5 clássicos da Literatura Brasileira abordados no CACD

5 clássicos da Literatura Brasileira abordados no CACD

Estimadas e estimados ceacedistas,

Além de marcar o Dia dos Trabalhadores, o 1º de maio é a data em que comemoramos o Dia da Literatura Brasileira! As explicações sobre a escolha da data remetem ao nascimento de José de Alencar (1829-1877), considerado “o patriarca da literatura brasileira”, como registra a Academia Brasileira de Letras (ABL). A celebração, portanto, é uma homenagem aos escritores do país e as suas riquíssimas obras, que contribuíram para a demarcação de cada período social e intelectual da história do Brasil, seja na forma de ficção ou de registro da realidade.

Devido a sua grande importância cultural e histórica, a Literatura Brasileira é um dos principais conteúdos de Língua Portuguesa requeridos no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). As questões das provas objetiva (Primeira Fase) e discursiva (Segunda Fase), geralmente, são baseadas em trechos de grandes obras literárias ficcionais ou não-ficcionais. Sendo assim, estar familiarizado com esses escritos é meio caminho andado para um bom desempenho nos exames.

Convidamos, então, a caríssima professora de Português Isabel Vega, que conhece a fundo os exames do CACD, para explicar quais são os grandes clássicos da Literatura Brasileira abordados com frequência no concurso. A mestre explica que o certame costuma trabalhar mais com autores do que com livros. Contudo, pensando em Literatura de modo amplo e não apenas artístico, há alguns livros, em especial, que possuem maior relevância nas provas. São eles:

  • Raízes do Brasil, do Sérgio Buarque de Holanda;
  • Casa-grande e senzala, do Gilberto Freire;
  • O Povo brasileiro, do Darcy Ribeiro;
  • Vidas Secas e São Bernardo, do Graciliano Ramos.

Vejam, a seguir, os comentários e orientações da professora sobre cada uma dessas obras fundamentais, meus caros!

 

Participação especial neste post:

Imagem do Professor

Isabel Vega

Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Leciona a disciplina de Língua Portuguesa no Colégio Pedro II e nos cursos da área de Diplomacia do Damásio - Clio.

Related Posts
Deixe um comentário
What is the capital of Egypt ?