15 anos que terminou em 1990, está passando por um colapso financeiro que, segundo o Banco Mundial, pode ser classificado como um dos piores do mundo desde meados do século 19. Ele está comprimindo as famílias cujo dinheiro despencou em valor enquanto o custo de quase tudo disparou.

Desde o outono de 2019 no hemisfério Norte (primavera no Brasil), a libra libanesa perdeu 90% do valor, e a inflação anual em 2020 foi de 84,9%. Os preços dos bens de consumo quase quadruplicaram nos últimos dois anos, segundo estatísticas de junho do governo do país. Uma enorme explosão há um ano no porto de Beirute que matou mais de 200 pessoas e deixou grande parte da capital em ruínas só aumentou o desespero.

Clique aqui para ver a notícia completa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *