Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 16 a 22 de julho

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

 

Brasil-Ucrânia: Conversa entre os Presidentes Jair Bolsonaro e Volodymyr Zelensky

“O Presidente da República conversou hoje ao telefone com o Presidente da Ucrânia. O Presidente transmitiu a solidariedade do povo brasileiro e lamentou profundamente as perdas humanas e materiais causadas pelo conflito. O Brasil vem concedendo vistos de acolhida humanitária a pessoas afetadas pelo conflito na Ucrânia. Os que vieram ao Brasil têm-se beneficiado dos laços com os aproximadamente 500 mil ucranianos e descendentes no país, concentrados principalmente no Paraná. O Brasil, que exerce no corrente mês de julho a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, almeja, durante seu mandato, promover o diálogo, com vistas a contribuir para o fim do conflito. O Brasil permanecerá na posição de equilíbrio em relação ao conflito.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1549130454124593154 

Brasil-Bangladesh: Encontro entre Ministros no marco dos 50 anos de relações

“O Ministro das Relações Exteriores recebeu hoje o Vice-Ministro de Relações Exteriores do Bangladesh, no marco dos 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países. O comércio com Bangladesh alcança 1,9 bilhão de dólares. O Vice-Ministro será recebido na Apex Brasil e no Ministério da Agricultura e fez palestra aos alunos do Instituto Rio Branco. Acompanhado de delegação empresarial, visitará também Rio de Janeiro e São Paulo. Com a oitava maior população do mundo, o Bangladesh tem apresentado crescimento econômico, redução da pobreza e melhora nos índices de educação, especialmente de meninas.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1549152440754360321

Brasil no CSNU: Debate aberto sobre Crianças e Conflitos Armados

“O Secretário-Geral das Relações Exteriores, Embaixador Fernando Simas Magalhães, presidiu hoje, 19/7, em Nova York, “Debate Aberto de Alto Nível sobre Crianças e Conflitos Armados” no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O debate foi organizado pela presidência de turno brasileira do Conselho de Segurança e contou com apresentações da Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para Crianças e Conflitos Armados, Virginia Gamba, da Diretora Executiva do UNICEF, Catherine Russell, e do fundador da organização não-governamental “Similar Ground”, Patrick Kumi, que foi vítima de recrutamento por grupo armado no Sudão do Sul aos 15 anos. O debate aberto teve como objetivo examinar a situação em 21 países e na região da bacia do Lago Chade, no que se refere a seis graves violações contra crianças em conflitos armados: recrutamento e uso; assassinato e mutilação; violência sexual; abdução; ataques contra escolas e hospitais; e denegação do acesso humanitário.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-imprensa/debate-aberto-do-conselho-de-seguranca-sobre-criancas-e-conflitos-armados 

Brasil-OPAS: Reunião do Ministro de Estado com a Diretora Carissa Etienne 

“O Ministro Carlos França recebeu, hoje, no Palácio do Itamaraty, a Diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Carissa Etienne. Discutiram a importância de reorganizar as cadeias produtivas no setor de saúde, fortalecendo as capacidades locais e a cooperação entre os países da região. Trataram ainda das negociações internacionais voltadas para aperfeiçoar a prontidão e resposta global contra pandemias. A cooperação do Brasil com a OPAS tem quase um século. A Organização tem papel relevante para a saúde pública brasileira e dos demais países do continente. Durante a gestão da dra. Etienne, que completa 10 anos no cargo, foram avançados temas importantes para o Brasil.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1549461597457989632

Fórum Ministerial sobre Resiliência das Cadeias de Suprimento

“O Ministro das Relações Exteriores participou hoje (20/07) do Fórum Ministerial sobre Resiliência das Cadeias de Suprimento, organizado pelos Estados Unidos. O evento ocorre em momento em que cadeias de suprimentos sofrem os impactos da pandemia do COVID-19 e do conflito na Ucrânia. O chanceler defendeu que as cadeias de suprimento e de valor devem ampliar-se a um maior número de países e destacou o papel que o Brasil pode desempenhar como fornecedor de alimentos, energias limpas, aço e outras manufaturas a todo o mundo. Reforçou o objetivo brasileiro de integração nas cadeias globais de valor e de suprimentos, por meio de acordos e negociações nos níveis bilateral, regional e multilateral, e da adesão à OCDE.”

Veja a Declaração Conjunta sobre Cooperação em Cadeias de Suprimentos Globais

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1549774508118130688

Brasil-Bolívia: Reunião entre os Ministros de Estado

“O Ministro das Relações Exteriores reuniu-se hoje (20/07) com o chanceler da Bolívia à margem da Cúpula do Mercosul, no Paraguai. Trataram de temas de integração física, combate a ilícitos transnacionais, comércio e cooperação jurídica internacional. Acertaram realizar, proximamente, nova reunião da Comissão Mista Brasil – Bolívia em região da fronteira, para avançar no tratamento de temas de interesse comum. O Brasil é o segundo maior parceiro comercial da Bolívia. O comércio bilateral alcançou US$ 2,9 bilhões, com alta tendência de crescimento.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1549910504596033536 

PROSUL: Reunião de Chefes de Estado no Paraguai

“O Ministro das Relações Exteriores participou de evento de Chefes de Estado do Fórum para o Progresso e Desenvolvimento da América do Sul (PROSUL), no Paraguai. No encontro, os países membros adotaram declaração pelo enfrentamento do crime organizado transnacional na região. O chanceler reiterou a importância do PROSUL como espaço de diálogo entre democracias, voltado a resultados concretos em prol do desenvolvimento socioeconômico e bem-estar dos países membros.”

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1550138071445868550

MERCOSUL: LX Reunião do Conselho do Mercado Comum

“Em preparação à Cúpula de chefes de Estado, ocorreu, no Paraguai, a LX Reunião do Conselho do Mercado Comum, que contou com a presença do Ministro das Relações Exteriores, bem como seus homólogos nos demais estados partes do Mercosul. Os Ministros das Relações Exteriores do Mercosul anunciaram a conclusão das negociações do Acordo de Livre Comércio (ALC) Mercosul-Singapura. Ministros do país asiático participaram virtualmente do anúncio. Singapura é parte de 27 ALCs. As negociações foram lançadas em 2018. Trata-se do primeiro acordo do Mercosul com um país do sudeste asiático. Sua implementação permitirá mais abertura da economia brasileira e sua inserção nas cadeias globais de valor. O acordo cobre mais de 15 temas que incluem comércio de bens e serviços, serviços financeiros, investimentos, propriedade intelectual, medidas sanitárias e fitossanitárias, compras governamentais, barreiras técnicas ao comércio, defesa comercial, entre outros. O acordo também promoverá a atração de investimentos. Singapura tem cerca de US$ 625 bi em investimentos externos.”

Veja a Nota Conjunta do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Economia sobre a conclusão das negociações do ALC

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1549885941220868096 

MERCOSUL: LX Cúpula de Chefes de Estados do Bloco e Estados Associados

“O Ministro das Relações Exteriores participou hoje (21/07) da LX Cúpula do Mercosul e estados associados, junto a altas autoridades de Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname. O Presidente da República, em vídeo, falou sobre as perspectivas brasileiras para o Mercosul, sobretudo o papel da integração regional em um cenário internacional de volatilidade e incerteza, e sobre a importância de seguir com a agenda de modernização do bloco. A Cúpula marcou a transferência da presidência “pro tempore” do bloco do Paraguai ao Uruguai, que deverá coordenar os trabalhos ao longo do segundo semestre de 2022. A presidência de turno paraguaia foi marcada pela aprovação da redução de 10% da Tarifa Externa Comum (TEC). Na agenda de negociações externas, concluiu-se a negociação do Acordo de Livre Comércio com Singapura. Além disso, avançaram as negociações para a ampliação dos acordos com Israel e Índia e a revisão jurídica do acordo de associação com a UE.

Em matéria social, os estados partes do Mercosul aprovaram o Acordo sobre Medidas Protetivas para Mulheres em Situação de Violência de Gênero, que estabelece medidas para o combate ao feminicídio e proteção das mulheres, aplicáveis a todos os países do bloco. O Mercosul também buscou assimilar novos temas à agenda do bloco, como infraestrutura regional e agropecuária sustentável, que foi objeto de seminário e declaração presidencial.”

Veja a Nota Conjunta do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Economia sobre a Revisão da TEC

Veja o informativo em: https://twitter.com/govitamaraty/status/1550187464182087680 

MERCOSUL: Documentos adotados por ocasião da LX Cúpula de Chefes de Estado e da LX Reunião do Conselho Mercado Comum

“Reunidos no dia 21 de julho de 2022, na cidade de Assunção, Paraguai, no âmbito da LX Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, precedida, no dia anterior, pela LX Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum, os governos da República Argentina, da República Federativa do Brasil, da República do Paraguai e do Estado Plurinacional da Bolívia avaliaram o estado atual do processo de integração regional. Renovaram o compromisso do Mercosul com o fortalecimento da democracia, o estado de direito e o respeito aos direitos humanos, e ressaltaram a importância da agenda social e cultural do bloco na geração de cenários que beneficiem cidadãs e cidadãos.”

Veja a nota oficial com os documentos em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-imprensa/mercosul-2013-documentos-adotados-por-ocasiao-da-lx-cupula-de-chefes-de-estado-do-mercosul-e-estados-associados-e-da-lx-reuniao-ordinaria-do-conselho-mercado-comum 

Brasil na ONU: Reeleição do Brasil à Comissão de Consolidação da Paz

“Em 21 de julho, o Brasil foi reeleito ao Comitê Organizacional da Comissão de Consolidação da Paz da Organização das Nações Unidas para mandato no biênio 2023-2024. A eleição do país por aclamação atesta as credenciais do Brasil para contribuir à paz e à segurança internacional. O Brasil foi ator importante nas negociações que resultaram, em 2005, na criação da Comissão de Consolidação da Paz e, desde 2010, está presente ininterruptamente no órgão. Desde 2007, preside a configuração Guiné-Bissau da Comissão, tendo sido o primeiro país em desenvolvimento a presidir uma configuração específica do órgão. Para o Brasil, a paz duradoura exige atenção à relação de interdependência entre segurança e desenvolvimento, bem como a busca por soluções políticas inclusivas e sustentáveis, adaptadas aos desafios de cada situação particular.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-imprensa/reeleicao-do-brasil-a-comissao-de-consolidacao-da-paz

Eleição do Brasil para a presidência do Grupo de Supridores Nucleares (2023-2024)

“Em 15 de julho, o Brasil recebeu a anuência dos governos participantes do Grupo de Supridores Nucleares (“Nuclear Suppliers Group” – NSG) para presidir o Grupo em 2023-2024. O NSG é um regime de controle de exportações constituído para promover a coordenação de políticas nacionais de seus 48 governos participantes no controle de transferência de bens e tecnologias sensíveis na área nuclear, com o objetivo de garantir que estas sejam usadas para fins exclusivamente pacíficos. Membro do Grupo desde 1996, a eleição do Brasil por seus pares do NSG evidencia as credenciais do país no controle de exportações de bens sensíveis e de uso dual na área nuclear.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-imprensa/eleicao-do-brasil-para-a-presidencia-do-grupo-de-supridores-nucleares-2023-2024 

  

Haiti: ONU alerta sobre agravamento da violência de gangues em Porto Príncipe

“O Escritório de Direitos Humanos da ONU está profundamente preocupado com o agravamento da violência dentro e ao redor da capital haitiana Porto Príncipe e com o aumento dos abusos das gangues fortemente armadas contra comunidades locais vulneráveis. A coordenadora humanitária da ONU no país, Ulrika Richardson, afirmou que as pessoas estão sofrendo na região. No entanto, a insegurança está impedindo as agências humanitárias de entrarem na área. Ela destaca que a ONU está pronta para prestar assistência a crianças, mulheres e homens afetados pelo fogo cruzado da violência dos grupos armados assim que os parceiros humanitários puderem ter acesso seguro às zonas afetadas. O recente aumento nos combates entre gangues rivais no bairro de Cité Soleil, na capital, levou à morte de 99 pessoas, com 135 feridos, segundo dados divulgados pelo Ocha no Haiti. Com a escalada de violência, na sexta-feira, o Conselho de Segurança aprovou a prolongação do mandato do Escritório Integrado da ONU no Haiti, Binuh, até 15 de julho de 2023.”

