9 verdades e 1 mentira do Barão: Política Internacional

9 verdades e 1 mentira do Barão: Política Internacional

Barões e Baronesas,

 

Vamos iniciar, hoje, uma série supimpa de posts no modelo da brincadeira “9 verdades e 1 mentira”, que fez sucesso nas redes sociais, para vocês testarem seus conhecimentos gerais e específicos nas disciplinas do universo das Carreiras Internacionais!

Assim sendo, ao longo desta semana e da próxima, teremos um textinho por dia, com nove assertivas verdadeiras e uma falsa sobre temas e curiosidades – e até mesmo umas fofocas dos bastidores mundiais – formuladas por um (a) grande mestre da matéria.

 

O primeiro desafio será sobre Política Internacional. Conseguem adivinhar qual é a mentira na lista abaixo feita pelo nosso querido professor Tanguy Baghdadi, meus caros?

Valendo! 😀

 

9 verdades e 1 mentira de Política Internacional:

  1. Hans Morgenthau era amigo pessoal da cientista política Hannah Arendt, com quem dividia o objetivo de incentivar a construção de uma base acadêmica no então recém‐criado Estado de Israel.
  1. O secretário‐geral da ONU, António Guterres, foi primeiro‐ministro de Portugal, presidente da Internacional Socialista e é engenheiro elétrico.
  1. O presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt, era cadeirante, mas tentava esconder esta informação, para evitar o que poderia ser visto como um sinal de fraqueza em meio à Segunda Guerra Mundial.
  1. O presidente há mais tempo no poder é o de Angola, José Eduardo dos Santos, que ocupa o posto há 38 anos, e é pai da mulher mais rica da África, com fortuna estimada em US$ 3 bilhões.
  1. O ex‐jogador de basquete Dennis Rodman, que jogou pela seleção dos Estados Unidos e pelo Chicago Bulls, ao lado de Michael Jordan, é amigo pessoal do presidente da Coreia do Norte, Kim Jong‐Un.
  1. A primeira bomba nuclear testada pelos Estados Unidos chamava‐se Trinity.
  1. Se eleito presidente da França, Emmanuel Macron será o chefe de governo mais jovem da União Europeia, com 39 anos.
  1. A sede da ONU, em Nova Iorque, foi construída em um terreno doado por John Rockfeller Jr, e é a mais importante das 4 principais instalações da organização. As outras ficam em Genebra, Viena e Nairóbi.
  1. Vinícius de Moraes, João Cabral de Melo Neto e Guimarães Rosa ingressaram na carreira diplomática ‐ todos nos anos 1940. Vinícius foi aposentado compulsoriamente, durante o governo de Costa e Silva.
  1. Para evitar a imagem de país racista, o chanceler Mario Gibson Barbosa levou um médico, amigo seu, em sua viagem à África, em 1972, e o apresentou a todos como seu médico pessoal. O doutor Jair era ginecologista.

 

Deixem suas respostas nos comentários!

 

Trarei o gabarito para vocês em breve! 😉

 

 

[Atualização em 27 de abril: o gabarito é o número 7.]

 

Participação especial neste post:

Imagem do Professor

Tanguy Baghdadi

Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC - RJ) e professor de Política Internacional na área de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional – Clio.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?