Press "Enter" to skip to content

CLIO NEWS – Semana de 13 a 20 de abril

0

Está no ar a nova edição do Clio News!

Uma seleção especial das notícias relevantes da diplomacia brasileira e do cenário internacional nesta semana.

Confira a seguir e fique em dia com as atualidades do Brasil e do mundo – e aproveite para incrementar seus estudos!

 

Missões eleitorais de organismos internacionais ao Brasil

“A respeito de notícias sobre o envio de missões eleitorais de organismos internacionais ao Brasil, o Ministério das Relações Exteriores esclarece que mantém interlocução constante com o Tribunal Superior Eleitoral. Neste ano, o diálogo tem abordado a organização de seções eleitorais para cerca de 600 mil eleitores inscritos no exterior, assim como o envio de missões de observação para as eleições gerais de 2022. Entre as missões, destacam-se convites para a Organização dos Estados Americanos (OEA), a exemplo das eleições de 2018 e 2020, e entendimentos preliminares com a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), o Parlamento do Mercosul (Parlasur) e organismos especializados como o Carter Center e a União Interamericana de Organismos Eleitorais (UNIORE). 

No que toca a eventual convite para missão da União Europeia, o Ministério das Relações Exteriores recorda não ser da tradição do Brasil ser avaliado por organização internacional da qual não faz parte. Note-se que a União Europeia, ao contrário da OEA e da OSCE, por exemplo, não envia missões eleitorais a seus próprios estados membros.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/missoes-eleitorais-de-organismos-internacionais-ao-brasil


Visita ao Brasil da Diretora-Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Dra. Ngozi Okonjo-Iweala

“A Diretora-Geral da Organização Mundial do Comércio (DG-OMC), Dra. Ngozi Okonjo-Iweala, realiza visita oficial ao Brasil, nos dias 18 e 19 de abril. A DG-OMC foi recebida, hoje, pelo Senhor Presidente da República, Jair Bolsonaro, e manteve reunião de trabalho com o Senhor Ministro de Estado das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França. O Presidente Jair Bolsonaro reiterou a relevância atribuída pelo Brasil à OMC e ao comércio internacional como propulsor para o desenvolvimento econômico. Singularizou a importância do comércio de produtos e insumos agrícolas, como fertilizantes, para assegurar a segurança alimentar mundial. Ressaltou, ainda, o interesse brasileiro em que a 12ª Reunião Ministerial da OMC (MC12) tenha resultados concretos.

O Ministro Carlos França manifestou a expectativa do Brasil de que a OMC possa contribuir para mitigar impactos da pandemia de COVID-19, assim como promover a resiliência das cadeias internacionais de produção e distribuição de alimentos. Destacou o engajamento do Brasil nas negociações preparatórias à MC12, com vistas a que a Conferência alcance resultados em seus quatro principais eixos: comércio e saúde, subsídios à pesca, agricultura e reforma da OMC.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/visita-ao-brasil-da-diretora-geral-da-organizacao-mundial-do-comercio-omc-dra-ngozi-okonjo-iweala


Brasil no CSNU: Declaração à imprensa sobre o Iêmen

“Com apoio do Brasil, o Conselho de Segurança da ONU (CSNU) emitiu declaração à imprensa saudando a criação do Conselho de Liderança Presidencial (CLP) do Iêmen. Esperamos que o CLP contribua para um acordo político abrangente e para a paz. O Brasil reconhece os esforços do Conselho de Cooperação do Golfo, e em especial da Arábia Saudita, para promover o diálogo e a conciliação no Iêmen. Espera-se que o recente anúncio de trégua e o CLP possam trazer alívio para a grave situação humanitária no Iêmen e permitir novos avanços no processo de paz.” O comunicado em inglês está disponível em: https://www.un.org/press/en/2022/sc14861.doc.htm

Veja o informativo oficial em: https://twitter.com/ItamaratyGovBr/status/1516180612994027527


Cerimônia “O Brasil e a memória do Holocausto: legado e compromissos”

“Realizou-se, hoje (19/04), no Palácio do Itamaraty, a cerimônia “O Brasil e a memória do Holocausto: legado e compromissos”. O evento ocorre na esteira da adesão do Brasil, por decisão do Presidente Jair Bolsonaro, à Aliança Internacional em Memória do Holocausto (IHRA), como membro observador, em novembro passado. Organização internacional com sede em Berlim, a IHRA reúne governos, acadêmicos e especialistas com vistas a fortalecer e promover a educação, a pesquisa e a memória do Holocausto. O compromisso com a proteção da memória do Holocausto não se limita a recordar a dor e o sofrimento de milhões de vítimas do regime nazista. A entrada do Brasil na IHRA significa também o compromisso do estado brasileiro de educar as novas gerações e de apoiar políticas públicas correspondentes.

O Brasil reitera o compromisso com a proteção à memória do Holocausto e com o combate ao antissemitismo. Presta, assim, homenagem aos milhões de vítimas do regime nazista e ao sacrifício dos pracinhas da FEB na 2ª Guerra Mundial.”

Veja a nota oficial em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/cerimonia-o-brasil-e-a-memoria-do-holocausto-legado-e-compromissos

 

ONU expressa solidariedade à África do Sul após cheias que mataram pelo menos 300

“Fortes cheias na África do Sul já mataram pelo menos 300 pessoas. O governo declarou estado de desastre após algumas áreas da província de KwaZulu-Natal terem registrado um volume equivalente a meses de chuva em apenas um dia. Cerca de 6 mil casas foram destruídas pelas enchentes e deslizamentos de terra. Em nota, o secretário-geral da ONU enviou condolências às famílias das vítimas, ao governo e ao povo sul-africano. António Guterres expressou solidariedade e disse que a ONU está pronta para apoiar no que for preciso. Ele afirmou que está triste com a perda de vidas e os danos à infraestrutura da província. Milhares de pessoas estão desabrigadas na cidade de Durban, no desastre natural. Autoridades disseram que essas são as piores cheias da África do Sul nas últimas décadas.” (ONU News)

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/04/1786212 


Diplomacia brasileira quer acabar com rótulo de masculina, branca e de pai para filho

“Para tentar espelhar de forma mais representativa a realidade de um dos países mais heterogêneos do mundo, a diplomacia brasileira começou a fazer uma série de movimentos para ampliar a diversidade em seu quadro de servidores. A distância entre o objetivo e a realidade, porém, ainda é longa. ​O perfil predominante na carreira, segundo especialistas ouvidos pela Folha, é o do homem, branco, de classe média alta e que, em boa parte, já tem algum conhecimento prévio quando presta o concurso público, herdado, em partes, de algum parente que trabalhe na área. Isso desde os tempos do barão do Rio Branco (1845-1912), patrono da diplomacia. A soteropolitana Rafaela Seixas, 35, mulher, negra e sem relação familiar com o setor, é uma exceção na carreira, na qual a presença feminina representa apenas 23,1%.” (Tatiana Cavalcanti, Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/04/diplomacia-brasileira-quer-acabar-com-rotulo-de-masculina-branca-e-de-pai-para-filho.shtml 


África tem maior queda em número de casos desde início da pandemia

“A Organização Mundial da Saúde, OMS, revela que a África enfrenta a diminuição mais longa de casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Houve uma queda de novas contaminações nas últimas 16 semanas, e de morte nos últimos oito. As infecções, em grande parte, devidos à quarta onda pandémica, impulsionada pelo Omicron, despencaram de um pico de mais de 308 mil casos semanais, no início do ano, eram para menos de 20 mil, na semana que terminou em 10 de abril. Com 18 mil casos e 329 mortes, a redução é  de 29% e 37%, respectivamente, comparado à semana anterior. Este baixo nível de contaminações não era visto desde abril do ano passado. A Organização Mundial da Saúde, OMS considera que um país está em ressurgência quando reporta um aumento de 20% em casos em pelo menos duas semanas consecutivas e que o aumento de semana a semana seja 30% ou maior do que o pico mais alto de infeções semanais alcançado anteriormente.” (ONU News)

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/04/1786232


Macron consolida vantagem sobre Le Pen a cinco dias da eleição na França

“As últimas pesquisas sobre o segundo turno da eleição presidencial na França apontam a consolidação da vantagem de Emmanuel Macron nas intenções de voto para o próximo domingo (24). Com pontuação média de 55,8%, o nome da centro-direita atingiu seu melhor nível sobre a ultradireitista Marine Le Pen. Os levantamentos, divulgados entre esta segunda (18) e terça-feira (19), indicam que o presidente teve uma oscilação positiva de um ponto percentual —o número é ainda três pontos mais alto do que a média registrada nas pesquisas antes do primeiro turno. Ainda assim, a distância entre os dois candidatos está longe da registrada nas eleições de 2017, quando Le Pen perdeu com 33,9% dos votos. O primeiro-ministro francês, Jean Castex, disse que apesar da vantagem é cedo para Macron ter certeza da vitória. “O jogo não está ganho”, disse à rádio France Inter.” (Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/04/macron-consolida-vantagem-sobre-le-pen-a-cinco-dias-da-eleicao-na-franca.shtml


Rússia expulsa 36 diplomatas belgas e holandeses

“O governo da Rússia anunciou a expulsão de 36 diplomatas belgas e holandeses de Moscou nesta terça-feira (19), em resposta a medidas similares adotadas pela Bélgica e pela Holanda após o início da Guerra da Ucrânia. Segundo comunicado do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, os 21 diplomatas belgas e 15 holandeses atingidos pela medida terão duas semanas para deixar o país.” (AFP/Folha)

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/03/31/6113-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-da-ucrania.shtml#post415424 


China anuncia acordo com Ilhas Salomão que permite trânsito de tropas de Pequim no Pacífico

“A China anunciou nesta terça (19) a assinatura de um acordo de segurança com as Ilhas Salomão, país na região do Pacífico Sul, próximo à Austrália e à Nova Zelândia. O tratado elevou as preocupações em torno da circulação de tropas chinesas na região e das ambições militares de Pequim no quintal australiano. O acordo terceiriza a segurança no arquipélago e coloca as forças de segurança chinesas à disposição do governo salomônico para garantir a ordem em caso de revoltas internas, além de proteger equipamentos de infraestrutura do país e responder a desastres naturais, segundo o pouco que foi divulgado até aqui. Na prática, também expande a presença militar chinesa a uma nova região do Pacífico, além do já contestado avanço sobre o mar do Sul da China, criticado por nações do Sudeste Asiático.” (Thiago Amâncio, Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/04/china-anuncia-acordo-com-ilhas-salomao-que-permite-transito-de-tropas-de-pequim-no-pacifico.shtml 


Chefe da ONU envia cartas para líderes da Rússia e da Ucrânia propondo encontro

“O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, escreveu cartas separadas para se reunir com os líderes da Rússia e da Ucrânia nas respectivas capitais de seus países. Nesta quarta-feira, o porta-voz do chefe da ONU disse a jornalistas, em Nova Iorque, que o foco das conversas será a busca de uma solução para o conflito. Stephane Dujarric disse que as cartas foram entregues, na terça-feira, às Missões Permanentes da Rússia e da Ucrânia junto à ONU. Nessas correspondências, o secretário-geral pede ao presidente Vladimir Putin para recebê-lo em Moscou e ao presidente Volodymyr Zelensky, em Kyiv. Nas mensagens, o secretário-geral destaca “um momento de grande perigo e consequências” no qual  “gostaria de discutir medidas urgentes para trazer a paz na Ucrânia e o futuro do multilateralismo com base na Carta das Nações Unidas e no direito internacional”.” (ONU News)

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/04/1786582


Putin faz nova ameaça nuclear ao Ocidente com seu mais poderoso míssil

“Enquanto se desenrolam as batalhas da Guerra da Ucrânia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sacou novamente a carta nuclear em sua disputa com o Ocidente. Nesta quarta-feira (20), ele anunciou o primeiro teste completo do novo míssil intercontinental para emprego de ogivas nucleares do país, o RS-28 Sarmat, conhecido na Otan, a aliança militar ocidental, como Satã-2. Trata-se do mais poderoso armamento do tipo no mundo. O teste vem em meio ao início da batalha do Donbass, pelo controle da região russófona do leste da Ucrânia, quase dois meses após o início da guerra. No período, Putin sofreu reveses ao patrocinar um ataque amplo, mas descoordenado em várias frentes, não logrando cercar Kiev. Teve mais sucesso no sul e no leste, onde foca agora suas forças. A reputação das Forças Armadas russas, que passaram por grande modernização tática e de equipamento desde o quase fiasco na vitória sobre a Geórgia em 2008, no entanto, está bastante arranhada.” (Igor Gielow, Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/04/putin-faz-nova-ameaca-nuclear-ao-ocidente-com-seu-mais-poderoso-missil-veja-video.shtml 


Guterres diz que provocações em Jerusalém devem parar imediatamente

“As Nações Unidas disseram que as provocações em Jerusalém têm que acabar imediatamente. Há duas semanas, a cidade tem sido alvo de confrontos entre israelenses e palestinos principalmente nos locais considerados sagrados como a Esplanada das Mesquitas e outros sítios. Em nota, o secretário-geral da ONU disse estar “profundamente preocupado” com a piora da situação da segurança na cidade, principalmente nos sítios religiosos. Guterres está em contato com líderes de todos os lados para que eles ajudem a acalmar a tensão, evitando ações e retóricas inflamatórias, que só escalarão a violência. O secretário-geral lembrou que nesse mês, islâmicos, judeus e cristãos celebram feriados religiosos como a Páscoa e o Ramadã. Para ele, o momento é de paz e reflexão e não de incitamento à violência.” (ONU News)

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/04/1786532


Países latino-americanos e caribenhos se reúnem no Chile sobre acordo ambiental

“A Comissão Econômica para América Latina e Caribe, Cepal, realiza a partir desta quarta-feira em Santiago do Chile, a primeira COP ambiental da região.* A Conferência das Partes do Acordo de Escazú reúne 24 países latino-americanos e caribenhos que firmaram o tratado, em 2018, na Costa Rica. O presidente do Chile, Gabriel Boric, inaugurará o evento conhecido como COP, que será realizado até este 22 de abril. Primeira Reunião da Conferência das Partes (COP 1) . O Acordo de Escazú é o primeiro tratado com cláusulas específicas para a promoção e proteção das pessoas que defendem o meio ambiente na América Latina e no Caribe e entrou em vigor no Dia Internacional da Mãe Terra, em 22 de abril de 2021. O Acordo Regional sobre o Acesso à Informação, à Participação Pública e o Acesso à Justiça em Assuntos Ambientais na América Latina e no Caribe fomenta uma forte participação da sociedade civil no combate à mudança climática e demais ações para mitigar o problema.” (ONU News)

Veja a notícia completa em: https://news.un.org/pt/story/2022/04/1786472


Justiça passa ao governo britânico decisão final sobre extradição de Assange aos EUA

“A Justiça britânica emitiu nesta quarta-feira (20) a ordem formal que autoriza a extradição do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, aos Estados Unidos para ser julgado sob a acusação de espionagem devido à publicação de centenas de milhares de documentos secretos a partir de 2010. A ordem será enviada agora para a ministra do Interior do Reino Unido, Priti Patel, que tem a última palavra em qualquer extradição. A defesa de Assange pode apresentar suas alegações até 18 de maio. A Justiça dos EUA deseja julgar o australiano de 50 anos pela divulgação no WikiLeaks de mais de 700 mil documentos confidenciais sobre atividades diplomáticas e militares americanas, que revelaram atrocidades cometidas nas guerras do Iraque e do Afeganistão.” (Folha)

Veja a notícia completa em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2022/04/justica-passa-ao-governo-britanico-decisao-final-sobre-extradicao-de-assange-aos-eua.shtml 


Representantes ocidentais deixam sala de reunião do G20 durante fala de russos

“Autoridades do Reino Unido, dos Estados Unidos e do Canadá deixaram a sala de uma reunião do G20 em Washington, nesta quarta-feira (20), no discurso da delegação russa. Os ucranianos presentes, na condição de convidados, também deixaram o encontro, que reúne as principais autoridades financeiras das 20 maiores economias do mundo, de acordo com uma fonte familiarizada com a reunião. “Estamos unidos em nossa condenação da guerra da Rússia contra a Ucrânia e pressionaremos por uma coordenação internacional mais forte para punir a Rússia”, disse o ministro das Finanças britânico, Rishi Sunak.A saída de Moscou do G20 já é defendida por algumas potências ocidentais, como os EUA.” (Folha)

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/03/31/6113-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-da-ucrania.shtml#post415475


Secretário de Defesa dos EUA adverte chinês sobre possível ajuda militar à Rússia

“Os EUA voltaram a advertir a China, nesta quarta-feira (20), sobre um possível apoio militar de Pequim à Rússia no conflito na Ucrânia. O aviso foi dado em uma reunião virtual entre o secretário de Defesa americano, Lloyd Austin, e o ministro chinês da Defesa, Wei Fenghe —a primeira desde o início do governo Joe Biden. A China vem se recusando a condenar as ações do Kremlin no país vizinho, ainda que também não tenha se manifestado favoravelmente a elas. Os americanos, por sua vez, demonstram receio de o país asiático declarar apoio à Rússia e enviar armas para as tropas de Vladimir Putin, intenção negada por Pequim. Ainda na reunião desta quarta, o ministro chinês pediu ao seu homólogo para que “não usasse a questão da Ucrânia para difamar, acusar, ameaçar ou pressionar a China”. A conversa entre os dois durou, segundo uma fonte ouvida pela agência de notícias Reuters, cerca de 45 minutos e não gerou avanços pragmáticos nas relações dos dois países.” (Folha)

Veja a notícia completa em: https://aovivo.folha.uol.com.br/mundo/2022/03/31/6113-acompanhe-as-principais-noticias-sobre-a-guerra-da-ucrania.shtml#post415474

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *