9 verdades e 1 mentira do Barão: Língua Espanhola

9 verdades e 1 mentira do Barão: Língua Espanhola

Baronesas e Barões,

 

Além do domínio da Língua Inglesa, geralmente, os profissionais de carreiras internacionais buscam se aperfeiçoar em outros idiomas. Isso porque, nesta área, o contato com profissionais de outras nacionalidades é quase inevitável. Em algum momento da atuação, será necessária a comunicação com pessoas, organizações ou culturas de outros países e o conhecimento de uma língua diferenciada pode ser uma ferramenta importante nessa experiência. Ademais, algumas seleções públicas requerem certa compreensão de mais de uma língua estrangeira dos (as) candidatos (as) em suas provas. A exemplo disso, podemos citar o concurso da diplomacia (CACD) e o processo seletivo da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Dentre os idiomas mais requeridos nas seleções profissionais, tanto públicas quanto privadas, está a Língua Espanhola. A disciplina tem uma importância especial para o Brasil, visto que a maioria dos países vizinhos possuem essa língua como oficial. Portanto, é interessante reservar um tempo na agenda de estudos para essa matéria, pupilos!

Para nos ajudar a conhecer melhor o idioma, o professor Juan Martín listou algumas curiosidades e quer saber se vocês conseguem descobrir qual é a informação falsa. ¡Aquí vamos! 😀

 

9 verdades e 1 mentira de Língua Espanhola:

  1. O espanhol é uma língua romance que procede do latim, portanto, é irmã do português, do galego, do catalão, do francês, do italiano, do romeno e do occitano.
  1. Os nomes Santiago, Mateo e Juan são os mais usados na Argentina para homens.
  1. Em espanhol, se utiliza a palavra “ojalá”, que significa literalmente “que deus queira”. Só que, na verdade, estamos invocando a Alá. Assim, “ojalá” é uma evolução de “lawsha’aAllah”, árabe que logo virou “oxalá” e finalmente “ojalá”.
  1. Os nomes María, Sofía e Lucía são os mais usados na Argentina para mulheres.
  1. As palavras “ecuatorianos” e “aeronáuticos” tem as mesmas letras com uma ordem diferente.
  1. Cristoval Colon (como era conhecido Colombo na Espanha), quem tinha chegado a América sob as ordens dos Reis da Espanha, era português.
  1. Para o ano 2050, os Estados Unidos será o país onde o espanhol será o idioma mais falado.
  1. O “Español” é o segundo idioma mais falado no planeta: quase 500 milhões de pessoas. Só fica depois do chinês mandarim com uns 1.000 milhões.
  1. A língua oficial e co-oficial em 20 países no mundo (18 em América, 1 na Europa e 1 na África) é o espanhol.
  1. O espanhol foi o primeiro idioma oficial e unificado das Filipinas desde 1565, com a chegada dos espanhóis nessas terras asiáticas, até 1973, quando foi eliminado definitivamente como idioma oficial.

 

Gabarito em breve!

 

[Atualização em 08 de maio: a mentira é o número 6.]

 

 

Participação especial neste post:

Imagem do Professor

Juan Martín

Professor de Língua Espanhola na área de Carreiras Internacionais do Damásio Educacional - Clio.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?