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/07/1795712

África do Sul: relatores da ONU citam “precipício de xenofobia explosiva”

“Um grupo de relatores de direitos humanos afirma que a violência xenofóbica e a discriminação aumentaram na África do Sul. Os especialistas citam que a operação dudula, que começou como uma campanha de redes sociais, se converteu num centro de mobilização de protestos violentos. Outros motivos de preocupação são violência de grupos de vigilantes, incêndios criminosos contra casas e negócios de migrantes, além de assassinatos de estrangeiros. Os relatores alertaram que a mobilização xenofóbica é mais profunda e ampla e se tornou uma estratégia central para vários partidos políticos no país. A narrativa contra migrantes de integrantes sêniores do governo está levando a violência. E outros agentes falham em conter esses abusos e levar os culpados à justiça. Os relatores disseram que a situação preocupa.”

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/07/1795672

Príncipe saudita diz a Biden que EUA também cometeram erros

“A Arábia Saudita está tomando medidas para evitar no futuro “incidentes lamentáveis” como o assassinato do jornalista Jamal Kashoggi, disse o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman (MbS) ao presidente americano Joe Biden, de acordo com informações de uma autoridade saudita. MbS chamou de erro por parte dos americanos a prisão de Abu Ghraib na guerra do Iraque. Na sexta (15), em sua primeira visita ao Oriente Médio como presidente, Biden afirmou a jornalistas ter confrontado o líder saudita sobre o assassinato, tendo dito a ele que acreditava que MbS era pessoalmente responsável pela morte de Kashoggi, que escrevia para o jornal americano Washington Post. O príncipe herdeiro sempre negou a responsabilidade pela morte do jornalista, assassinado em outubro de 2018 no consulado saudita em Istambul —seus restos mortais nunca foram encontrados.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/principe-saudita-diz-a-biden-que-eua-tambem-cometeram-erros.shtml

Irã é capaz de construir bomba nuclear, diz assessor de líder supremo do país

“O Irã é tecnicamente capaz de fabricar uma bomba nuclear, mas ainda não decidiu se vai construir uma, disse neste domingo (17) um assessor sênior do líder supremo do país, Ali Khamenei, à filial do canal de TV Al Jazeera no Catar. A entrevista, dada por Kamal Kharrazi, foi uma rara confissão do interesse do Irã por armas nucleares, algo que o país frequentemente nega estar buscando. Os comentários foram feitos um dia depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, terminou sua viagem de quatro dias a Israel e Arábia Saudita, em que prometeu impedir o Irã de “adquirir uma arma nuclear”. “Em poucos dias, conseguimos enriquecer urânio em até 60% e podemos facilmente produzir urânio enriquecido em 90%”, disse Kharrazi. “O Irã tem os meios técnicos para produzir uma bomba nuclear, mas não houve decisão do Irã de construir uma”.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/ira-e-capaz-de-construir-uma-bomba-nuclear-diz-assessor-de-lider-supremo-do-pais.shtml

Projeto bilionário dos EUA contra desmatamento na Amazônia segue travado

“Em novembro de 2021, durante a COP26, o presidente Joe Biden prometeu que os Estados Unidos investiriam US$ 9 bilhões para combater o desmatamento no mundo. No evento de Glasgow, mais de cem países, incluindo o Brasil, se comprometeram a zerar o desmatamento até 2030, daqui a oito anos. No dia seguinte à fala de Biden, o deputado democrata Steny Hoyer apresentou um projeto com um longo nome: Lei para Mitigar e Atingir Zero Emissões Vindas da Natureza para o Século 21. O apelido é Amazon21 Act. O pacote prevê que o fundo de US$ 9 bilhões será voltado para o combate do desmatamento —assim haverá redução das emissões de carbono, já que a derrubada de árvores libera gases na atmosfera. O deputado calcula que o corte de poluentes equivaleria a retirar todos os carros das estradas dos EUA durante dois anos.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/ambiente/2022/07/projeto-bilionario-dos-eua-contra-desmatamento-na-amazonia-segue-travado.shtml

Bolsonaro está entre líderes de menor aprovação popular na América Latina

“A menos de três meses das eleições no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro (PL) é um dos líderes com menor aprovação popular na América Latina. O brasileiro goza de 26% de apoio, à frente dos chefes de Estado de Equador e Paraguai, ambos com 17%, e do Peru, com 22%. Em média, os mandatários latino-americanos reúnem 40% de apoio na sociedade, mostram dados reunidos pela consultoria Prospectiva em 14 países da região com base em pesquisas domésticas de institutos como Datafolha (Brasil) e Cadem (Chile). Considerada mediana por analistas, a cifra expressa os efeitos de uma crise multidimensional catalisada pela Covid, avalia a cientista política Maria Villarreal, professora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Como resultado, houve um alargamento da insatisfação.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/bolsonaro-esta-entre-lideres-de-menor-aprovacao-popular-na-america-latina.shtml

Renúncias na Europa escancaram onda de desgaste de líderes no Ocidente

“Separados por uma semana, os pedidos de renúncia dos líderes de duas das maiores economias da Europa desencadearam instabilidade dentro das fronteiras, elevaram o grau de incerteza em um continente afetado por crises e escancararam um fenômeno global. O britânico Boris ​Johnson e o italiano Mario Draghi podem ser os rostos mais em evidência na onda de turbulência política, mas não estão sozinhos. Em meio às consequências da Guerra da Ucrânia, às tentativas de se reerguer da pandemia —que voltou a ter curvas ascendentes—, à inflação e a escândalos de toda sorte, certo mau humor coletivo parece impor um desgaste inefável à popularidade de dirigentes. Emmanuel Macron, na França, tenta reorganizar os planos de reformas após o pleito legislativo deixar sequelas em sua base na Assembleia Nacional, privando o governo de maioria absoluta.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/renuncias-na-europa-escancaram-onda-de-desgaste-de-lideres-no-ocidente.shtml

Polarização e bipolaridade no governo de Fernández

“É de conhecimento público que a Argentina, como outras latitudes, atravessa um processo prolongado de polarização política, que enfrenta os partidos ou coalizões de partidos e confronta as sociedades, muitas vezes de forma dura. Mas, provavelmente, para os cidadãos de outras nações é difícil compreender que a polarização que está pondo o governo argentino em xeque está operando de modo implosivo no interior da coalizão governista. Comecemos pelo princípio: o peronismo, realinhado como Frente para la Victoria (ou kirchnerismo) desde 2003, começou a enfrentar a coalizão que nasceu em 2015 sob o nome Cambiemos, monopolizada pelo Pro de Macri, mas constituída pelo Pro, o partido centenário da Unión Cívica Radical e a Coalición Cívica, coalizão que venceu nas urnas em 2015.”

Veja o artigo completo em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/latinoamerica21/2022/07/polarizacao-e-bipolaridade-no-governo-de-fernandez.shtml

Motim em prisão no Equador deixa 13 mortos e ao menos 2 feridos, diz governo

“Treze prisioneiros foram mortos e ao menos dois ficaram feridos na prisão Bellavista, na cidade equatoriana de Santo Domingo, nesta segunda-feira (18), disse a agência penitenciária do Equador, no mais recente incidente de violência carcerária no país. O número de vítimas da rebelião, contudo, pode ser maior —uma contagem final ainda será realizada pelo gabinete do procurador-geral. Em maio, na mesma prisão, localizada cerca de 80 quilômetros a oeste de Quito, a violência deixou como saldo 44 mortos e 11 feridos, sendo dois venezuelanos e um policial. Na ocasião, 220 presos escaparam, mas quase todos já foram recapturados. A polícia e as Forças Armadas estão retomando o controle da instituição, afirmou a agência penitenciária SNAI em seu perfil no Twitter, depois de classificar o incidente como “disputa”.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/motim-em-prisao-no-equador-deixa-13-mortos-e-ao-menos-2-feridos-diz-governo.shtml

Entidades terão encontro com parlamentares dos EUA para tratar de risco de golpe no Brasil

“Uma comitiva de representantes de entidades civis do Brasil viajará a Washington na semana que vem e terá encontros com autoridades dos Estados Unidos para conversar sobre o risco de golpe nas eleições presidenciais do Brasil. O grupo tem reuniões previstas com o senador Bernie Sanders e com o deputado Jamie Raskin, que integra a comissão especial de investigação da invasão do Congresso americano em 6 de janeiro de 2021. Conversas com outras autoridades americanas também estão sendo marcadas. A comitiva incluirá representantes de entidades como Artigo 19, Conectas, Comissão Arns, Greenpeace Brasil, ABGLT, Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), Conaq (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas), Geledés (Instituto da Mulher Negra) e Instituto Vladimir Herzog, entre outras.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/entidades-terao-encontro-com-parlamentares-dos-eua-para-tratar-de-risco-de-golpe-no-brasil.shtml

Erdogan volta a fazer ameaças de barrar entrada de Suécia e Finlândia na Otan

“O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, voltou a fazer a ameaça de barrar a adesão de Suécia e Finlândia à Otan (aliança militar ocidental), listando condições que os países nórdicos precisam cumprir para que Ancara libere o processo. O ingresso de novos países à aliança só se dá com a anuência de todos os membros, e os três países assinaram um acordo em um encontro da Otan em Madri, no mês passado, para retirar o veto turco em troca de promessas contra o terrorismo e a exportação de armas. Nesta segunda (18), Erdogan apelou aos dois países para “fazerem sua parte” e os acusou de servir de porto seguro para ativistas curdos considerados terroristas por Ancara. Com isso, ameaçou ignorar o acordo de alargamento da Otan. “Quero reiterar mais uma vez que congelaremos o processo se esses países não tomarem as medidas necessárias para satisfazer nossas condições”, disse o presidente turco após uma reunião do governo.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post417839

Putin cita ‘efeitos colossais’ de sanções e diz que Rússia não pode ser isolada

“O presidente Vladimir Putin deu nesta segunda-feira (18) uma rara declaração reconhecendo os efeitos das sanções do Ocidente contra a Rússia. “Tendo consciência das dificuldades colossais que enfrentamos, buscaremos novas soluções de maneira inteligente”, disse o líder russo, ao citar o setor de alta tecnologia, a um conselho de desenvolvimento estratégico.​ “É um desafio imenso para o país.” Ele afirmou que a Rússia deve priorizar a construção de tecnologias próprias e o apoio a empresas de rápido crescimento, mas acrescentou que isso não deve implicar isolamento em relação ao resto do planeta. As declarações se deram em meio a discussões realizadas pelos membros da União Europeia (UE) sobre acatar recomendação do Executivo do bloco e aplicar o sétimo pacote de sanções contra Moscou. Desta vez, a medida visaria a proibição de importação do ouro russo, entre outras coisas.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/putin-cita-efeitos-colossais-de-sancoes-e-diz-que-russia-nao-pode-ser-isolada.shtml

Em meio a onda de calor na Europa, ONU chama crise do clima de ‘suicídio coletivo’

“​​António Guterres, secretário-geral da ONU, comparou a emergência climática a um “suicídio coletivo”. A fala, a autoridades de 40 países reunidas em Berlim nesta segunda-feira (18), se deu em meio a ondas de calor e incêndios florestais na Europa que são uma lembrança nada sutil do problema. Na França, por exemplo, termômetros em Nantes chegaram pela primeira vez na história a 42°C. Em Portugal, incêndios queimaram metade da cidade de Murça, onde um casal de idosos tentando fugir foi encontrado morto em um carro carbonizado. “Metade da humanidade vive em zonas de perigo de inundações, secas, tempestades extremas e incêndios florestais”, afirmou Guterres, segundo relato do jornal britânico The Guardian. “Mas continuamos alimentando nosso vício em combustíveis fósseis; nós temos uma escolha: a ação coletiva ou o suicídio coletivo.””

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/em-meio-a-onda-de-calor-na-europa-onu-chama-crise-do-clima-de-suicidio-coletivo.shtml

Eleições no Brasil são modelo e EUA confiam em instituições, diz embaixada americana

“A Embaixada dos Estados Unidos disse nesta terça-feira (19) que as eleições brasileiras são um modelo para o mundo e que os americanos confiam na força das instituições do Brasil. A declaração foi divulgada pela assessoria de imprensa da embaixada um dia após o presidente Jair Bolsonaro (PL) convidar dezenas de embaixadores para o Palácio da Alvorada e repetir mentiras e teorias da conspiração para desacreditar o sistema eleitoral brasileiro. O encarregado de Negócios, Douglas Koneff, que chefia interinamente a embaixada americana, participou da reunião com Bolsonaro. “Como já declaramos anteriormente, as eleições no Brasil são para os brasileiros decidirem. Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras. O país tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência e altos níveis de participação dos eleitores”, disse a embaixada.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2022/07/eleicoes-no-brasil-sao-modelo-e-eua-confiam-em-instituicoes-diz-embaixada-americana.shtml

Em viagem ao Irã, Putin agradece a Erdogan por negociações com a Ucrânia sobre grãos

“O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta terça-feira (19) que a negociação em torno das exportações de grãos da Ucrânia no mar Negro teve avanços. Ele agradeceu ao homólogo turco, Recep Tayyip Erdogan, pela condução das tratativas. Na segunda viagem ao exterior desde o início do conflito na Europa, o russo desembarcou no Irã, onde também se reuniu com o líder supremo iraniano, Ali Khamenei. A paralisia no comércio de grãos tem levado a uma alta dos preços no mundo e intensificado a crise alimentar. “Fizemos progressos graças à mediação [turca]. É verdade que nem todos os problemas foram resolvidos, mas há movimentos, e isso é bom”, disse o chefe do Kremlin. O líder russo voltou a discutir com Erdogan o estabelecimento de corredores marítimos para escoar a produção.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/putin-chega-ao-ira-e-agradece-erdogan-por-negociacoes-com-a-ucrania-sobre-graos.shtml

Biden recebe primeira-dama da Ucrânia na Casa Branca

“O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a primeira-dama Jill receberam a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, na Casa Branca nesta terça-feira (19). Zelenska fará um discurso ao Congresso americano nesta quarta (20). A mulher de Volodimir Zelenski recebeu flores de Biden e abraçou Jill assim que chegou à residência oficial. Em seguida, delegações da diplomacia dos dois países tiveram uma reunião, com a presença das primeiras-damas. Em maio, Jill Biden fez uma visita surpresa a Kiev, passando por uma escola que abrigava ucranianos deslocados. Nesta terça, ela contou a Zelenska que tem falado com sua equipe sobre projetos de saúde mental para mães e crianças afetadas pela guerra. “Quando voltei, uma das coisas que eu disse foi que você não pode entrar em uma zona de guerra e não sentir a tristeza e a dor das pessoas”, afirmou, no início da reunião.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post417855

EUA acusam Rússia de planejar anexação dos territórios dominados na Ucrânia

“O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, afirmou nesta terça-feira (19) que a Rússia está tentando estabelecer condições para anexar territórios ucranianos já dominados na guerra. Segundo ele, a inteligência de Washington avalia que Moscou está se preparando para instalar representações e funcionários de governo, tomar torres de transmissão, estabelecer o rublo como moeda corrente e obrigar a obtenção de cidadania russa aos residentes, mesmo que ucranianos—em Kherson, por exemplo, alguns desses passos já foram ensaiados. Kirby afirmou ainda que referendos fraudulentos seriam organizados para legitimar eventuais anexações, classificadas por ele de flagrante violação da Carta da ONU. De acordo com o porta-voz, a reconstrução da Ucrânia caberá aos ucranianos, não ao país vizinho.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post417859

Deputados dos EUA cobram mais investigações sobre mortes de Bruno e Dom e criticam Bolsonaro

“Mais de 20 deputados dos EUA assinaram uma carta destinada ao secretário de Estado, Antony Blinken, na qual pedem providências extras em relação ao caso das mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, além de mais ações do governo americano em relação à proteção da Amazônia. O documento também traz críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL). A carta foi proposta pelos democratas Raúl Grijalva e Susan Wild e endossada por outros 21 membros do partido, incluindo as deputadas Alexandria Ocasio-Cortez e Barbara Lee —a Câmara tem 435 parlamentares. O documento, obtido pela Folha​, tem a data desta terça (19) e lista cinco demandas. A primeira exige que a Casa Branca peça publicamente que todos os envolvidos no crime sejam indiciados e que seja realizada uma investigação ampla, que atinja possíveis mandantes.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/deputados-dos-eua-cobram-mais-investigacoes-sobre-mortes-de-bruno-e-dom-e-criticam-bolsonaro.shtml

UE propõe novo fundo para a compra conjunta de armas e reposição de estoques

“A Comissão Europeia propôs nesta terça-feira (19) a países da União Europeia (UE) um novo fundo no valor de € 500 milhões (R$ 2,7 bilhões) para a compra conjunta de armas com o objetivo de repor estoques, reduzidos após o apoio à Ucrânia. Com o conflito chegando a cinco meses de duração, o comissário europeu para Mercado Interno, Thierry Breton, afirmou que Estados-membros da UE apresentam diminuição nas reservas de munições, artilharia, sistemas de defesa antiaérea e antitanque e no número de veículos blindados. “Isso criou uma vulnerabilidade que agora precisa ser urgentemente sanada”, disse. Breton indicou que dará prioridade à compra de mísseis aéreos e antitanque portáteis, canhões e munições. “Temos que agir rapidamente, dado o estado dos estoques nacionais.””

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post417844

China ameaça EUA com ‘medidas assertivas’ caso Nancy Pelosi visite Taiwan

“A China afirmou nesta terça-feira (19) que responderá com medidas assertivas caso a presidente da Câmara dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, faça uma visita a Taiwan, ilha que na prática é independente mas que Pequim considera uma província rebelde. A declaração, do porta-voz da chancelaria chinesa, vem após o jornal nipo-britânico Financial Times afirmar que Pelosi visitará Taipé em agosto, no que seria a primeira viagem de um presidente da Câmara dos EUA ao território asiático em pelo menos 25 anos. O jornal diz ter ouvido seis fontes próximas à democrata que confirmaram a intenção de levar uma comitiva para Taiwan. A parlamentar já havia estudado fazer uma viagem semelhante em abril deste ano, mas teve de cancelar os planos depois de receber o diagnóstico de Covid.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/china-ameaca-eua-com-medidas-assertivas-caso-nancy-pelosi-visite-taiwan.shtml

Mercosul nega pedido de Zelenski para discursar em cúpula do bloco

“O Mercosul, bloco econômico formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, negou pedido do presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, para discursar na 60º Cúpula de Presidentes do Mercosul, prevista para ocorrer nesta quinta-feira (21). A decisão foi anunciada por um porta-voz da presidência pro tempore paraguaia. Raúl Cano, vice-chanceler do Paraguai, país anfitrião da reunião, afirmou nesta quarta-feira (20) que “não houve consenso”. “O embaixador ucraniano na Argentina que estava concomitantemente no Paraguai foi informado. O próprio chanceler fez a comunicação.” O vice-chanceler disse que todas as decisões do bloco são tomadas em concordância por todos os membros do bloco, mas se isentou de identificar o país ou os países que se opuseram à intervenção de Zelenski.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post417881 

Argentina e Uruguai se enfrentam em reunião do Mercosul

“Na primeira reunião presencial de chefes de Estado do Mercosul, em Assunção, no Paraguai, houve uma clara fricção entre os presidentes da Argentina, Alberto Fernández, e o do Uruguai, Luis Lacalle Pou. No centro do conflito está a intenção do uruguaio de fechar um acordo de livre-comércio com a China, independente do bloco. O argentino afirmou que, “em tempos de guerra, devemos nos unir e não nos iludirmos com soluções individuais, que são de curto alcance”. Fernández ainda advertiu que a Guerra da Ucrânia “deve trazer dificuldades e fome, por isso precisamos estar juntos, fortalecer o Mercosul e a Celac”. Em resposta, Lacalle Pou afirmou que “neste tipo de reunião temos de dizer as coisas como são”, e que seu país não abriria mão das negociações com a China. “Nós não iremos interromper esse processo por conta do Mercosul, porque entendemos que não há incompatibilidade”, afirmou.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/argentina-e-uruguai-se-enfrentam-em-reuniao-do-mercosul.shtml

Rishi Sunak e Liz Truss vão disputar sucessão de Boris como premiê do Reino Unido

“A corrida para suceder o premiê Boris Johnson no Reino Unido se afunilou nesta quarta-feira (20), com a escolha pelo Partido Conservador dos dois finalistas à posição de líder da legenda. Dos 11 concorrentes iniciais, permaneceram na disputa o ex-titular da pasta de Finanças Rishi Sunak e a atual secretária das Relações Exteriores, Liz Truss. Na quinta rodada de votações, Sunak obteve 137 votos, seguido por Truss, com 113, pouco à frente da ex-secretária de Defesa Penny Mordaunt, com 105. De certa forma, o resultado surpreende, porque Mordaunt aparecia em vantagem em algumas pesquisas de intenção de voto. Boris anunciou no início de julho que deixará o cargo, pressionado por uma série de escândalos e pela renúncia coletiva de membros de seu governo. O premiê, contudo, ficará no posto até que um substituto seja escolhido, o que está previsto para ocorrer em setembro, de acordo com o calendário do partido.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/rishi-sunak-e-liz-truss-vao-disputar-sucessao-de-boris-como-premie-do-reino-unido.shtml

Sri Lanka elege presidente-tampão após caos levar a renúncia e fuga de líder

“Após meses de protestos somarem ao caos econômico uma crise política sem precedentes, o Sri Lanka realizou nesta quarta-feira (20) uma eleição indireta para apontar um presidente-tampão. O ex-premiê Ranil Wickremesinghe, que já ocupava o cargo como interino, foi escolhido para concluir o mandato de Gotabaya Rajapaksa, até novembro de 2024. Em votação secreta, ele obteve 134 dos 225 votos, derrotando Dullas Alahapperuma, apoiado pela principal sigla da oposição, e o líder esquerdista Anura Dissanayake. Nas voltas que só crises de grandes proporções parecem proporcionar, para os legisladores a experiência de Wickremesinghe, 73, que por seis vezes atuou como primeiro-ministro, pesou mais do que o fato que ele próprio foi alvo das manifestações. “Nosso país está enfrentando grandes desafios, e temos que trabalhar numa nova estratégia para cumprir as aspirações do povo”, disse ele.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/sri-lanka-elege-presidente-tampao-apos-caos-levar-a-fuga-e-renuncia-de-lider.shtml

Síria retruca e anuncia rompimento de relações diplomáticas com Ucrânia

“A Síria anunciou nesta quarta-feira (20) o rompimento das relações diplomáticas com a Ucrânia. Segundo a agência estatal Sana, a decisão se deve ao princípio de reciprocidade, já que o presidente Volodimir Zelenski encerrou os laços com o país do Oriente Médio em junho. Nos dias que antecederam a decisão do líder ucraniano, os sírios haviam reconhecido a independência das repúblicas separatistas pró-Rússia de Donetsk e Luhansk, no Donbass, no leste da Ucrânia. Até aquele momento, apenas Moscou havia legitimado o pleito das autodenominadas repúblicas separatistas. Assim, o ministério das Relações Exteriores da Síria decidiu reagir à decisão de Zelenski na mesma medida, cessando quaisquer vias diplomáticas com os ucranianos.”

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/06/29/6177-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-na-ucrania.shtml#post417876

Premiê renuncia após tentativas frustradas de salvar coalizão, e Itália terá novas eleições

“Uma agitação política que vinha sendo cozinhada por meses na Itália ganhou espessura com a crise econômica intensificada pelos efeitos da Guerra da Ucrânia e entrou em ebulição total devido à proximidade das eleições legislativas, antes previstas para o primeiro semestre de 2023. O resultado desse caldeirão é o fim do governo de Mario Draghi, o ex-banqueiro que assumiu como premiê de um governo de união nacional para tirar o país da emergência da Covid. Outra consequência, nos próximos meses, pode ser a chegada ao poder de uma aliança de direita liderada pelo partido Irmãos da Itália, nacionalista, eurocético, contra o “lobby LGBTQIA+”, a “violência islamista” e a “imigração de massa”. Um dia após perder o apoio de três partidos, Draghi reapresentou sua demissão, nesta quinta (21), ao presidente Sergio Mattarella, que o deixou encarregado de seguir à frente do Executivo até a formação de um novo governo. O Parlamento foi dissolvido, e as eleições foram antecipadas para 25 de setembro.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/primeiro-ministro-italiano-mario-draghi-entrega-pedido-de-renuncia-ao-presidente.shtml

Rússia retoma fornecimento de gás para Europa e mitiga temor de recessão

“Após a União Europeia (UE) anunciar um novo plano para mitigar a dependência do gás russo, Moscou retomou o fornecimento do produto por meio do gasoduto Nord Stream 1 nesta quinta-feira (21). O fluxo, porém, segue reduzido, com apenas 40% da capacidade. Operadores alegavam que a interrupção, que durou dez dias, ocorreu devido a uma manutenção necessária, e a suspensão da entrega do item serviu de lembrete do estrago que a falta de gás russo pode relegar às principais economias europeias. O Kremlin, por meio de seu porta-voz, Dmitri Peskov, voltou a culpar as sanções impostas pelo Ocidente por dificuldades no fornecimento de gás. Afirmando que a Rússia é uma fornecedora confiável, frisou ainda o lembrete de que o país é parte substancial e indispensável da segurança energética da Europa.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/russia-retoma-fornecimento-de-gas-para-europa-e-mitiga-temor-de-recessao.shtml

Índia elege à Presidência Draupadi Murmu, mulher de etnia marginalizada

“Em um pleito considerado histórico, a professora Draupadi Murmu, 64, pertencente a uma etnia marginalizada da Índia, foi eleita presidente do país nesta quinta-feira (21), em uma votação no Parlamento. Ela será a segunda mulher a ocupar o cargo e a primeira originária de uma tribo. Com apoio do BJP (Partido do Povo Indiano, em português), legenda do premiê Narendra Modi, a presidente eleita angariou os votos de mais da metade dos deputados, segundo resultados parciais divulgados pela Comissão Eleitoral. Ao menos 4.500 parlamentares participaram da sessão. Murmu pertence à tribo santal, que tem aproximadamente 7,4 milhões de membros espalhados principalmente por Índia, Bangladesh e Nepal. Após a divulgação do resultado, Modi parabenizou a nova presidente e afirmou que seu “sucesso exemplar” motiva os indianos.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/india-elege-a-presidencia-draupadi-murmu-mulher-de-etnia-marginalizada.shtml

Parlamento de Portugal aprova vistos de trabalho que beneficiam brasileiros

“O Parlamento de Portugal aprovou nesta quinta-feira (21) um pacote que amplia e facilita a concessão de vistos de trabalho a cidadãos dos países da CPLP (Comunidades dos Países de Língua Portuguesa). Para brasileiros, a principal mudança é a criação de um visto especial para quem busca emprego. A permissão garante prazo de 120 dias, prorrogável por mais 60, para que estrangeiros sejam contratados. Caso os imigrantes não consigam um emprego no prazo estabelecido, são obrigados a sair do país e só podem realizar um novo pedido após um ano do fim da validade do visto anterior. Além da verificação de antecedentes criminais, será preciso comprovar meios de subsistência —os valores serão definidos em uma portaria posterior. É obrigatória, ainda, a apresentação de uma passagem que assegure o retorno.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/parlamento-de-portugal-aprova-vistos-de-trabalho-que-beneficiam-brasileiros.shtml

Brasil não está neutro e condena Guerra da Ucrânia, diz Mourão

“O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) disse nesta quinta-feira (21) que o Brasil não tem uma posição de neutralidade na Guerra da Ucrânia e condena o conflito. O tema voltou à tona nesta semana depois de o presidente Volodimir Zelenski fazer uma crítica direta à postura de Jair Bolsonaro (PL), que por mais de uma vez disse que se mantém neutro. Os dois líderes se falaram pelo telefone pela primeira vez na segunda (18), e a cobrança de Zelenski foi feita no dia seguinte, à TV Globo. “Não apoio a posição dele. Não acredito que alguém possa se manter neutro quando há uma guerra no mundo”, disse o ucraniano. Na quarta (20), Bolsonaro apenas afirmou “estar do lado da paz”. (…) A posição que Bolsonaro manifestou mais de uma vez está ligada principalmente à alta dependência de fertilizantes de Moscou. Apesar dessas falas, em fóruns internacionais como a ONU o Brasil se posicionou de forma crítica a Moscou.”

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/07/brasil-nao-esta-neutro-e-condena-guerra-da-ucrania-diz-mourao.shtml 

Rússia e Ucrânia assinam acordo para retomada de exportação de grãos pelo Mar Negro

“Nesta sexta-feira, o secretário-geral da ONU, António Guterres, esteve em Istambul, na Turquia, para a assinatura de um acordo com Rússia e a Ucrânia para a retomada das exportações de grãos ucranianos e insumos russos pelo Mar Negro. Este é o primeiro grande entendimento assinado pelos países desde que começou a invasão da Rússia na Ucrânia em 24 de fevereiro. Com o controle russo a cidades portuárias, o fluxo da exportação de grãos ucranianos foi interrompido. Na cerimônia para oficializar o acordo, o chefe das Nações Unidas agradeceu o suporte das autoridades turcas. Para ele, a intermediação e persistência do presidente Recep Erdogan, também presente no evento, foram essenciais em todas as etapas deste processo. Aos representantes russos e ucranianos, Guterres elogiou a capacidade de superar obstáculos e “deixar de lado as diferenças” para seguir com o acordo que deve servir aos “interesses comuns de todos”.”

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/07/1796192

Mudança climática ameaça população e economias latino-americanas

“Impactos climáticos extremos e alterações do clima, incluindo secas, tempestades, ondas de calor terrestres e marinhas e derretimento de geleiras estão afetando a região da América Latina e do Caribe, da Amazônia aos Andes. Os dados são do estudo sobre a situação do clima na região, publicado pela Organização Meteorológica Mundial, OMM, nesta sexta-feira, e destaca os impactos do clima para ecossistemas, segurança alimentar e hídrica, saúde humana e pobreza. De acordo com o relatório, as taxas de desmatamento na região foram as mais altas desde 2009, o que causa um impacto direto tanto para o meio ambiente quanto para a mitigação das mudanças climáticas. Na América do Sul, a degradação da floresta amazônica é destacada como uma grande preocupação para a região, mas também para o clima global, especialmente pelo papel da floresta no ciclo do carbono.”

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/07/1796132

Brasil: Conselho de Segurança precisa de reforma para retratar realidade global

“As Nações Unidas têm um papel importante no mundo, que atualmente é mais diverso que o de 1945, quando a organização foi criada. Para se ter uma melhor dimensão dessas mudanças geopolíticas, é preciso haver uma reforma do Conselho de Segurança da ONU. A declaração é do vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão. Na quinta-feira, ele presidiu os trabalhos do órgão e apresentou uma declaração de preocupação com a situação de meninas e mulheres, paz e segurança no Haiti. Ele disse à ONU News que é hora de  renovar o Conselho. “Eu acho que o Brasil tem uma posição muito clara em relação ao papel das Nações Unidas, ao papel da ONU e principalmente do Conselho de Segurança. Vamos lembrar que quando as Nações Unidas foram criadas no pós-Segunda Guerra Mundial, tinham 51 membros. Hoje, são 193 praticamente quatro vezes mais. Então, eu acho que nós devíamos ter uma nova dimensão em termos de membros permanente do Conselho de Segurança para que ele retratasse, fielmente, o que é o equilíbrio de poder, a importância que cada região do mundo tem dentro desse concerto de 193 nações.””

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/07/1796152

Escassez de chuvas coloca 50 milhões de africanos em risco de fome

“Mais de 50 milhões de pessoas devem enfrentar insegurança alimentar aguda na África Oriental em 2022. A Autoridade Intergovernamental sobre o Desenvolvimento, Igad, emitiu um alerta com foco em crises regionais soando o alarme sobre a escalada da insegurança alimentar e da desnutrição. Os dados apresentados em Addis Abeba, Etiópia, destacam a previsão de altos níveis de fome em sete países: Djibouti, Etiópia, Quênia, Somália, Sudão do Sul, Sudão e Uganda. A produção do relatório envolveu o Programa Mundial de Alimentação, PMA, e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, FAO. O relatório ressalta a realidade crítica especialmente em regiões somalis e sul-sudanesas onde 300 mil pessoas vivem em situação de catástrofe. A fome deve ocorrer em oito áreas da Somália até setembro se persistirem falhas na produção agrícola e pecuária, aliadas a altos custos alimentares e à falta de ajuda.”

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/07/1796172

Comida desperdiçada, todos os anos, poderia alimentar 1,26 bilhão de pessoas

“A falta de alimentos exige mudanças transformadoras na maneira como se produz, distribui e consome a comida. A declaração é do diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, que defende um foco da ação “no sentido de garantir um uso mais eficiente dos produtos e insumos produzindo mais com menos recursos.” Qu Dongyu disse, na abertura da 28ª Sessão da Comissão de Agricultura em Roma, que o mundo tem que diminuir, de forma significativa a atual perda e desperdício de alimentos. A quantidade daria para alimentar cerca de 1,26 bilhão de pessoas por ano. A escassez de alimentos ocorre devido a fatores como pandemia, crise climática, guerra na Ucrânia e outros conflitos e crises humanitárias.  O chefe da FAO destaca que é preciso adotar ações ousadas, incrementadas e colaborativas pelo acesso diário a alimentos nutritivos suficientes em todos os lugares.”

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/07/1795722

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *